segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Programação de Domingo



Tive um Domingo pastelão e que se arrastou pareceram três dias. Não vi televisão, não fiz nada de especial. A adaptação ao novo horário foi desastrosa. O meu organismo estranhou bastante. Escuro a partir das 16.30 - olhei para o relógio por volta dessa hora, achando que ia apontar para 18.30. Mais tarde, esperava serem 20h, estava longe disso. E toda a tarde e noite foi assim. 

Até que chegou a meia-noite. Por acaso, sintonizei a RTP1 e vi um programa de humor que achei bem construído. Divertiu-me. Quando terminou - sem intervalo, começou de imediato a dar um filme que logo prendeu. Fiquei a ver até o fim. Calhei espreitar o que outros canais estavam a exibir e reparei que a SIC exibia uma programação dentro da mesma linha: programa de humor, seguido de filme com uma temática semelhante. As estações a copiarem-se umas às outras. Normal. O filme na RTP foi sobre a explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon em 2010 (nenhum responsável foi apurado) e o da sic sobre os 33 mineiros que ficaram soterrados numa mina por mais de dois meses também em 2010. 

Recordo vagamente de ambos os incidentes e fico espantada que já se tenha passado nove anos! 


Gostei mais das selecções da RTP, incluindo o programa de humor nacional. Outra coisa que me surpreendeu no canal foi o dinamismo, a frescura que identifiquei nos separadores de programação, no grafismo do canal e na promoção ao programa Prós e Contras. Não tem nada a ver com a RTP de sempre. Fiquei agradavelmente surpresa. Há quanto tempo estará assim? Suponho que tudo muda sempre em Setembro. 

A adaptação ao novo horário de inverno terá de ser gradual. Custa-me lembrar que costumava escurecer por volta das 21.30 quando hoje eram 16.30. São cinco horas extra de escuridão e muitas menos de claridade. É a única coisa com a qual não me adapto muito bem. Acho até que ia preferir um trabalho nocturno, já que me é tão difícil adormecer de noite e tão fácil fazê-lo de dia. Só que aqui não pagam bem quem trabalha de noite. Oferecem praticamente o mesmo. E se não existe essa recompensa, o esforço não é devidamente compensado.


4 comentários:

  1. Ainda ando ás voltas com a mudança da hora e o meu relógio biológico é tramado:)

    No sábado à noite vi o novo programa na SIC com o Manzarra "A árvore dos desejos" e digo-te que gostei muito. Os filmes nos três canais é do tipo "arranca os olhos devagarinho" e nego-me a ver. Ontem passei o dia meio "taralhoca":))) e quando assim é dou grandes voltas a pé. Estive a ver desporto no canal da Eurosport. Também gosto de ver o "Terra Nossa" do César Mourão mas ontem não vi porque o sono era por demais.
    RTP não vejo e raramente vejo algo na TVI. O meu poiso agora é na SIC e outros canais por cabo.
    Novelas? já basta a minha da ou na vida real:)))

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fatyly!
      Já fui assim, aversa á linha de programas da TVI (reality shows e pimbalhada - principalmente no chamado noticiário) e sem qualquer fascínio pelos "embrulhos" da RTP - por mais eruditos que os tentassem passar. Mas surpreendida fiquei e isso vai fazer com que passe a espreitar o canal de vez em vez. A SIC já deu o que tinha a dar para mim - a linha é a mesma e o programa do César Mourão deve ser aquele que espreitei por uns minutos, mas não me despertou interesse. Ele estava a falar por cima de uma pessoa na plateia, depois cortaram para uma gravação dele no exterior, a falar par a camera algo como "ir visitar o melhor restaurante local" e eu desliguei. Mais do mesmo, a meu ver. O programa de humor da RTP1 - desliga a televisão faz chalaça, crítica social usando o humor, com todos esses programas pastelões da TV. Não sei se incluiu algum da sua autoria, mas identifiquei os maneirismos da Cristina Ferreira na interpretação da Ana Guiomar, apanhei o absurdo dos conteúdos que tantos programas querem fazer passar por interessdantes, o vazio de tudo. Fizeram chalaça com os talent shows de cantigas, com os três júris a avaliar o candidato, fizeram uma com aqueles programas do tipo masterchef em que pelos vistos costuma haver porrada e o chefe estava a aprovar a sanduiche (ahaha) de um candidato com dois metros de altura, cheio de músculos e cara de que o ia esmurrar, dizendo que era a melhor comida de sempre e engolindo a sandes inteira, cheio de medo eeh. O detalhe é que já tinha um olho negro. Depois a chalaça àquele programa quem quer casar com o agricultor, um outro em que mete a mãe do candidato a aprovar as candidatas... um absurdo total mas que fez todo o sentido na linha editorial do programa de humor e sátira. O estilo de apresentação, como se fosse uma pessoa a fazer um zapping pelo "melhor" da TV - achei fresco e eficaz. Podia muito bem dar para o torto mas de alguma forma torna aquilo mais dinâmico e os scketchs passavam de uns para os outros parecendo que a coisa ficava a meio, mas na realidade não. Enfim, deu para perceber que gostei. Resta saber se ver muito mais do mesmo mantem o efeito.

      Canais nacionais, para ser honesta, há mais de uma década que deixaram de me interessar. Vendo ocasionalmente uma ou outra novela ou obra de ficção que achasse interessante - sim, porque por essa altura, as brasileiras eram um horror. Viva as repetições na Globo, para voltar a ter novelas como Por Amor. Vi mais na TVI e na SIC, estou presentemente a acompanhar Golpe de Sorte. Depois dessa, penso não ver nenhuma.

      Boa semana e tomara que nos ajustemos bem a este horário. Abraço

      Eliminar
  2. Olá Portuguesinha!
    Como estás?
    Não gosto nada da mudança de horário e detesto quando são 6 da tarde e ja é de noite mas fazer o quê?

    A programação dos fins de semana dos canais portugueses passa-me ao lado. Costumo ver um filme e ouvir musica no pc.

    P.S- Criei um blog mas destruí-o no dia seguinte. Vejo blogs, fico com vontade de ter um mas depois de criado, olho para o ecrã e não sai nada. Rigorosamente nada! Sofro dum bloqueio qualquer, está visto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana, o problema deve ser outro. Não estarás a querer atingir a perfeição? Criar um blogue super popular e frequentado?

      é a coisa mais simples de fazer. Crias, escreves o que te apetecer. Se for sobre batatas, é sobre batatas! Ainda noutro dia li um post sobre... batatas.

      Por isso o que não falta é o que escrever. E fazes-o bem, se bem me lembro. Portanto, cria lá um blogue qualquer, não te preocupes muito com a estética do mesmo e escreve. Não apagues de imediato. Beijos.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!