segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Em Londres - Sky Garden (guia)

O Sky Garden, em Londres, era o local que queria mesmo visitar, fazia já dois anos. A entrada é grátis, mas necessita de marcação com um mês de antecedência. Cada vez que tentei marcar, estavam esgotados. Achei isso muito estranho então entrei em contacto com o local. Fui informada que, chegando antes das portas abrirem, podia entrar, por a maior afluência dar-se depois. Chamam a isso um walk-in

Imagem retirada na internet
Foi a ver esta imagem na internet que me apaixonei... quem não?

O Sky Garden fica no 35º andar do "walkie-talkie", um edifício situado na 20 Fenchurch Street. Funciona como um ponto panorâmico, proporciona uma vista ampla de 360º por toda a margem de Londres, de frente e costas para o rio. Faculta restaurantes e bar. Tendo uma reserva para almoço ou jantar num deles, não é necessário comprar bilhete ou fazer marcação para visitar o espaço. Ele promove-se não só por ser um ponto panorâmico, mas por facultar um jardim dentro do edifício. Eu, «doida» por jardins, tinha de ver.... né?

Fotografia de minha autoria
Há algo que têm de saber desde já: os ingleses podem ser desnecessariamente... complicadinhos. Por vezes, gostam  de exagerar. Por exemplo: dizem que se deve chegar pelo menos meia hora antes de entrar, mas provavelmente estão a referir-se ao período de verão, cuja afluência acredito ser brutal. 

Meia hora depois de aguardar à porta, chegou um jovem casal britânico e uma jovem rapariga estrangeira. Somente nós quatro ali estávamos no momento de abertura das portas. A inglesa até "refilou", por não perceber que tinha de ficar cá fora na fila, ao vento e à chuva. 

Fui a primeira pessoa a entrar no edifício e a chegar ao 35º andar. Subi no elevador sozinha! Quando visitarem o espaço saberão perceber como isso em si é uma raridade. O que só demonstra o quanto a entrada fora de horas é acessível e o repetido «espaço limitado a um número de visitantes» tem uma interpretação relativa. É verdade: o espaço enche. Mas não pela manhã.

Outra dica: a entrada não é pela frente do edifício, que tem massivas portas rotativas. Mas pelas traseiras. Numa das laterais, onde encontram o logotipo do Sky Garden.  Tal como no aeroporto, tem de se despir o casaco, colocar os pertences num tabuleiro e passamos pelo raio-X. Com marcação está claramente escrito que, para entrar, a pessoa tem de transportar consigo um documento de identificação válido. Fui com o passaporte em riste e não quiseram saber do documento para nada, ignoraram-no por completo.

Voltando ao interior... 
Estava num jardim... aproveitei, claro, para colocar a leitura em dia.



O interior é um espaço agradável, com sofás, mesas, cadeiras, mas toda a atenção é puxada para fora, para a paisagem exterior. É inevitável:  as "paredes" são na realidade altas janelas panorâmicas: o olhar escapa sempre para fora. 

A minha ideia era ir para o terraço, mas para quem chega nas primeiras horas do dia, deve saber que este é mantido fechado. Mesmo com a tempestade Dennis no ativo, às 11h abriram-no e as pessoas puderam usufruir da vista do lado de fora.


Parece um cartão postal

A minha fotografia favorita: um senhor idoso a fotografar o Shard


Um pormenor que não escapou à minha atenção é o quanto o espaço é vigiado por CCTV.
Aqui vêm-se um número bem elevado de cameras, sendo que a primeira fica numa grua rotativa.


E pronto: aqui fica o testemunho da portuguesinha no Sky Garden
Espero que vos tenha despertado a vontade de o visitar.



4 comentários:

  1. Que máximo! Nunca ouvi falar desse sítio, mas fiquei cheiinha de vontade de lá ir. Era para ir a Londres agora no fim do mês, mas achei que não seria o timing certo. Mas agora já tenho pelo menos uma motivação extra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente caliope.
      Quando for conte como foi a experiência.

      Eliminar
  2. Claro que sim! Talvez lá mais para o Verão :) Fica combinado!

    ResponderEliminar
  3. Que bela dica!!!
    Tenho viagem marcada para Abril.
    Mas como vou com os miudos tenho de negociar passeios...

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!