quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Há noveleiros por aí?



Faz muito tempo que não acompanho uma telenovela. Pensei até ter perdido a capacidade de o fazer, restando-me apenas a possibilidade de acompanhar as muito antigas, mas posso ter-me enganado. 

Recuperar um gosto é sempre bom. Perdê-los é triste, pelo que recuperar o que se julgou perdido, tem um gosto especial. 


A nova telenovela da TVI (Valor da Vida) tem essa capacidade de me deixar a querer ver mais. Já adivinho umas tramas dentro daquela espantosamente trabalhada trama, repleta de personagens e com um ritmo de desenvolvimento que me está a surpreender por ser rápido. Para novela que vai ter 200 episódios (não me apetecia nada acompanhar uma obra tão longa mas, ao contrário do que imaginei, penso que vai ser delicioso, não penoso). É ou não é bom quando somos surpreendidos com algo assim? 


Desde a primeira cena em que a vi, apetece-me salientar o espantoso trabalho de Dalila do Carmo. Que interpretação sublime! Por algum motivo a sua personagem transmite-me mais medo que qualquer outra. Sinto que ela sabe tudo o que se está a passar antes mesmo dos próprios saberem. E isso, deve-se à interpretação da atriz. É tão natural e credível, coisa que, sem querer entrar em preconceitos, sabe-se que é complicado conseguir em televisão. A sua personagem é matreira... ela sabe da atracção do ex-marido, ao qual aparentemente não dá qualquer importância, pela jovem filha da namorada do filho de ambos muito antes destes sequer trocarem as primeiras palavras. E percebeu a reciprocidade. E sabia muito bem onde ela se tinha enfiado quando fugiu de casa. Quando mandou o filho ir bater à porta do quarto do pai e depois seguiu-o para dizer que, afinal, já tinha visto Isabel sair (procuravam-na pela casa), o que ela queria era confirmar se os dois se tinham envolvido ou não. De alguma forma, ela sabia que a miúda estava com ele (talvez tenha escutado) e ao apanhá-lo nu de toalha enrolada à cintura, ela não dá nenhuma dica que entendeu tudo mas suspeito que é sempre a primeira a saber o que se está a passar. E depois é bem humorada e frontal, mas não conflictuosa. Pode sair qualquer coisa dali em 200 episódios... mas numa interpretação que dá gosto assistir. 


E pronto, para quem não acompanha esta telenovela este post é desinteressante. Mas encontrem satisfação no entendimento disto: estou a acompanhar uma telenovela com gosto!!!

Forcei-me a isso muitas vezes, até que acabei desistindo.
É bom recuperar um prazer que se pensou perdido para sempre.  

6 comentários:

  1. Não tenho por hábito ver novelas por duas razões. A primeira não me entusiasma estar um ano "presa" à televisão para ver uma novela. Segundo, como sabe eu adoro escrever tenho sempre umas quantas ideias na cabeça e tenho receio de me deixar influenciar. Em tempos vi as novelas da globo especialmente as baseadas nos romances do Jorge Amado. Atualmente estou a ver a nova versão de a Gabriela. Bem parece que já não é muito nova, mas eu não vi aquando da estreia. Lembro muito bem da primeira versão com a Sónia Braga, e estou a fazer comparações.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pertencendo a uma geração que nasceu com televisão, o meu consumo da mesma começou diferente. Via tudo o que passava - telenovelas sendo o prato predilecto, junto com séries de humor, documentários, filmes... até desporto me atraía, caso fosse a única coisa mais interessante no ar. Já vai algum tempo que a TV tinha dois canais apenas...

      Quando chegou mais forçaram os noveleiros a escolher - já que a competição pela audiência foi feroz. E todos sairam a perder porque não dava para ver todas as novelas e novelas era só o que os canais metiam no ar.

      O produto saturou e começou a apodrecer.

      Nunca vi a mais recente versão de Gabriela mas já passou na TV umas cinco vezes. Na sic, umas duas ou três, quatro com esta. Quem viu adorou. Pelo que espero que a Elvira também goste. Foram algumas novelas que assisti quando criança que me levaram a querer ler os autores nas quais se inspiravam. Depois conte o que achou :D

      Abraço

      Eliminar
  2. A TVI está a apostar nesse tipo de programação.
    E com assinalável sucesso.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim. Mas nunca liguei aos rakings. Por vezes acho-as lamechas e muito formuláticas - mesmo sendo amplamente apreciadas. Desta vez não sou cega às más interpretações mas o texto é bom. Muito bom. Não há personagem que não seja desenvolvida e parece que meteram na história umas 100 :D

      BFDS

      Eliminar
  3. Também não acompanho telenovelas. Embora em tempos tivesse gostado muito.
    Quem sabe esta sua não é uma boa dica que me deixa?! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode tirar a dúvida aqui:
      https://tviplayer.iol.pt/video/5bc9f7100cf252f8f40ac06a

      A TVI é um "amor" ehehhe. Disponibiliza os episódios online. Desde o primeiro. Assim, se não lhe apetecer ver na altura ou perder uns episódios, pode ir sempre espreitar o que aconteceu na trama. Há sempre algo a acontecer.

      Um abraço

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!