quinta-feira, 2 de abril de 2020

O Reino Unido não tem estrutura para isto



Sinto-me como alguém que terminou de sair de uma exaustiva luta corporal. Mas tudo passou-se no campo psicológico. Ter ficado em casa de quarentena ontem e hoje, já estava a parecer-me uma coisa boa. Poder descansar o corpo pareceu-me um benefício que nem percebi estar a precisar e tinha de apreciar. Pela primeira vez consegui dormir mais que três horas - sem bem que acordei umas seis vezes entre as 3 da manhã e as 9h, quando despertei de vez. 

Deixei os colegas todos usarem o WC. Quando subitamente lembrei-me de verificar o meu saldo bancário porque a Easyjet disse que fazia o "refund"/devolução da passagem aerea mas a verdade é que até agora, zeritos. Tenho um email deles a dizer que a transacção foi feita, mas nenhum dinheiro na conta bancária. Espertinhos!



E foi então que vi uma "transacção pendente", um pagamento de uma compra feita ontem. Quando fui a ver o que se tratava, pois não comprei nada, fiquei muito chateada. 

Lembram-se disto? De ter escrito sobre a minha primeira compra na Amazon e de como fui forçada a aderir ao serviço Prime, gratuito no primeiro mês e possível de cancelar, mas ao qual tive forçadamente de aderir para terminar a compra? Lembro-me do comentário depreciativo do SOG: "Mulheres....".


Pois. Mulheres têm uma intuição do caraças. Mesmo tendo cancelado a subscrição ao serviço gratuito da Amazon em menos de 24h e tendo recebido um email deles a confirmar esse cancelamento, dizendo que nenhuma cobrança seria feita após esse mês gratuito, adivinhem de quem era a transacção pendente no valor de 7.99£?  (uns 9 euros). 


Ah, pois é!

Mas o pior foi tentar entrar em contacto com as entidades envolvidas: o Banco, para cancelar e bloquear a Amazon, e a Amazon em si. Esta última, para esquecer. Nem me esforcei muito, pois nota-se online que não estão muito interessados em facultar esse tipo de contacto. Liguei de imediato foi para o Banco... ai. Estou exausta. Foi mentalmente exaustivo e tudo pelo tempo de espera, pela quantidade de chamadas que fiz para no final a ligação ser cortada por eles e ter de ligar novamente... A sensação de frustração a crescer, crescer, ansiedade, nervos...

Estão todos a trabalhar "a partir de casa", e a gravação dizia que a chamada podia demorar mais tempo que o habitual, mas seria atendida. Pedia para que esperasse em linha. Mas depois de muito esperar, ninguém atendia. Ao final de 40 minutos, desliguei para tentar outra abordagem. Acabei por regressar ao mesmo número e desta vez foi pior. Depois de facultar a razão pela qual fiz a chamada, facultar todos os números de segurança e dados pessoais, tudo uma dezena de vezes, a chamada desconectava ao final de uma longa gravação sobre o vírus do Corona. 

A frustração atingiu-me o sistema nervoso. Cheguei a largar lágrimas. 

O Reino Unido não está equipado para lidar com um lockdown. 
Entrar em contacto com os organismos para continuar a usar os serviços é um pesadelo. Para contactar o HRMC - que é o portal do governo como as nossas finanças, fiquei eu duas horas e meia só para me darem um número que precisava para entrar online e fazer uma "clame". Depois de responder a uma série de perguntas de carácter pessoal, falhando uma porque a ordem das duas palavras de segurança era inversa à que disse, desligaram-me a chamada. 

Foi inútil, fez-me perder tempo, a situação resolveu-se comigo a regressar ao Centro de Emprego para pedir o tal número. No instante em que lá estava recebo uma chamada da agência de recrutamento a oferecer um trabalho - o tal do qual fui dispensada - e aceitei. Fazer a "clame" (pedido de subsídio) ficou adiado e fora de questão. Quem trabalha sem contrato de horas certas, não tem direitos alguns mesmo. Não gosto e nunca gostei de fazer "clames", mas o sistema deles quase que te prejudica se não as fizeres num periodo de desemprego ou transição entre um e outro. Tens de ter um contínuo registo de ganhos, sejam eles por empregabilidade ou desempregabilidade. 

Mas isso é outra história.
Sinceramente, creio que o Reino Unido só não se afunda como país, porque é uma jangada que flutua. Aprendeu em séculos de experiência, como flutuar neste mundo político-económico, parecendo ser mais importante do que é. E como na vida, como acontece com os seres humanos, o que aparenta conta mais do que o que é.

Pronto, hoje, é isto.
Mentalmente exausta... vou tentar comer algo, que até o apetite foi para as urtigas.
Fiquem bem. 

Vos visitarei em breve!

4 comentários:

  1. Saudação amiga
    .
    Se calhar ainda vão puxar as orelhas por terem saido do euro ( acho eu...)

    Bonita essa boa disposição
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Tenha cuidado consigo amiga. Quanto maior o stress, mais imunidade o corpo perde.
    Abraço e que Deus a proteja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre sensata e certeira, Elvira.
      Obrigada.
      Fique com Ele também.

      Eliminar
  3. Vários comentários:
    - Amazon. Nunca comprei nada nem conheço muita gente que tenha comprada. Vê no portal da queixa se alguém se queixou e como resolveram. Ajuda, acredita.
    - Banco. O meu cartão não é contcat less, mas se o cliente quiser pode pedir gratuitamente. Pedi ao contcato que tinha no balcão, tem de ser pela linha telefónica. Felizmente têm um nr. fixo. não se gasta dinheiro. Mas tive o mesmo problema. fica em fila de espera. Não percebo pq não põem os do balcão que estão sem clientes a ajudar os colegas do telefone?
    - Reino Unido. Falei hoje com uma amiga que é enfermeira aí e penso que o Boris Johnson foi muito negligente na forma como geriu a pandemia e agora está a pagar caro (ou melhor os ingleses) a fatura. Só se pode queixar de sei. Até Portugal que é um atraso e muito mais pobre tem gerido melhor.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!