quarta-feira, 30 de outubro de 2019


Eram 9h da manhã, toca o telemóvel. Uma mensagem automática em chinês, começando com "UPS" repete-se duas vezes e a chamada cai. Tentei gravá-la com outro telemóvel mas não deu tempo.

Nisto consigo escutar quem anda acordado pela casa. E consigo perceber quem está a sair. O rapaz que-vai-embora foi o primeiro. Grande surpresa! Ele nunca sai pela manhã, geralmente só o faz de tarde. De seguida, é a rapariga mais-nova. Outra surpresa, nem a sabia em casa mas também, tendo entrado depois da meia-noite, nem poderia imaginar. E pouco depois o que acabou-de-chegar. Entre os últimos, oiço a mais-velha abrir a porta do quarto e ir ao WC. Depois desce as escadas para a sala.

E é lá que está até agora. Se a experiência serve-me de guia, é lá que vai ficar o DIA INTEIRO, com o rabo colado no sofá, o telemóvel na mão ora no jogo candy crush saga, ora a destilar veneno nas mensagens na aplicação Whatsapp no grupo secreto e sempre, sempre, com a televisão ligada.

Opá, só de imaginar que a vou ter aqui o dia inteiro até se ir deitar à meia-noite...
É como ficar com diarreira.

Pergunto-me porquê não foi trabalhar. É apenas quarta-feira! Esteve o sábado e o domingo em casa, foi trabalhar dois dias apenas... e já está cá novamente? Deve ter inventado uma desculpa para se escapulir. Mas talvez não seja coincidência. Talvez por saber que todos os outros iam estar ausentes, decidiu estar presente, não fosse eu ficar sozinha na casa e poder, sei lá... ter liberdade sem estar a ser controlada??

Talvez tenha a ver com o facto de ter colocado de volta o gravador na sala. Talvez quisesse impedir-me de usá-lo, impondo a sua presença, que indubitavelmente anula qualquer possibilidade de outra pessoa ver televisão.

Só que hoje já ia remover o aparelho dali, porque só o liguei para poder ver que gravações armazenadas podem ser eliminadas. Preciso do disco vazio, para encher novamente, porque pretendo levar o aparelho para portugal e deixá-lo lá a funcionar.

Ou talvez o senhorio esteja por passar cá e algo está por acontecer.
Talvez(es).

O que sei é que está um cortador de relva à entrada de casa e o senhorio jamais fez isso. Aliás, assim que eu comecei a jardinar, ele fez algo que não tinha feito no ano inteiro em que cá vivi: fechou a cadeado o barracão do jardim. Que foi onde encontrei uma pá e lhe perguntei se podia usá-la para cavar. Ele disse que sim mas logo de seguida fechou o acesso ao barracão. Mais tarde verifiquei que decidiu colocar ali o cortador de relva e procurei justificar o cadeado fechado devido a isso.

São apenas conjecturas... Tenho tanta coisa para fazer que não me apetece fazer nada. Percebem?
Mas se poderia fazer algo, a presença da mais-velha na casa o dia inteeeeiro irá certamente impedir-me de sentir liberdade para o fazer.

Vamos dar tempo ao tempo para perceber se vem aí chumbo grosso....

PS: Ainda bem que decidi fazer uma máquina de roupa ontem de noite, depois de chegar!
Hoje seria mais complicado. Roupa com leite derramado? Já está limpa, seca e arrumada!



4 comentários:

  1. Olá Portuguesinha.
    Não seria mais fácil ignorar esses miúdos?
    Eu tentaria ao máximo fazer com eles fossem invisíveis. Não prestar sequer atenção a quem está, quem entra, a que horas o faz.
    Eu faria a minha vidinha sem mudar uma vírgula às minhas vontades (afinal pagas por estar aí, não é à borla). Usava fogão, faria as minhas máquinas de roupa nas horas (respeitáveis, é claro) que me conviesse...
    Enfim, já que não podes sair daí, ao menos imagina-te a viver como se estivesses sozinha.
    Ahh e por último, mas não menos importante, responder à letra a esses fedelhos e mostrar-lhes que se esticarem levam troco.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que tens razão JOana e obrigada por comentares sempre nesse sentido. Em parte, já o faço. Mas por vezes, tens recaídas. A gaja ficou em casa o dia inteeeeeiro talvez doente. Noutras circunstâncias teria perguntado se estava bem mas agora... não me interessa.
      O que percebi é que DOENTE ou NÃO, quando subiu ao quarto e eu desci à sala, encontrei os cabos do gravador NOVAMENTE DESLIGADOS. Epá... O aparelho estava ali apenas há algumas horas, não atrapalha NADA... aquilo deve fazer-lhe muita espécie. Faz lembrar-me da jarra saltitona.

      Isto diz TUDO o que precisas saber sobre o carácter de uma pessoa.

      Quem torto nasce jamais se endireita.

      A indiferença algumas vezes esta lá. Desço à cozinha, aqueço comida no microondas, lavo a louça, sem dizer mais nada senão "Olá". Se me falaram, falo. Mas já abandonei o hábito de tentar meter conversa e receber, no máximo, respostas curtas que não querem dar. Agora se faço a minha vidinha e depois de me verem usar o microondas escrevem mensagens sobre estar imundo... Aí tendo a reservar-me um pouco mais. Mas depois retomo. Era só o que faltava, ditarem COMO devo fazer para aquecer a comida no aparelho.

      Troco ainda não dou, porque são muito camuflados, mas fui tão cínica quanto ao lhe responder "Obrigado por teres limpo o resto" com TRÊS emoji de beijo.

      Tem de ser.
      BOA semana para ti também e vem sempre comentar, que essa perspectiva faz-me falta.

      Eliminar
  2. Não deve ser fácil viver com pessoas que mal conhecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço-as bem. São aquilo que escolheram ser para com quem não é italiano. Se não conheço o lado bom, não foi por falta de procura. Mas por não mo quererem dar. Obrigada pela visita, volta sempre!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!