quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Brexit e os emigrantes


20-02-2020 
(data só com zeros e dois)

Pela primeira vez desde que começou o circo do Brexit, temi ser "expulsa" do Reino Unido.


Definitivamente os Britânicos querem menos estrangeiros por estas bandas.
Abrem excepções aos muito qualificados - pois claro.

O novo sistema de pontos, ainda não está em vigor.
Se estivesse, não tinha chances de entrar.
Mas será que terei de sair?

Dá que pensar.

10 comentários:

  1. Não sei se um sistema com essa base terá pernas para andar. Não conheço em pormenor a situação do Reino Unido, mas normalmente trabalhos menos qualificados são tendencialmente feito por mão-de-obra estrangeira, no Reino Unido, em Portugal, aqui na Áustria e praticamente em todo o lado, pois as pessoas desses países não querem ocupar esses lugares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Calíope. O que faço aqui no UK nunca fiz em Portugal. Faria se mo oferecessem? Sim, faria - dependendo do salário, claro. Que aqui é mínimo mas é melhor que em PT. Só que eu tentei empregos que não necessitam de grande formação e nunca me aceitaram. Nem para aqueles que estudei, nem para servir às mesas. Só aceitam para um que detesto: call center.

      O único que sempre me recusei a fazer. Não tenho talento para vendas, não tenho perfil de me impor aos outros, para vender banha da cobra, para ser falsa ao telefone, nem tenho estrutura para aguentar mal educados do outro lado da linha. Enfim... entre isso e emigrar para lavar batatas, preferia lavar as batatas.

      Abraço

      Eliminar
  2. A minha filha Catarina quer ir para Londres estudar Mestrado) no início do ano lectivo.
    Não me lixem!
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não corres riscos, Pedro. O ano lectivo é em Setembro! Eheh. Estas medidas são para Janeiro. Eles aceitam estudantes, jovens promissores, gente com um bom background académico. É a mão de obra indiferenciada que querem eliminar. Até mesmo os efermeiros, se não ganharem acima dos 27000 libras ao ano, é difícil entrarem. Está longe de ser uma lei de igualdade para todos. É discriminatória. A maioria (se não todos) os que cá vivem, não estariam cá a viver se esta medida existisse. A própria linhagem aristocrática é mesclada de emigrantes. Todo o povo deve-se a muitos... que tenha sido aprovada por sentimentos de xenofobia é triste. Mas em termos políticos, é puro interesse económico. O que eles querem é receber só "o bom", a emigração bem formada, que paga altos impostos e tentar fazer com que os britânicos sem formação, que vivem de subsídios e recusam-se a trabalhar, sejam forçados a ir para estes empregos indiferenciados. Muitos dizem que não vai resultar. A ver vamos.

      Eliminar
  3. Pensamento positivo.
    Afinal eles também gostam de vir para cá
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que só o fazem depois de reformados. E sabes porquê? Porque as reformas aqui são hiper-baixas. O sistema tem uma vantagem: desde o início sabes quanto vais ter de reforma. Eu já sei. Uns míseros 100 libras/semana. Estás a imaginar??? Não paga nem uma renda num quarto minúsculo. É esse o tipo de reforma que os ingleses médios recebem. Por isso vão todos viver para Portugal, onde o pouco rende muito mais. E com uma qualidade à qual não estavam acostumados.

      Eliminar
  4. Dá que pensar e preocupação a todos os níveis.
    Oxalá que não e que continues por aí.

    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio estas regras são para os que querem entrar, não para os que já cá estão. Mas nunca fiando... que a motivação por detrás deste voto SIM ao brexit sempre foi EXPULSAR os que cá estão. Sempre teve uma motivação xenófoba.
      O governo, aos que já cá estão, facultou o "presettle", ou seja, mandou que todos se registassem como estrangeiros a viver e a trabalhar no Reino Unido. Acabei por fazer isso. Mas agora sinto-me um pouco aflita, porque todos aqueles com quem falei que fizeram isto já receberam resposta do governo. Eu não...
      Bom Domingo!

      Eliminar
  5. Os próximos tempos serão seguramente de adaptação. Este clima de ter tudo em suspenso deve trazer muito desconforto para todos.

    ResponderEliminar
  6. As motivações do Brexit são muito distintas.
    Curiosa a data :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!