Não gosto de soltar foguetes antes do tempo porque ainda é cedo e pode acontecer que algo corra ao contrário do esperado. Mas não resisto: acabei de comprar uma e-scooter!
Ou como se diz em Portugal, uma trotinete eletrica. Mencionei-o pela primeira vez aqui. A escolhida foi esta.
Kungoo S1Pro
Não foi uma escolha fácil. Dentro dos pouquíssimos modelos que existem no mercado disponibilizados por casas que aparentam ser legítimas e trabalhar com material verdadeiro, estava difícil de encontrar algo fora da Xiaomi. Vi centenas de reviews, li sobre as características e, diante do meu orçamento, a escolhida foi esta. De longe, aquela que reúne as melhores condições para o que tenho que enfrentar: piso irregular, subida íngreme, alguma chuva, poças de água, alguns quilómetros para percorrer e portabilidade: tenho de a transportar comigo onde quer que vá. Eles oferecem o saco!
Assim espero.
Tenho muitas expectativas a recair sobre esta compra. Quero que corra tudo bem, acho que não me vão dar uma imitação e, dizem, que em coisa de sete dias, tenho-a cá comigo. A compra foi mesmo agora, pouco depois da meia-noite. O site que escolhi para comprar a Kungoo tem armazém na Polónia. É de lá que vem a minha bebé...
E escolhi-a em branco! Eu sei, devo estar senil ou quase. Senti que, para esta compra, não fazia sentido ter a mesma cor que todos têm: preto. Não. Quero olhar no horizonte cheio de bikes, scooters, motas e tudo mais, e saber que a minha é uma que o olhar encontra com facilidade, por não ser toda preta. O azul e o rosa estavam esgotados. Rosa! Cheguei a ponderar... porque não? Eu, de rosa! Tanto esta cor como o azul são a puxar para o muito claro, aposto que o fabricante estava a pensar no target infantil.
Esta escooter com uma só carga de bateria (li-on, não é das melhores, lithium seria o ideal mas vamos a ver) percorre 30Km. Pelo menos é o que eles dizem... Para mim não precisa chegar a tanto. Se ficar próximo cumpre o prometido à mesma. Pois todos sabem que a quilometragem depende do peso do utilizador, da velocidade escolhida (tem três e pelo que um review disse, a primeira já é boa) e do terreno. Que mais tem a minha bebé?
O melhor é que tem suspensão dianteira e traseira. Minto: o melhor são os pneus que são de borracha dura (talvez plástico mas espero borracha) com buracos para a passagem de ar. Chamam-se Honeycomb. E porque não pneus pneumáticos como os da Xiaomi M365? Com o piso que tenho de enfrentar ter um furo seria quase ocorrência diária. Mudar o pneu de uma destas coisas é um pesadelo - pelo que dizem muitos usuários. O melhor é ter pneus sem ar, mas é difícil encontrar uma escooter económica cujas rodas não sejam sólido plástico. E a maioria dessas nem suspensão tem! Por exemplo, a Segway tem pneus sólidos de plástico e, se não erro, um dos lados não tem suspensão. Se a pessoa não for andar apenas em pavimento liso e aderente como uma ciclovia, isso deve tornar a experiência desagradável. A vibração na base e nos manípulos, o controlo que se tem de ter a manobrar a escooter - tudo se torna cansativo.
O melhor é que tem suspensão dianteira e traseira. Minto: o melhor são os pneus que são de borracha dura (talvez plástico mas espero borracha) com buracos para a passagem de ar. Chamam-se Honeycomb. E porque não pneus pneumáticos como os da Xiaomi M365? Com o piso que tenho de enfrentar ter um furo seria quase ocorrência diária. Mudar o pneu de uma destas coisas é um pesadelo - pelo que dizem muitos usuários. O melhor é ter pneus sem ar, mas é difícil encontrar uma escooter económica cujas rodas não sejam sólido plástico. E a maioria dessas nem suspensão tem! Por exemplo, a Segway tem pneus sólidos de plástico e, se não erro, um dos lados não tem suspensão. Se a pessoa não for andar apenas em pavimento liso e aderente como uma ciclovia, isso deve tornar a experiência desagradável. A vibração na base e nos manípulos, o controlo que se tem de ter a manobrar a escooter - tudo se torna cansativo.
Bom, podia continuar a mencionar as razões pela qual comprei este modelo. A base é toda aderente, os manípulos dobram-se, o mecanismo de dobrar é muito estável e não oferece receio de se "desmanchar" durante o uso, tem reflectores laterais, luz de travagem dianteira e traseira e até nas pontas dos manípulos tem luz de aviso. Além de um farol dianteiro. Dizem que também vem com um gancho para prender uma mala. Ah, e já mencionei que pesa apenas cerca de 12 Kg? É do mais leve que se pode encontrar.
Com esta trotinete espero recuperar parte do meu tempo e fazer as deslocações para o trabalho e do trabalho para casa num curto espaço de tempo. Estamos a falar de hora e meia para ir e outra hora e meia para voltar... De Trotinete, é do ponto A a B, sem problemas!
Quanto tempo será que vai levar?
Agora só me falta descobrir se sei andar numa, ahaha!
Nunca andei. Vai ser uma estreia.
Quanto tempo será que vai levar?
Agora só me falta descobrir se sei andar numa, ahaha!
Nunca andei. Vai ser uma estreia.
O Reino Unido é tão avançado, mas tão avançado, que é o único país quiçá do planeta, que ainda não legalizou este veículo. A trotinete eletrica está proibida de circular. Só pode ser usada em terreno privado. Lol. É uma estupidez sem tamanho. Sabem porquê? Porque é um veículo sem pedais. Já a bicicleta elétrica não tem restrições, porque, a pesar de ser um veículo movido a bateria tal como a escooter, no seu design estão incluídos pedais. É ou não é o Reino Unido um país idiota?
Bom, vou dormir.
Fiquem bem!
Em Macau também não estão legalizadas
ResponderEliminarTive de sorrir e só desejo que tenhas muito sorte porque mereces pela tua enorme luta. Força e coragem.
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Bom dia:- Desconheço se em Portugal estão legalizadas. Mas para andar nas estradas/ruas ditas normais penso que não estão
ResponderEliminar.
Desejando tudo de bom