quinta-feira, 23 de abril de 2020

Angustiada: acho que é fraude!


Comprei a trotinete eletrica... será que comprei mesmo?
Agora estou aqui apreensiva e com as feições do rosto distorcidas em preocupação. Temo agora que o site onde «comprei» a escooter não é legítimo. Tudo não passa de um esquema para extorquir dinheiro!


Passo a explicar: a transação foi feita através de Paypal. Se não fosse, também não desejaria fazê-la. O Paypal oferece, na teoria, alguma segurança. Em primeiro lugar, os dados da conta bancária ficam privados e a transação pode ser reembolsada se algo correr mal. 

Mas será que é mesmo assim?

Também me informei sobre "como saber se um site é legítimo". Fiquei preocupadíssima porque não tem qualquer endereço http. Nem com «s» nem sem «s». Outra forma de saber se é seguro fazer transacções é através do símbolo do candeado. E esse estava lá. Carreguei nele e surgiu a informação "é seguro". 

Talvez a meia-noite seja má conselheira, mas não quis adiar mais e, como tinha pesquisado no google maps o endereço londrino da outra única loja a fornecer esta trotinete e deparei-me com uma estreita rua doméstica de casinhas de habitação germinadas sem quaisquer indicativos visuais de comércio, acabei por descartar esta empresa. 

O único contacto que mantive com site (cujo link deixo aqui para vocês verem e ficarem com uma opinião própria) foi por email. Tive resposta praticamente imediata em quase todos os 14 emails trocados. Já havia desistido da compra, quando a tal pesquisa online pela loja Londrina fez-me retornar a este site. 

Não sei qual é a diferença horária na China - porque comecei a suspeitar que a pessoa com quem falava não estava nos EUA, como deduzi e como fiz referência num dos emails, mas na China. Quando ia para pagar pelo Paypal surgiram caracteres chineses indicando "a empresa que faculta o teu endereço postal". 



Foi um alerta. Ia pagar a alguém na China, uma companhia chinesa. Enviei de imediato um email a perguntar se não estavam sediados nos EUA. A resposta foi que a Kungoo era feita na China. OK... tudo é. A surpresa é nula. Tinham armazém europeu e americano (que conveniente!) pelo que enviam para tudo o que é país excepto, pelos vistos, a China...

Apenas seis horas depois de fazer a transacção pelo Paypal, decidi cancelá-la. Descobri de imediato que não é possível. Alarmes começam a soar. Dizem que pode levar até três dias para o dinheiro sair da conta e que provavelmente não será imediato. E em seis horas não posso cancelar?

Pelos vistos o Paypal não permite o cancelamento em TODAS as aquisições. Mudei de ideias em tão pouco tempo e não foi possível cancelar. Liguei ao meu banco. Que ao fim de uma série de gravações automáticas, desligou a chamada. Tal como fez dia um de Abril. Diz que é por causa da "corrente situação do corona, vão auxiliar as pessoas realmente necessitadas". «Se o seu caso não for urgente, desligue ou tente o homebanking». 

Um à parte: O Reino Unido vai abaixo com facilidade! Onde já se viu os serviços estarem quase inoperacionais? As pessoas continuam a trabalhar em casa! Não faz sentido não providenciarem os mesmos serviços do costume. Apoio ao cliente e esclarecimentos. Tive de indicar que o motivo da minha ligação era FRAUDE, eles associam isso a fraude com a conta bancária e atendem a chamada. Também eles me disseram que não podem cancelar a transacção. E adicionaram esta informação: "Se não receber o produto dentro do tempo que o site indica, nós reembolsamos". Ao que reagi com surpresa e pedi: "posso ter isso por escrito, para o meu email"?

Não, não podia. A pessoa quis saber qual era o tempo de entrega estimado no site e eu não recordava, disse que achava ser 5 a 7 dias. Mas estou errada. E agora fiquei em maior pânico. Porque o site NÃO DIZ. Não dá essa informação. 

Recebi-a por email. Foi uma das primeiras perguntas que lhes fiz.
Será que email é válido para reembolso?

Ah, pois é!

Sabem, que mais?
Para gastar dinheiro, facilitam-te a vida. São cordiais, simpáticos, prestativos.
Para o receberes ou o teres e volta?

Ah? Não entendo...

ID da empresa que recebeu o pagamento (Paypal)


O mundo gira em torno de dinheiro. É por causa dele que os serviços estão no mínimo. Não querem pagar a mais pessoas para ficar em casa a trabalhar. Cortam nos custos. Se podiam prestar um serviço melhor? Acredito que sim! Mas não querem. Porque tudo funciona a dinheiro. O dinheiro é o fuel da sociedade. "Dá-me, dá-me, dá-me!" e se deres, és porreiro, pá!

