quarta-feira, 24 de junho de 2026

 O termómetro marca agora 35 graus, aqui em Inglaterra. 

Mesmo com todo este calor, hoje fui às compras. Fui a várias lojas, supermercados, mas sabia que ia comprar mais coisas em estabelecimentos específicos. Para minha surpresa, acabei por comprar muito mais num onde só entrei para ver se (ainda) tinham piscinas insufláveis para crianças. 

Nessa loja de artigos para o lar gastei £32. 

Na loja seguinte, pretendia trazer um ou dois artigos específicos: sopas em pacote com um prazo de um mês de prateleira, queijos de cabra e brie e pouco mais que isso. A primeira loja era para fazer compras "não comestíveis" e a segunda para snacks e refeições rápidas. Aqui gastei, para meu horror, quase £40. 

Tudo o que comprei na localização 2: onde fui buscar alguns snacks, sopas e queijos. 

E quando fui para retirar a mala do carrinho, percebi que esqueci de passar pelo leitor de código de barras duas latas de bebidas energéticas. Deixei-as lá e trouxe só o que vêm na imagem acima. 


No primeiro supermercado trouxe copos com Noodles. Gosto muito de uma marca que só se encontra naquela loja e um dos sabores que mais aprecio tem estado esgotado. Então quando o vi, decidi comprar a caixa inteira, guardar, e ir consumindo. Logo aí uma compra que era para ser "baixa" subiu £8. Sim, porque a pesar de copos de pasta noodles poderem ser muito caros ou muito baratos, este está dentro do preço médio de £1. 

Estes noodles são mais finos, a massa é macia e tem qualidade acima da média, os legumes são numa proporção mais generosa quando comparados a outras marcas mais generalistas e a quantidade de massa necessária para te encher o estômago pode até ser metade do copo. Tem frutos do mar, milho e a minha favorita: pedaços de couve. Simplesmente bom. 



E a piscina insuflável, razão que me levou a sair de casa?

Bom, prateleiras vazias. Gelados e piscinas insufláveis: Tudo esgotado. Só sobravam mesmo meia dúzia daquelas que poucos desejam. Uma dessas era uma pequena banheira para bebé, por 4 libras. Trouxe, sem me importar muito. Na véspera entrei no supermercado e agarrei as únicas piscinas que haviam já com essa ideia mas quando a tirei da embalagem, media dois metros e o meu quarto deve de ter poucos centímetros a mais que isso - se não mesmo apena 2 metros de comprimento. 

Com mobília e outras coisas, a piscina não cabia. O importante era experimentar colocar uma no quarto porque, realmente, todos os anos em dias de calor, a vontade é mesmo essa e só essa!

Ir muitas vezes refrescar no duche não é bom em casa partilhada e é chato. Mas ter um insuflável pequeno com água para refrescar... não é descabido. 

Estes últimos dias têm sido de um tormento gigante, com o calor que, no meu quarto, dura 24 horas sobre 24h. Mesmo de noite, o calor ainda se faz sentir e até aumenta. A pele do corpo inteiro está sempre com aquela "gosma" que parece que se cola a tudo... Muito desconfortável. Várias vezes tive de ir passar água no corpo rapidamente, no duche, só para desfazer a sensação de pele suada. As duas ventoinhas do quarto - muito pouco potentes e barulhentas, não me prestaram grande auxílio. Mesmo sem luz acesa, para não aquecer, meu quarto é uma fornalha. Quando no resto da casa as pessoas se queixam do calor, é porque não fazem ideia que este duplica no meu cantinho. Porque para mim a temperatura da casa é refrescante, comparada àquela onde tenho de ficar. 

