sexta-feira, 10 de abril de 2020

Desabafos durante a sexta-feira Santa


Ela escreveu no quadro da cozinha, sem apagar a provocação "All yours!" a mensagem: "Esta é a semana santa!". 

Coitada...
Teve de escrever para se lembrar. É natural, para alguém cujas atitudes nada têm de santas, é preciso que se recorde todos os dias o que é suposto ser o espírito de bondade da quadra. Pena que, para ela, aquilo que escreveu sejam meras palavras, de significado oco. É uma contradição do caraças. Ela, que sempre apagou todas as minhas mensagens carinhosas e ilustrações inoculas para substituí-las por provocações, não apagou o "All yours", um escrito provocatório, de conflito. Depois escreve a palavra Holy (santa, sagrado) e não entende que ali está escancarado pura hipocrisia. 


Pela casa estão espalhados ovos de chocolate, ao ponto de ocuparem toda a prateleira da lareira. A minha jarra, (a tal que foi a primeira vítima da hostilidade que com que eu venho a lidar desde que aqui cheguei) foi novamente removida do centro e colocada na extremidade. Meteram um pão enorme no seu lugar.

Estão a preparar-se para a Páscoa. Mas deixando de lado o espírito. Tal como no Natal, o convívio está a ser planeado, estão a armazenar mantimentos e já sabem tudo o que vão fazer para ter uma mesa farta e deliciosa, com tudo o que lhes fizer lembrar as saudosistas tradições. Esquecem completamente que a Páscoa é como o Natal. Uma época para ser generoso, bondoso, partilhar com todos a boa vontade, a amabilidade, etc. 

Puseram no lixo um produto alimentar que mantinha no frigorífico. Mesmo havendo espaço para este permanecer ali dentro. Sei que o tinha oferecido à rapariga antes de ter ido a Portugal. Mas quando regressei, ela havia colocado-o de volta na minha prateleira, sem o ter aberto. Um claro sinal de rejeição. Acabei por ser eu a abrir e a provar, pois nunca havia comido daquilo (wraps) e já a tinha visto a consumi-los. Anteontem voltei a servir-me de um, pois percebi que não deitam cheiro, não perecem. Usei-o como base e descobri uma maravilha: são óptimos como pratos. Fazem com que a comida aquecida em cima mantenha-se quente e mais saborosa, pois ficam os sabores a marinar. 

Meteram mais garrafas de vinho e incontáveis embalagens de queijos já abertos por toda a parte, apossando-se cada vez de mais espaço no frigorífico que é suposto ser, agora que um rapaz foi embora, só meu e da rapariga. Mas não é. Nem nunca foi. Também não sabem arrumar os mantimentos de forma organizada, são muito bagunçados e não se incomodam com a sujidade. Só da boca para fora e nas aparências. O frigorífico só é limpo quando julgam que pode ser visto pelo senhorio, que cá vem e gosta de armazenar a sua garrafa de leite. A rapariga com quem divido esse espaço, só o sujou (e bem, deixa-o cheio de salpicos e derrames de molho de soja, queijo e sei lá mais que nhacas). Mas quando trouxe a família inteira para cá ficar, subitamente a sua prateleira apareceu limpa e arrumadinha. 

Aparências. Só aparências.

Já se apossaram do armário da dispensa do rapaz que abandonou a casa, mas nem parece. Pois as áreas em comum estão cada vez mais atolhadas de mantimentos alimentares, como se não houvesse espaço apropriado para os armazenar. 

Entre este texto desci à cozinha e vi um novo escrito adicionado aos outros dela. Escrito em italiano está: "feliz páscoa para todos". 

E porque é mesmo para todos estes «sinceros» votos, escreveu-os em inglês, a língua comum. Ups! Não, não fez isso. Escreveu em italiano, porque "todos" apenas tem como recepiente quem é italiano. E por falar em italianos, adivinhem lá: se um abandonou a casa, quem é que vai entrar?

Outro italiano. Pois claro.
Mas ainda não me disseram nada. Nem eles, nem o senhorio, que ontem por cá andou e vai regressar. Ouvi um rabo de conversa. Como aliás, sempre acontece. O próprio senhorio, a sua presença aqui, nesta semana santa, não foi para, finalmente, vir substituir o autoclismo defeituoso. Ele apareceu para fazer isto que já podia ter feito muito antes, porque a sua principal intenção era falar com os italianos para que lhes arranjassem mais gente para ocupar dois dos seus quartos que viu agora ficarem vazios. Ele pode ser "bonzinho" ou aparentar ser em algumas situações. Mas no fundo, está sempre a pensar nele mesmo. E numa coisa eu sei que ele é irredutível: dinheiro. Não gosta de o perder, gosta de o ganhar. 

