segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ruptura- a curta

Depois de ter visitado D. Redonda e ter lido um post sobre um filme extraterrestre, apeteceu-me ver algo do genero.

Calhei ir parar à rtp2 onde estava a passar um filme portugues legendado em ingles. Aquilo prendeu-me, nao por essa razao mas porque o texto, os dialogos, a entrega e a interpretacao- assim como a direcao, para ser sincera, estavam todas a atrair.


É raro sentir autenticidade em todos estes pontos.

Quando sintonizei, a cena passava-se na bancada de pedra de um campo de futebol abandonado (aqui foi onde senti um pouco a perda de credibilidade) e a conversa entre dois rapazes verosimelmente mostrava um bandido a tentar manter outro dentro da "cena" porque, por experiencia, sabe que nao ha chances para eles no mercado de trabalho e na vida "honesta".


Este filme, acabou por ser uma curta, de nome Ruptura e foi realizado dentro de um projecto escolar de final de licenciatura. (Quando a criatividade esta no auge).  Mas isso nao o faz menor. E uma curta bastante premiada.

A unica coisa que estranhei ligeiramente foram os cenarios. Embora muito bem enquadrados na historia e a servir bem a narrativa, fiquei com a impressao de que o apartamento daquele tipo de familia em dificuldades, de pai que aplica violencia domestica e em que todos estao no limite emocional e falta dinheiro para por comida na mesa era demasiado bom.

No final, chorei. Mesmo no finalzinho.
E por algo tao simples, mas tao silenciosamente bem feito.

Vejam a curta.

3 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito interessante de assistir.
    .
    Tenha uma segunda-feira de Paz e Bem
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Talvez tente procurá-lo - não costumo ver curtas :) Aquele de que falei não metia medo e se não gostei foi porque não consegui acreditar nem nos personagens nem na história

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que vieste aqui dar o teu feedback a respeito desse filme. EU vi o trailer e dai adiante nao me chamou a atencao. Pareceu-me inverosimel nas interpretacoes (excepto o puto principal) e a historia parece mais do mesmo "putos salvam a galaxia" e muito "disney" para o meu gosto. Uma reciclagem de tramas.

      Se puderes usa a linha de tempo da meo, vai a rtp2 e ve a curta. E mesmo curta. Para ai 15 minutos Shah.

      Um abraço

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!