Por isso optei pela piscina insuflável. Uma ideia que já me tinha ocorrido o ano passado - mas não arrisquei. E quase que não fui a tempo porque este ano, assim que começam a encher as prateleiras com os produtos da época, o melhor é comprar primeiro e pensar depois. Porque desaparece tudo. Foi assim que comprei uma geladeira de praia em Maio. Se fosse agora à loja a procura, já não existe. Desapareceu de imediato. Se a vou usar? Provavelmente uma ou duas vezes daqui a uns anos e não já. Ainda assim é algo prático que pode vir a ser subitamente necessário e depois é difícil de encontrar...  Custou umas 4 libras e vem com uma peça de ir ao congelador para manter a base refrescante. Por isso acho que vale o investimento.

Ficar em casa a transpirar ano após ano sem procurar solução, é que vi que é parvoíce. 

Cheguei a casa, arrumei tudo no sítio, tirei a mangueira comprada há dois anos, encaixei nas extremidades as peças que permitem unir mais um pedaço de mangueira e com uma pistola de inox para usar na vez do jato de água no bidé, fui até às janelas do quarto e comecei a lavar e a limpar toda a sujidade. Ao mesmo tempo, estava a refrescar-me e a ganhar "tempo" ao calor, refrescando as paredes quentes como chapa de fogão e o telhado debaixo da minha janela, que emite calor extra para dentro do quarto. Fui buscar a ventoinha de teto que comprei na mesma ocasião, fui buscar o casquilho adaptador sem o qual não a podia conectar e pronto: tenho agora uma ventoinha idêntica aquelas de pé a atirar ar fresco na minha direcção e da forma que mais gosto e raramente tenho: silenciosamente. 

Aproveitei que tinha a mangueira no quarto, insuflei a piscina de bebé e meti-lhe água.
Devo dizer-vos que é uma EXCELENTE ideia!



E recomendo que façam o mesmo, se se virem numa aflição e com essa necessidade. Não coloquem é perto de nenhuma tomada eletrica, tenham cuidado. O quarto não é um lugar muito apropriado mas desde que se saiba o que se faz, qualquer lugar é bom. Aqui em inglaterra todos os pisos, tirando o do WC e o da cozinha, são alcatifados. 

Por mais que se aspire e limpe e pareça limpo, sabe-se que é só um armazém de germes. E se a carpete ficar molhada, não é bom... Mas desde que se saiba o que se faz, ou seja, desde que nenhuma gota de água caia onde não deve, RECOMENDO. 

Estava agora com muito calor. Meti os pés na "piscina" com água e fiquei muito fresca. Este é o tipo de coisa que aqui é bastante barata. A piscina insuflavel de dois metros de ontem custou-me 15 libras. "Carote" mas um dia será prática. Quando tiver um jardim só para mim ahahah. Ou convidar crianças para passarem uma tarde de calor a brincar na água...

Bom, "sonhos" que um dia tive e que não se concretizaram.
Mas na minha cabeça as coisas ainda têm essa serventia. 

RECOMENDO para combater o calor, que usem um balde rectangular, uma travessa funda ou insuflam uma piscina de plástico para poderem se refrescar dentro de casa de forma rápida e cómoda. 


Quais os vossos truques para combater estes quase 40 graus de calor?


segunda-feira, 22 de junho de 2026

O menino no fosso de crocodilos

 

Saiu nas notícias que aqui em Inglaterra, num zoo familiar de nome Johnsons of Old Hurst, por volta das 13h de quinta-feira, um menino de três anos foi "atirado" para o fosso dos crocodilos. Imediatamente - dizem as notícias, a mulher do zoo, seguida do marido e do filho, correram para auxiliar a criança. 

O menino foi atirado de uma altura de 15 pés (façam as contas) e nada dizem sobre o impacto, mas aterrou no asfalto. Acrescentam que um dos dois crocodilos mordeu a criança. Um dos sites de notícias diz que a família que possui o zoo conseguiu remover a criança dos dentes do animal. Outro link tem o sensacional título: "porquê o crocodilo não comeu a criança de três anos atirada ao fosso" - e embora no final da leitura não esclareça essa questão, e foi esse que despertou a minha curiosidade. 