Se alguém sai das suas casas, ele quer encontrar outra pessoa para o espaço o mais rápido possível. Se der, até faz com que a renda do que sai e a renda de quem entra se sobreponham. Porque assim ganha mais.

E agora, meus amigos virtuais, vou às compras!
Ou vou tentar.
Mentalizar-me para a enorme fila que vou encontrar...

Abraço. E tenham uma óptima páscoa.
Isto aqui são só desabafos. Preciso os largar de vez em quando. Deixo-vos com uma estimada imagem de algo que todos nós estamos a precisar. Muito amor e harmonia para vocês. Fiquem bem.





   

7 comentários:

  1. Força, miúda que escreve bué!
    Não desanimes!
    Cá em casa não se liga muito à Páscoa, a minha mãe deverá fazer alguma iguaria de doçaria interessante, mas o resto serão dias normais. Fechados como sempre.
    Nem tudo é tranquilo, nem tudo é paz. Tenho um familiar que me "invade a casa todos os dias" para quem não falo há mais de dois meses! Nada é perfeito, nós só fazemos a nossa parte conforme podemos ;)

    Beijinhos Pascoais ****************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que escrevo muito. Mas repara que o formato do blogue, com uma coluna tão curta também dá a impressão que é muito texto. Nunca lhe mudei o visual porque acho que, sei lá: é como um filho: nasce com uma cara e pronto. Cirurgia plástica só lá para a velhice eheh.

      Eu não quero desanimar, mas já não sou uma miúda e viver este tipo de situações em loop é uma desgraça. Mas já foram tantas que mais uma não me derruba. Fico é a pensar que o Karma não existe. Porque se existisse, eu já estava confortavelmente instalada na minha casinha, com a minha filhinha prestes a dar-me netos. Pois... não sou tão nova, já tou nos 40. Não aprendi foi a mostrar agressividade e por isso fazem de mim gato e sapato. Ou assim parece porque, no fundo, nenhum bully tem a capacidade de suportar aquilo que dá. E eu sou forte como uma rocha. Ai, já escrevi demais! Eheheh.

      Familiares, por mais que gostemos deles (ou não), sempre nos dão problemas. Ainda bem que estou a fazer a «quarentena» no Reino Unido. Se estivesse em Portugal provavelmente já estaria mal. Mal por mal, prefiro dar-me bem com os meus (à distância) e nos auxiliar-mos na medida do possível, do que o contrário. E hoje, banhei-me ao sol... no jardim. Em Portugal não podia fazer isso, no apartamento não temos quintal.

      Retribuição de beijos pascoais....

      Eliminar
    2. "é como um filho: nasce com uma cara e pronto." - nãããao! É um blogue e podemos e devemos melhorar e ou mudar se nos apetecer. Eu não mexo no meu agora, mas levei meses, ou anos a deixá-lo exactamente como queria e gosto. ;)

      Sim, és uma cota, deveria passar a tratar-te por vocês! :p

      Sim, a distância melhora muito certas relações corrosivas, o meu problema foi mesmo ter voltado à proveniência, já com uns anitos no pêlo e muito menos cabelos na cabeça. Fico com menos paciência para aturar certas merdas, sabes.

      Eu tenho muito mau feitio, sou a pessoa mais justa que conheço, mas dificilmente fazem de mim gato sapato. Não é fácil, detesto brigar, ou discutir, sequer ficar nervoso, mas mais ainda detesto injustiças, sobretudo aquelas em que eu sou o injustiçado. ;)

      Boa Páscoa!
      Juízo...
      Beijinhos ***********
      (sabes que podes enviar beijos sem ser em retribuição, que não é por isso que vamos ficar matrimonialmente ligados!? :p :p :p)

      Eliminar
  2. E não é a própria vida, fugindo da sua mais bela essência, uma vivência de aparências?
    .
    Dentro do possível
    Uma Páscoa muito feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns ainda conseguem mantê-la muito autêntica. Outros é só películas atrás de películas.

      Iguais votos de páscoa harmoniosa

      Eliminar
  3. Boas compras e boa páscoa.
    Btw, tbm não gosto de wraps. Acho que o meu estômago tbm não pq fico sempre afrontado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui naquela de experimentar, já que estava a um preço convidativo. Não faz o meu género. Mas são excelentes como pratos! Deixa a comida mais gostosa e quentinha, ehehe.

      Boa páscoa, já agora, cuidado com os chocolates. Não sei se é apreciador, mas, a julgar por mim... eheh.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!