domingo, 14 de junho de 2020

A regeneradora ida ao parque e o direito à LIBERDADE

Foi no dia 31 de Maio. Decidi sair do ambiente toxico que é a casa, atravessei a rua e fui para o parque.

Estava tao bonito ao pé do lago que decidi partilhar um excerto ao vivo no Facebook.

Foi entao que me ocorreu: porque nao fazer um video do parque?

Tenho muitos excertos mas nenhum video em concreto. Ha um Plano, de uma casa num certo angulo que quero filmar novamente. Com a Luz certa, que e quando o relvado nao tem sombras, so reflete a banhada pelo sol.

Fiz desse mini projecto o meu entretem. Achei que me ia fazer bem voltar a treinar o cérebro para pensar em termos de enquadramentos, planos, sequencias. Ocupando-o com algo bom, ao inves do veneno que me andava a consumir por dentro. Ao ponto de, na véspera, ter quase desistido. Nao via nada de bom no meu caminho, so desgraças.

Enquanto filmava (pouco espaco no telemovel), senti-me bem. Pela primeira vez em dias, nao estava arrasada.

Com cuidados, fui filmando. Como estava sem espaco no telemovel, tive de apagar coisas. Isso levou tanto tempo que o relvado diante da casa ganhou sombras.

Nos bancos em frente do casario, Nao me passou despercebido os homens ali sentados, que me observavam e pareceram incomodados com o meu telemovel erguido na direcao da casa.

O parque estava cheio de pessoas. Naturalmente, tentei fazer os planos sem apanhar ninguem. Mas cada vez que conseguia enquadrar o espaço vazio na lente do telemovel,  alguem aparecia para "invadir" o plano. Um parque sem pessoas não mostra realmente a vida que tem. Por isso até gostei daqueles "figurantes" invasores. Tive apenas muito cuidado para nao mostrar ou apanhar grandes planos e preserver um pouco a identidade.

Agora, se isso é obrigatorio em espacos publicos? Não!!

Se estas num parque e alguem esta a fazer um video do mesmo, apareceres nem que seja de relance pode ser uma eventualidade. Quando se esta em espacos publicos devia-se saber disto.

Contudo, senti por parte de todas as pessoas um certo reparo na minha presenca por estar de telemovel a filmar.

Ao longe, a Malta sentada nos bancos do casario, nem pontos negros eram no video. Mal dava para se notar que ali estava gente. Mas mostraram-se inquietos como se estivesse a fazer zoom nas suas caras.

Quando ia para filmar  o lago, surge um grupo que se mete na frente. O que fiz? Continuei a filmar, de longe em travelling até chegar perto. Ficou ate melhor, porque passei por entre as suas silhuetas. Mas claro eles estranharam um pouco. Nada disseram mas senti-o.

O mesmo aconteceu do outro lado mais resguardado do lago. Estava vazio, preparava-me para descer e filmar de uma certas perspectiva, quando oiço uma voz de crianca que nao para de falar. Quando se filma apanha-se o som e por isso esperei que tivesse de passagem. Mas dirigia-se com a Mae para onde eu me dirigia tambem. O parque é publico, Nao posso esperar te-lo vazio, por isso vou me adaptando. Acabo por as deixar entrar no plano. Mas atrapalham-me os de transicao. A "mae" lanca-me olhares furtivos e percebo que nao gosta de ver alguem de telemovel na mao a filmar as aguas e os patos no lago.

Nao quero incomodar e acabo por seguir para outra area do parque: a relvada. É uma extencao tao vasta que pretendo descobrir como melhor a captar à medida que a vou sentindo.

Nisto uma bola de futebol é chutada na minha direcao. Quase me derruba a scooter.
O problema era que a tinha de vigiar e transportar ao mesmo tempo que fazia o video. Aponto o tm a filmar para o cilindro à medida que o devolvo ao "jogador" e neste movimento, vou dando passos para tras. Sempre atenta, percebo uma mulher de bicicleta, fora da ciclovia e ja na relva. Estranhei mas pedi desculpa e deixei que ela encurtasse o meu plano, pois parei o movimento e a filmagem. Ela vira-se para mim  ela que nem estava em cena, e pergunta, em tom agressivo:

-"Pediste autorizacao para filmar as pessoas no parque? Nao podes filmar pessoas".

