segunda-feira, 15 de junho de 2020

O céu estrelado


Por estar a fazer turnos de noite, mantenho o habito dos horarios, mesmo durante o fim-de-semana, quando estou de "folga".

Ate prefiro assim, porque isso diminui as chances de ter de me cruzar com a Gordzilla e me sujeitar a estar sob a sua constante observacao e esquemas maquiavelicos.

Já passava um pouco da meia-noite quando desci à cozinha. A Gordzilla já estava no quarto e por isso senti-me mais livre para o fazer.

Nao tinha fome, mas tinha de comer, porque saco vazio nao fica de pe.

Ao descer as escadas verifico que a luz da sala está acesa, mas isso nao me faz mudar de ideias. É o rapaz italiano que la esta, a ver televisao.  Peço-lhe desculpas por interromper, digo que nao vou demorar muito. Ele diz que nao tem problema.

Falo com ele um pouco, pergunto-lhe se a namorada já foi para italia. Ele diz que o filme que esta a ver é muito viciante e entao tento nao o atrapalhar com constante interrupcoes.

Quando o meu prato de comida  esta pronto para sair do microodas, nao me apetece subir para o quarto nem me sentar na mesa a comer.

O que me apetece?
Ir para o jardim. Ir para o exterior. Tinha aberto a porta das traseiras enquanto a comida congelada aquecia no microondas e adorei aquele momento. Total silencio. Serenidade. Nenhum vento. Nenhuma lua. E um ceu estrelado com somente estrelas la no alto.

Foi nisso que reflecti quando me sentei la fora para comer. Já o fiz algumas vezes antes e sempre olhei para as estrelas, so para ser muitas vezes enganada pela luz forte de um aviao.

Acho que nunca tive a sorte de olhar para o ceu noturno sem uma estrela "falsa", que se movimentava de lugar.

Por isso, sabia que hoje estava a olhar para uma raridade, um privilegio. A visao de hoje era mesmo especial. Eram estrelas, so estrelas que estavam no céu.

Quando sai da cozinha com o prato de comida a caminho do patio, quase que me apeteceu dizer ao italiano para nao me achar estranha, mas ia para a mesa la fora comer. Mas depois vi a cena a passar no monitor e pareceu-me um momento chave. Nao o quis interromper.

Segundos depois, oiço-o a recolher-se. E isso intrigou-me. Achei que o fez nao porque queria, mas por eu estar ali e ter ido para o jardim.

Ouvi tambem ruidos nas escadas, mas ele dormer no quarto de baixo. É muito ruidoso nesse sentido mas nao teria porque subir/descer as escadas.

Quando me recolho - porque so ali fui para comer, mais nada, percebo que a Gordzilla rinha saido do cóvil e estava enfiada no WC.

Ela nunca dorme...
Está sempre a controlar os movimento da casa.  Nao sei se nao tera enviado uma mensagem ao rapaz ou interagido com ele.

Gato escaldado de agua fria tem medo.
EU simplesmente SEI o que está ali. E o perigo que representa. Faco por nao dar importancia, mas esse foi o comportamento que escolhi todos estes anos e deu no que deu: total difamacao de caracter, personalidade, que continua e nunca vai parar.

Ela funciona como as serpentes; fica parada e escondida, mas esta em modo permanente de ataque. Vai dar a mordida.

Ela tambem quer prevenir o meu contacto com terceiros na casa. E se eu os tiver, quer ser informada de tudo o que aconteceu, o que eu disse, o que eu fiz, para depois, na posse desses dados, dizer aos outros como devem interpretar a interaccao.

Já o fez incontaveis vezes antes.
Quando "ele" esteve ca em casa, ela interrogou o comparsa que nos viu entrar e quis saber tudo o que eu e ele falámos.

Diante disto é claro que nao o queria ca, sujeitando-o a este escrutinio e vigilancia. Ele era algo autentico e nao o queria conspurcado com esta lama.

Gostava de interagir mais com os restantes, mas evito fazê-lo diante dela. Porque ela esta obececada por mim. E vai agir de acordo a manipular a percepcao das pessoas. É o seu hobbie, esta no seu ADN.

Noutro dia eu perguntei ao rapaz da guitarra se tinha sido ele a chamar-me porque o correio tinha chegado. Ele disse que nao. EU respondi que so queria agradecer, porque estava a dormir e so ouvi alguem a chamar o meu nome.

Esta breve interaccao teve de ser diante dela, que nunca sai do sofa. E ela esta sempre muito atenta, tentando avaliar qual o melhor momento para introduzir nos outros o seu veneno contra mim. Qual o momento para insinuar algo, como quem nao quer nada e ate tem boas intencoes, quando é a altura para se fazer de amiguinha e conquistar a simpatia alheia.

Nessa noite quando desci para ir trabalhar, estranhei algo e quando percebi, ela tinha puxado uma cadeira ate o sofa para ficar frente-a-frente com quem estava a falar, mum tom muito baixinho. A TV estava apagada, o que nunca antes vi na minha vida.

Percebi que o rapaz da guitarra ja estava a receber os "serviços de conselheira" que ela da. So tem de duplicar um pouco as tecnicas que estudou e que aplica nos alunos da escola onde trabalha.

Vou ali uma oportunidade de aproximacao. Uma vez conquistada a confianca de alguem, fica mais facil manipular essa pessoa. Inclusive, leva-la a  agir e a mentir de acordo com interesses proprios.

E ela PRECISA que um destes novos que chegaram, se nao mesmo todos, fiquem do lado dela e digam da propria boca ao senhorio que o meu conportamento é "esquisito".

Se o rapaz da guitarra comecar a aparecer muito no WC ou no corredor em toalha quando me ouvir a passar, vou temer que isso seja manipulado ate mesmo arquitectado para me prejudicar.

Ela ja usou uma rapariga dos seus 23 anos como se fosse a sua marioneta.... usava-a como ferramenta para me atacar e a burra, que se achava muito esperta, nunca percebeu nada. Até hoje.

Este rapaz parece tao fragil, inseguro, volatil....  ela faz dele o que quiser. Nem sequer sera um desafio.

Mas eu nao vou pensar nisto. So escrevo para desabafar, registar e porque ja a conheço. E por isso nao vou andar pela casa livremente. Porque ela mente. Manipula. Sabendo-me a trabalhar de noite, ainda vai dizer que eu ando pela casa quando todos dormem a aprontar alguma.

Foi capaz de mentir e dizer que ligava o aquecimento todas as noites - sabendo muito bem que o senhorio tem pavor de gastos desnecessarios e controla o temporizador. Disse-lhe que eu nao secava as roupa na marquise mas em cima dos radiadores. Disse-lhe que eu cozinhava de noite. Mentiu. Fez de uma unica ocasiao em dois anos a regra. Faz da excepcao o costume e torna is costumes as excepcoes.

É vil, podre por dentro.

Mas esquecerei isso e vou concentrar-me no belo ceu estrelado que vi la fora. Tentei fotografar para aqui partilhar, mas nao resulta. So aparece isto:


Conseguem encontrar as tres estrelas?

Bons sonhos!














2 comentários:

  1. Fizeste bem em desabafar mas continuas numa desconfiança doentia porque mesmo sendo verdade ainda não conseguiste pôr o botão mental no "off".
    Custa fazer? Claro que custa quando sabemos que são dados adquiridos mas nada impossível e sei que és capaz.

    Beijocas e um bom dia e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!