Tudo isto que escrevi surgiu de um acto que tive pelas 7h da manhã: liguei para o número de telefone que surge no site. Penso que americano logo, contava não ter problemas de comunicação. A pessoa que atendeu, um homem, está reticente em dizer para quem liguei. Quer saber quem eu sou, porque fui eu que lhe liguei. Isto é mau sinal... geralmente empresas atendem as chamadas e identificam-se. Não têm problemas em dizer que são a loja "X". Este estava a demonstrar resistência, como com receio de dizer algo que não encaixasse numa das mentiras inventadas. 

Disse-lhe que tinha o número no meu telemóvel. E repeti que queria saber quem era. Lá me respondeu num monosilabo inglês "eboards, escooters". 

Eu: - "Posso comprar uma"? 
Ele: - "Não entendo"
EU: - "Se quiser uma como faço? Vou online?"
Ele: - "Não compreendo".

Não sabia falar inglês. Desaprendeu rápido quando fui eu a fazer as questões mas soube formular algumas frases quando estava a querer saber quem eu era. O meu número de telefone foi junto com a ordem. Somando 1+1 vai saber quem lhe ligou. Agora que este seja o número de atendimento ao Cliente indicado num site escrito em inglês, que faculta produtos para a europa e a américa inteira e do outro lado a pessoa NÃO ENTENDA inglês... ALARME! ALARM!

Foi isso que me fez disparar que nem uma mola até ao computador, para tentar cancelar a compra. Entretanto já entrei em contacto novamente com o site, que às três e tal da manhã enviou-me um email para lhe confirmar o endereço. Achei estranho. Estava à espera do tracking number - o número de registo de envio, que era o passo seguinte. Geralmente não escrevem emails a pedir confirmação de morada, essa etapa surge no acto e compra online. 

Pedi-lhes que me confirmassem o tempo de envio e me facultassem o número de registo.
Ainda estou a aguardar que me respondam.

Tão rápidos antes da compra, vamos lá ver como se portam pós-venda.


Estou aqui aflita...
Entretanto, no paypal surge o endereço da loja que recebeu o dinheiro. É este site:  teamgee. Foi este o nome que o homem ao telefone com sotaque chinês pronunciou e eu não consegui entender bem. Mas percebi o som "tigi". Mais um site sem http(s) e com cadeado. Penso que eles não ficam por um, mas por vários. Todos criados num inglês perfeito, com fotos profissionais (provavelmente sacadas do site oficial). 

Há tanta gente a fazer esquemas online.

Acho que não tinha a verdadeira percepção disto. Até querer comprar esta trotinete. Tenho investigado desde Fevereiro. Preciso dela todos os dias... começo a ter dificuldades em andar o que costumava andar. Custa-me ficar de pé. Quando não estou a trabalhar, quero fazer coisas mas sinto que as pernas e os pés acusam o peso do corpo. Acabo por me sentar. É deitada, com as pernas esticadas ou elevadas, que sinto querer ficar. O trabalho que estou a fazer também já não me motiva. Custa-me fisicamente. Doi-me a coluna, sinto os pés. Preferia trabalhar em algo muito rápido, para não sentir o esforço do puxar, empurrar, puxar, empurrar, pesos e coisas com rodas que mal se mexem. Fico só com o pesado, o trabalho leve, sentado ou divertido dão-no aos recém-chegados e preguiçosos. Mas este assunto vou querer abordá-lo noutra ocasião.

Agora com o Corona, deve ter escalado para valores inimagináveis a quantidade de gente que se aproveita para extorquir dinheiro online. 

Espero, sinceramente, não vir a ser uma delas com esta compra.
Quem sabe, a pesar de todos os sinais de ALARME (resposta imediata a todos os emails pré-venda, demora no pós-venda, impossibilidade de cancelar a transacção seis horas após a compra, serviço de apoio a cliente em que o funcionário da loja não entende inglês e não quer facultar o nome da loja, ausência de informação sobre tempo de envio no site, falta de https, ausência de tracking até ao momento) ainda receba a minha trotinete?

Claro, o tempo de envio vai ser... "devido ao virus, vai demorar mais tempo que o previsto. Mais uma semana. Depois outra, outra... depois um erro foi detectado e a escooter foi enviada para outro lado mas já vai seguir caminho. Pedimos desculpa...".

O virus está a ser a oportunidade de ouro para muitos burlões.

Será que vou ter a minha Kungoo S1Pro?


2 comentários:

  1. Pois... eu não costumo confiar. por isso compro mesmo pouco online. Geralmente procuro no google ou no portal da queixa em portugal. À china só compro coisas no Aliexpress e sempre pequeno valor. Geralmente demora dois meses a entregar. Nunca tive problemas. Uma vez não entregaram e pedi o reembolso.
    O Paypal costuma salvaguardar, mas quanto à questão do inglês não é estranho. eles não sabem falar inglês e quando falam, têm muitas dificuldades. Agora é aguardar.

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  2. Disso não percebo nada daí nunca comprar nada pela internet.

    Talvez quem te possa dar dicas e ou esclarecer seja o Pedro Coimbra do blog Davaneios a Oriente.

    Desejo que tudo corra bem e que recebas a encomenda.

    Beijos e um bom fim de semana

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