quinta-feira, 9 de maio de 2019

Isto é racismo ou uma infelicidade?


Um apresentador da BBC foi sumariamente demitido por ter feito este tweet


Acusações de RACISMO caíram-lhe em cima. O tweet foi logo apagado e o profissional pediu desculpas, justificando que só pretendia parodiar o "circo" mediático. De nada lhe adiantou. O seu acto foi punido radicalmente: despedimento. 

Virou párida!

Quem o vai contratar agora, que toda a nação o condena e foi publicamente demitido?


Eu pergunto para onde caminha o mundo quando este disparate acontece. É mais importante não levantar ondas, não chatear ninguém, publicar coisas que não levantem consternação, do que aceitar que a vida também traz humor, que as pessoas cometem erros, que vão dos pequenos aos grandes. 

A BBC emitiu de imediato uma declaração:
"Foi um erro grave de julgamento e vai contra os valores que nós, como estação, pretendemos incorporar"

LOL. Um erro grave, contra valores. Nada de reprimendas, nada de um aviso "da próxima vez...". Não. Tocou na família real, cortem-lhe a cabeça!

Mas o pior é que as instituições, nomeadamente a BBC, pensa como muitas hoje em dia:

"está a levantar problemas? Temos de afastar a imagem da nossa empresa desse berbicacho! Envia um comunicado a dizer que estamos consternados, foi um acto isolado da exclusiva responsabilidade do indivíduo e que não nos identificamos com o que ele fez. Demite o gajo já!". 

Quero saber onde está o racismo?
O que é racismo, afinal?
Racismo contra o chimpanzé
Onde está a descriminação por cor de pele?


Também há umas semanas o New York Times removeu um cartoon sátiro de um cartonista português exibindo a mesma atitude de subserviência e RECEIO. "A imagem era ofensiva e foi um erro publicá-la" - disse o "conceituado" jornal. 

São uns vendidos. 

Je suis Charlie.
Sempre


5 comentários:

  1. Já tinha lido a notícia da polémica.
    Tempestade num copo de água.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Pode ser racismo pela ascendência da mãe, foi um post muito infeliz mas a reacção também me parece exagerada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Redonda, depois é que soube da ascendencia africana da mae da princesa mas poças, acho realmente que são as pessoas que estão a tirar nabos da púcara. Racismo têm elas na cabeça estão obececadas. Por instantes pensei estar na America, onde ninguém pode mencionar nada que refira remotamente a uma pessoa negra que todos lhes apontam o dedo. Os polícias nem podem fazer o seu trabalho e perseguir bandidos, porque a cor da pele do bandido vai definir se o polícia vai ser acusado de racismo. Até polícia negro é mal visto entre negros. Como se fosse um traidor.

      Sim, post humorístico que caiu mal. Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra ou arriscamos-nos a deixar para os nossos filhos um mundo de faz-de-conta que nada tem a ver com as histórias maravilhosas do Walt Disney. Viram todos a madrasta da Branca de Neve! Cometes um deslize, pedem-te a cabeça e o povo na praça corre para exigir e assistir à execução.

      :´(

      Eliminar
    2. É bem isso. Realmente foi uma piada infeliz. Kas o exagero da repercussão foi maior. Tempos difïceis.

      Eliminar
    3. Se calhar eu é que sou uma pessoa demasiado inocente para colocar a hipótese de existir intenção de criticar a ascendência da princesa. Talvez tenha existido uma conotação racista. Prefiro achar que não, que o pretendido foi mesmo ridicularizar o mediatismo. Foi uma escolha infeliz, seja qual for a intenção do autor. Ainda assim, na minha ingenuidade, não creio que o castigo seja adequado ao crime. Sou pela liberdade de imprensa e esta não pode ser livre se não quiser atingir a susceptibilidade de ninguém. Quando a imprensa se torna nisso, a sociedade afunda para uma ditadura que nem as maldissentes redes sociais contraria. Aliás, as redes sociais só AJUDAM a manipular as massas. Basta alguém publicar que um político roubou isto ou aquilo, e todos acreditam e entram a matar. Não que não possa ser verdade, mas tem a mesma hipótese de ser pura difamação. E isso é ainda mais perigoso. As redes sociais prestam-se ao papel que a rádio teve para o Hitler.

      Abraços.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!