Ate aquele momento eu estava bem. Como já não me sentia fazia tempo. Subitamente deixei de estar. Graças a ela, à ignorancia dela e das outras pessoas e por me sentir desrespeitada na minha integridade. Mas limitei-me a desviar o olhar do dela e afastei-me, ignorando-a.

Estragou-me o momento. Que estava a ser regenerador, numa altura em que me encontrava ha varios dias muito deprimida.

Ela deve ter-se sentido vitoriosa. "Ameaçou-me" com a sua atitude e eu "fugi" amedrontada- deve ter pensado. Porque eu estava a agir errado - deve ter pensado. Só que nao estava.

Quase lhe gritei que estava num lugar publico e estava a filmar o parque.  Se queria que nao filmasse pessoas, entao que saissem dali.

Percebi o quanto estava emocionalmente fragil porque esta interaccao deprimiu-me novamente.

Passados tantos anos, (mais de vinte!) Em que estudei as leis sobre isto, ainda vigora a ignorancia. E o que é pior: a ignorancia diante de uma realidade muito mais controlada e video-vigiada.

A cada passo que damos estamos a ser filmados. Provavelmente so no WC é que nao existem cameras instaladas. Cada vez que atravesso a passagem de nivel, ha cameras a filmar. Quando entro em shoppings e supermercados, parques de estacionamento, tudo tem videovigilancia.  Empresas, instituicoes, lugares publicos em espacos fechados etc. Estao a filmar cada movimento teu.

E NÃO usam equipamento reles, como um telemovel que nao capta o rosto das pessoas. Mas é dos telemoveis que as pessoas revelam uma fobia estupida.

Nao podem ver uma pessoa a segurar um numa posicao estranha, que logo pensam estar a ser filmados. E sentem-se roubados do seu direito. Mas nao pensam nesse mesmo direito à privacidade quando se passeiam pela Primark, e estao tao à vontade em cafes e esplanadas que exibem comportamentos de foro mais privado, como meter o dedo no nariz, por exemplo.

Essas cameras que os vigiam, (porque é VIGILANCIA nao é filme inocente), essas sim, na pratica, estao a remover a privacidade. Mas como estao fora de vista, ou escondidas... no teto, ninguem se incomoda. Fazem zoom ate os pelos dentro do nariz de uma pessoa, mas nao tem problema.

O problema é um individuo num lugar publico aberto e solarengo, com o seu telemovel, a gravar um dia belo.

E depois tem a estupidez Humana. Alem da ignorancia. E que o ser humano e tao estupido que se a camera que o filmasse fosse daquelas profissionais, e houvesse uma equipa de duas ou quatro pessoas de volta da filmagem, isso ja nao as repele. Ao inves disso, Atrai. Fazem por aparecer. Se for uma equipa de reportagem, tentam aparecer no enquadramento. Se for um filme, meter o nariz e tentam tambem chamar a atencao da camera.

Aparece uma pessoa com um telemovel e estas mesma pessoas ficam iradas. Porque so entao lhes interesse pensar em preservar o seu direito à privacidade.

Burros.

Bom, mas isto para informar que nao e proibido tirar fotografias ou fazer videos  em LUGARES PUBLICOS.

Estao a imaginar um grande concerto? E voces la no meio da multidao a tirar selfies?
A registar a multidao?

Nao vem mal algum nisso, pois nao? Acham natural, se calhar nem pensam que pode "invadir a privacidade" alheia.

Parques e jardins? A mesma coisa.
Nao é proibido. É legal.

O ilicito esta na intencao. Se alguem parecer focar-se em alguem em particular, ou numa crianca, ai é outro tipo de registo. Nao se dece VIGIAR alguem. Mas quando se esta a filmar um dia na Praia, no parque, um passeio em torno do lago... give me a brake!

