quinta-feira, 30 de maio de 2019

Oferecer um livro? Ups!


Duas pessoas na família pediram-me para lhes arranjar uns livros em inglês. Com a aproximação das férias de Verão, lembrei que era o presente ideal. Tenho comigo o "As mentiras do meu Marido", um lançamento recente de 2018, por isso pensei em o dar. 

Mas percebi que, por motivos de tacto, não devo fazê-lo, nem com uma, nem com outra. 

O casamento de uma está por um fio - viveu o tempo todo por um fio, melhor dizendo. Mas agora que os filhos estão na idade adulta, esse fio está prestes a romper. "As mentiras do meu marido" está longe de ser o livro apropriado, a começar logo pelo título. Pois o que não sai da cabeça da pessoa são as promessas, sonhos e mentiras do parceiro.

Risco essa.

E penso na outra. A situação matrimonial é oposta: o casamento é sólido desde o começo. É ela que tem as ferramentas e as rédeas para manter o seu homem no bom caminho. Caso contrário ele por si mesmo não chegaria lá. Mas "As mentiras do meu marido" também não é um presente apropriado para esta pessoa. É que, no livro, a "mentira" do marido faz referência ao nascimento de uma filha secreta fruto de anos de infidelidade. Que eu saiba não há infidelidades neste casamento da vida real, mas existe uma filha não reconhecida no passado de solteiro.  E esse é o grande "segredo" (que todos ou quase todos sabem) na vida pessoal dos dois. 

OFERECER livros já não é uma tarefa fácil. 


7 comentários:

  1. Respondendo à questão sobre plantar limoeiros a partir das sementes, deixo este link:
    https://www.comofazeremcasa.net/como-plantar-limao-para-perfumar-e-decorar-a-casa/

    Se funciona, não sei. Também estou a experimentar e neste momento já tenho 5 cabelinhos verdes emergindo da terra. Nesta fase são muito susceptíveis. Devem ser suavemente borrifados e não apanhar sol direto nem vento. Os meus estão cobertos com uma espécie de câmpânula que mais não é que uma embalagem onde veio embalada qualquer coisa do supermercado. Oxalá resulte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora boas! Ainda bem que me veio dar a dica, obrigada. Estou com muita curiosidade. Vou experimentar com as sementes de um limão velho mas que é de uma origem confiável. Vou dando notícias e espreitando as suas. Só agora que li o link percebi que é para dar aroma, eu pensei que acabaria por dar uma árvore Ah! Ingenuidade. Mas vou experimentar. Oxalá resulte. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Uma amiga garante que tem m limoeiro árvore com esta proveniência. Não sei, mas vou observando.

      Eliminar
  2. Bem, realmente....
    Visto nesses pontos de vistas, não é de todo um bom livro.
    Mesmo se não existisse segredos ou algo do género, um livro desses é capaz se calhar de puxar à imaginação até da mais confiante =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. É preciso ter sensibilidade, há medida que as pessoas vão amadurecendo, vão criando experiências de vida e algumas são sensíveis. O melhor é optar por romances de cordel datados de dois séculos pelo menos aha!
      Bjs e vai à luta

      Eliminar
  3. Com um título desses pode efectivamente ser problemático...:))
    Bfds

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!