sábado, 22 de fevereiro de 2020

Comprar uma scooter / trotinete

22_02_20
(data só com zeros e dois)

Quero comprar uma coisa destas:



Sei que em Lisboa existem aos montes - literalmente. Mas nunca me interessei por uma até caminhar para o emprego pela manhã e ser ultrapassada por uma rapariga que vinha numa trotinete. Super-silenciosa, diria até que muda. Nem dei por ela. Não tive tempo de reagir. Quis perguntar à rapariga que marca de trotinete tinha, mas aquilo anda impressionantemente rápido para algo que anda devagar. 

Tenho muitas questões para as quais quero uma resposta - razão pela qual esta compra vai ficar adiada por um período indeterminado. 


É o veículo para mim. Pelo menos para aqui, onde os passeios são remendos de betão desnivelados, esburacados, escorregadios e cheios de tampos metálicos. Gosto muito de caminhar. Mas quando vi a trotinete - e todas as que lhe seguiram desde então, percebi que era ideal para mim. Todos os dias, vejo-as a passar, sem dificuldade, por estes pisos enlameados. Portátil, pequena, rápido QB e o principal: silencioso! Não é poluente, não consome gasolina é electrico. Deslocar-me de casa para o emprego e vice-versa já não teria de ser uma caminhada de uma hora. A chuva, o vento frio, a vontade de chegar ao destino o mais depressa possível... E continua a dar para "ver as vistas", dá para parar, dá para transportar (cerca de 25Kg).


Agora resta-me saber que modelo vou comprar. Tipo de bateria: quantas horas a carregar e melhor: quantas horas de autonomia? Travões. Suspensão. Cabos à vista - por incrível que pareça, marcas como a Xiaomi têm-nos expostos. É uma opção estética da qual me iria custar aceitar, por o resto valer a pena. E temo que um mau-intencionado apareça com um alicate e decida cortar os fios, só porque "sim". Rodas com ar ou sólidas? Por muito que me apreça a ideia de nunca ter de fazer manutenção aos pneus, parece-me que para o tipo de piso aqui no UK se não tiver ar e suspensão a experiência pode ser até dolorosa...  Mas se furar o pneu ou esvaziar... deito a trotinete fora? Dobrar a dita... há dois sistemas. Gostei mais da Ninebot mas... essa tem pneus sólidos. Tem cabos ocultos. Mas não tem boa travagem elétrica, só a "pedal". Mas tem um óptima app para acompanhar a vida da bateria e luzes led debaixo da prancha. 


Alguém por aqui já esteve com estes dilemas e encontrou solução?

5 comentários:

  1. Mas já experimentaste andar para ver se te dás bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é outro ponto que quero descobrir antes da compra. Aqui a maioria dos adultos teve uma quando putos, logo sabe andar. Não tive essa experiência. Creio que é para mim, mas gostava de manusear uma antes da compra. Estava a pensar ir a uma loja ver se dava ou parar alguém na rua e fazer questões. Vi um homem a dobrar a sua e quase que me meti com ele mas era de noite e não me apeteceu. Com a trotinete, vem capacete, luzes reflectoras, talvez uma campaínha e outras protecções e seguranças em que tenho de pensar.

      Eliminar
  2. Aqui estou eu para te dizer que já apanhei dois sustos com essas trotinetes porque andam sem saber as regras de trânsito Num serpentear entre os carros e sobretudo sem capacete. Depois queixam-se!
    Por aqui existem vários modelos mas não sou perita para te aconselhar um. Também os passeios são como descreves os daí e quando acabam metem-se na estrada. Há ciclovias mas não chegam a todos os lados. Agora Sintra está numa de "tapa buracos nas vias" talvez devido às enumeras reclamações. Dentro da Vila e os acessos à serra só passa quem tenha autorização, o que eu acho muito bem porque era um poluição de bradar aos céus.
    Se comprares toma cuidado amiga!

    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fatyly!
      Tenho receio comigo e com os outros. Aqui os passeios são também estreitos. Não podes usar a trotinete na estrada. Ter de partilhar essa estreita via ainda por cima esburacada e enlameada com peões, ciclistas e agora trotineteiros digo-te: requer outra postura dos sentidos. Percebo, como peão, que não tenho mais aquele "à vontade" de antigamente. "Estou no passeio, estou bem". Isso acabou. O passeio já é uma via para outros veículos de rodas, não é mais só para caminhar. Passam por mim de razia mas os mais perigosos até são os das bicicletas. Não têm tanta facilidade de manobra. A trotinete que me ultrapassa todos os dias, por vezes estou a desviar-me de uma poça e mesmo assim o tipo desvia-se e passa por mim sem me tocar. Noutro dia um tipo de bicicleta não tocou a campainha a avisar que estava a aproximar-se e quando mudei o pé para outro lado ele estava desprevenido. Mas eu não tenho culpa, sabia lá que vinha uma... os passeios hoje em dia... acho que deviam inventar um corredor caminhante, quiçá por cima das estradas, só para os peões. E deixar o resto tomar conta do resto.

      Bom domingo!

      Eliminar
  3. Nas cidades faz sentido :) No meu caso como trabalho noutra cidade, tenho mm que ir de carro.
    Não te consigo ajudar :(

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!