Ganhem juizo, pessoinhas.
Pensem.
Pensem.

Façam como eu, que me removo do lugar ou viro a cabeca cada vez que alguem esta a tirar uma foto e penso poder estar no enquadramento. Quantas vezes so por atravessar a Praça do comercio do arco da rua Augusta ate o cais das colunas nao fui eu "vitima" de flashes?

Devo estar nas fotos e videos de uns 100 turistas.
Porque o espaco é publico. E todos podem tirar fotos nele.

Se nao fosse assim, viviamos numa ditadura, onde possuir equipamento de registo audiovisual seria um crime com pena de prisão por ser encarado um atentado ao Estado.

A LIBERDADE tem muitas caras.
É preciso defender as CAUSAS CERTAS.

E isto aplica-se tambem à actual situacao das manifs contra a autoridade /o "racismo". Nao se deixem agora levar por manobras de distracao. Precisamos da policia hoje mais do que ontem. E dos bons! Nao a hostilizem ou diminuam. So se faz isso com legitimidade, nao com leviandade.

Agora que o governo quer levantar restricoes ao Covid, a este virus mortal que ainda nao nos abandonou, precisamos da policia para repor a ordem e manter a seguranca.

Quem vai fazer isso?

Nao podemos deixar tudo à merce dos vândalos. Nao alimentem odio.

Tambem estao a sair da quarentena tudo o que é bandido, infractor, carteirista, ladrao.

E todos eles estao com "sede e fome" para voltar a praticar os seus atos. Querem roubar, assaltar e ate pior.

Vai ser esse rapazinho a segurar no cartaz "policia bom é policia morto" que vai dar o peito as balas?

Pela LIBERDADE e PELA ORDEM.
RESPEITEM-SE.








3 comentários:

  1. Pela longa narrativa, apetece-me dizer: Como é maravilhosa a liberdade.

    .
    Votos de um domingo feliz
    🌹

    ResponderEliminar
  2. uma vez um velhote meteu-se comigo pq não tinha que o fotografar, tinha direito à sua privacidade, bla bla bla
    por acaso não o fotografei. quando apontei o telemovel vi que aparecia a cara dele e não prossegui.
    Mesmo assim, o homem tinha razão. Pedi desculpa pois achei que estava no direito dele em reclamar. Mas depois continuou a reclamar quando já lhe tinha dado razão. Virei costas e deixei-o a falar sozinho.

    ResponderEliminar
  3. O bom senso tem de entrar na equacao. Se te pedem, claro que sim. Mas se se poem de imediato a exigir como maus modos armados em donos da razao, acho triste
    Nao é proibido filmar em lugares publicos. Se quiseres fazer um video sobre pessoas.no parque, este tem de ter pessoas 😉

    Ninguem me ensinou a perguntar se estava bem com alguem em filmar. Aprendi sozinha. Desde menina, para trabalho de escola, abordava as pessoas nos mais diversos lugares, dizia o meu intento e perguntava se queriam colaborar. Perguntava se queriam ficar numa foto! E nessa altura havia menos de "big brother", memos vigilancia e paranoias. Que agora haja quem me anborde todo indignado por eu estar num lugar publico respeitosamente e inocentemente a filmar, é uma ofensa a quem sou. Mas as pessoas nao sabem disso. Tem mais medo de alguem que faz as coisas a frente dos olhos de todos, do que aqueles que o fazem meio camuflados. Ha cameras em capacete de ciclistas que capturam o mesmo que um telemovel e as pessoas nao se incomodam de serem filmadas. Cameras em tablier de automoveis, Montes de youtubers que filmam tudo e todos. As pessoas deviam saber agir de acordo com os tempos. Ate porque muitas cospem para cima. Elas é que seriam capazes de filmar outros a descarada e sem consentimento, tentar capturaralgo compremetedor que depressa iam colocar a circular nas redes sociais.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!