"Como assim? Uma criança foi ATIRADA aos crocodilos? É uma história do passado ou recente?" - para meu desconforto, tinha acontecido aqui, em inglaterra dia 18 e Junho!

No dia seguinte notícias sobre o estado do menino, entretanto internado no hospital, diz que ele está em estado CRÍTICO mas estável. 

Para mim se é crítico - ainda que estável - ainda não está fora de perigo. Tem a pélvis partida e um braço - diz outra notícia. Muita sorte em não ter morrido só pela queda. Mas sobreviver ao "beijinho" dentuço de um crocodilo??

Isso é outra coisa!

Tomara que a criança sobreviva - até para parar com a aflição dos pais. E que não tenha sequelas por demais. Que seja só uma história para contar, que possa levar a um show de TV tipo "Casa dos Segredos" e possuir o fantástico segredo: "fui mordido por crocodilos quando atirado para um poço no zoo". 



Agora mais a sério: o negócio daquela família com um zoo particular também pode estar em risco - se se verificar que não reuniam condições de segurança suficientes. Embora, ao que tudo indique, a criança foi ATIRADA para o poço. Se pega ao colo e atirada por cima de uma alta vedação, não se sabe. Se a vedação era pequena e ela podia ser empurrada por encontrão, não se sabe. Aparentemente o "criminoso" é um homem de bom porte mas muito limitado cognitivamente. Surdo. Estava acompanhado por dois cuidadores ingleses, que, segundo uma testemunha, estavam a uns 9 metros de distância e distraídos nos seus telemóveis.

Aqui no reino Unido vê-se muito disto. Pessoas que cuidam de outras com mais limitações e que não são da família. São contratados, geralmente, pelo que observo na minha cidade, pessoas de cor, com origem em países em que cuidar dos mais idosos é um hábito, um dever. E como se sabe, os idosos podem ter necessidades especiais semelhantes a de crianças ou mesmo sofrer de problemas cognitivos - sem serem por isso limitados. 

  

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Critica na Temu

 

Fiz compras na Temu. E como solicitado, deixei a minha avaliação de um produto que comprei.

Uma avaliação positiva. Gostei mesmo do produto e até fiz um vídeo que anexei para ajudar outros compradores.

Eis que recebi uma mensagem do site a dizer que a minha avaliação não seria publicada por não terem certeza se é positiva ou corresponde a verdade.

O quê???

Então uma pessoa dá-se ao trabalho de escrever a sua opinião apenas para auxiliar outros potenciais compradores e o negócio em si, gosta do produto, não diz nada negativo e a crítica não é publicada porque não tem a certeza se é favorável???

Então presume-se que uma desfavorável seria barrada de imediato.

Respondi de volta algo do género: "mas assim estão a impor uma ditadura onde as pessoas não têm a liberdade de dar a sua opinião e as avaliações não vão reflectir qualquer honestidade. Assim as pessoas vão deixar de fazer compras na Temu por não poderem acreditar no que lem".

A resposta não tardou: "depois de ver melhor, vamos publicar a sua avaliação".

Mas o mal está feito, na realidade.

Pretendo abrandar nestes impulsos e evitar (se tal for possível hoje em dia) adquirir produtos diretamente de sites chineses.

Só que vá lá ou a Wortens, etc... vem tudo da China. O meu telemóvel onde escrevo este texto é chinês! Comprado na Worten. Estes sites o que fazem é eliminar o intermediário.

Antes deste episódio eu, que sou assídua (viciada) compradora na Temu (mais no início) já me sentia incomodada com algumas táticas que se percebe no site: 

o aumento de preços conforme os hábitos do consumidor, as promoções que não são promoções e te fazem gastar mais dinheiro e os envios "por terra" que demoram 3 meses a chegar. Fora o "engano" de anunciar produtos que deviam se parecer com a imagem mas estão longe disso. 

Olho para tudo o que comprei em 3 anos e percebi o pouco que uso com regularidade. 

O resto está guardado para uso eventual. 

E vocês? Que experiências têm?