quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O Facebook eliminou-me sem mais nem menos!!!

 

Despertei para descobrir que a conta que mantinha no Facebook por anos e anos foi desactivada. Sem mais nem menos, de um momento para o outro e SEM AVISO.  

Acham isto normal?
Numa democracia??

Dizem os americanos que têm a Nação mais livre do mundo. Auto-intitulando-se "defensores da liberdade". E a empresa americana que é o Facebook ELIMINA sem sequer um pré-aviso uma conta de uma pessoa normal, que não fez nada de errado?

 Pergunto-me se a comunista China seria tão extrema! Ao menos neste país sabia com o que podia contar... opressão, liberdade limitada, controlada...

Com este gesto da americana Facebook, passei a nutrir uma certa admiração por quem mostra aquilo que é. Não suporto posições CINICAS, de quem fala em liberdade mas exerce opressão.


Quando fui para aceder à conta que deixei aberta e tinha usado apenas umas cinco horas antes, só apareceu uma mensagem a dizer que tinha sido DESACTIVADA por me fazer passar por uma FIGURA PÚBLICA. 

Mas isto é a sério??
JAMAIS tal pode ser sequer insinuado como verdade. 

Para quem chegou a viver perto dessa eventualidade e sempre fugiu dela, sinto-me até magoada nos meus princípios. Mas com base em que argumentos podem eles afirmar um disparate destes?? 

Acho que é alguém mal intencionado que denuncia o nome umas tantas vezes já que o facebook permite isso e até o incentiva. Como o facebook é algoritmos, eles eliminaram a conta e não querem saber de ir verificar se é verdade ou não

Que conceito de liberdade, justiça e democracia!!

Nos últimos dias não deixei comentários em qualquer publicação. De terceiros só publiquei duas notícias de domínio público sobre a história de Portugal, por as achar por demais interessantes. Na semana passada, estive em directo com vídeos a mostrar a paisagem do Tejo... e nada mais. 

Sempre cuidadosa, sempre sem expor outros ou a mim mesma. E, claro, nunca me fiz passar por nenhuma figura pública!! 

Após meses de quarentena em que fiquei sem computador, vir a portugal deu-me a oportunidade de relaxar a jogar Farmville, um jogo que só existe nesta plataforma. E por isso adormeci lá pela madrugada, a ver filmes antigos e a instruir-me musicalmente, deixando a conta do Facebook aberta. 

Devo ter criado um HATTER algures no espaço de tempo de cerca de uma década em que abri esta conta. O único "candidato" que me lembro sentir ter potencial para fazer isto foi um wanna-be fotógrafo. Uma vez, julgo que durante a quarentena, na sequência de um inocente comentário humorístico sobre um tema leve, surpreendeu-me receber um comentário dirigido a mim, não ao tema, com uma observação presunçosa de quem se acha certinho e correcto. Ao que lhe respondi -fazendo-lhe ver o meu direito numa sociedade livre de me identificar no Facebook com o cognome que quiser - que ele, por usar nome "de gente" (que foi como se referiu a mim) não era por isso mais honesto ou menos mentiroso que aqueles que escolhem não se expor tanto.

Defendo que cada qual se expõe como quiser. Este indivíduo criou uma conta de facebook para se promover. Por isso toda a conta era essencialmente auto-retratos e belas fotos. E, claro, usou o nome pelo qual quer ser conhecido. 

Mas isso não lhe dá o direito de criticar quem não é assim. Eu e muitos outros, nunca pretendi usar o facebook para autopromoção. A rede social era apenas uma ferramenta de comunicação e informação, que comecei a usar apenas para jogar um jogo em comunidade. Nunca ali publiquei uma fotografia minha ou de outra pessoa, a menos que não fosse claro de quem se tratava. Tenho fotos lindas de flores, paisagens... de mim, contra o sol, em silhueta ou de rosto coberto até aos olhos pela máscara facial. O meu nome, porque não consigo mentir, é o verdadeiro, composto de um conjunto de diminutivos. Não expõe a minha identidade a qualquer um que tenha fins obscuros. Só aqueles que eu quero ou sabem quem eu sou têm acesso a me encontrar na rede social. Não o inventei, não menti, não me fiz passar por ninguém. Sou eu mesma. Não sou sequer, uma produção da pessoa que pretendo ser (que é como muitos usam a rede social). E depois está nas regras do facebook: uma pessoa pode criar uma conta com outro nome SIM, desde que não se faça passar por outra pessoa. 

Ora... eu nem interajo com ninguém sem ser a minha família. Falo com uns familiares no messenger. Eles sabem que eu sou eu. Eliminarem-me o facebook por ser suposto estar fazer-me passar por um famoso???

Isto é CALÚNIA e MALDADE.

Discordo com esta postura anti-democrática. O facebook não procura banir os verdadeiros infractores. Permite que qualquer pessoa denuncie outra e como consequência,  parte para a eliminação da conta,  sem sequer se preocupar com a legitimidade ou intencionalidade da denúncia. 
É tão fácil quanto isso gritar: "LOBO!". Os criadores do facebook aceitam isto. Os estúpidos "controladores de conteúdo" do facebook, preguiçosos pelos vistos, limitam-se a eliminar contas sem sequer ver a LEGITIMIDADE das acusações.

Não concordo! Não concordo, não é deontológico, não é democrático. Estão-se nas tintas para o incómodo que isso vai adicionar À vida do utilizador. E o que é pior, é muito facilitador a terrorismo, a ciberbulling... no Facebook qualquer um pode eliminar a conta de outra pessoa, só porque o deseja castigar!

Agora não posso mais aceder aos conteúdos que publiquei "há 8 anos" - como o facebook sempre lembrava. Os vídeos que lá coloquei (dos passeios que dava pelos parques), perdidos. Ainda bem que nunca usei a plataforma para guardar nada mais pessoal. Agora estaria arrependida. Eh pá... curem-se.

Gostava era de lhes escrever uma bela carta a dizer o que penso deles. Mas não posso. Porque estão inacessíveis. 




Por princípio não vou PEDIR para reactivar a conta. 
IMPLORAR, PEDIR para me devolverem o que ilegitimamente me tiraram. Ao que sujeitam uma pessoa cumpridora e responsável... é execrável.

A possibilidade de recuperar a conta existe, SE lhes der um número de telefone. (embora duvide que funcione). Ora, eu não dei um número de telefone quando foi para abrir a conta. Porque haveria de dar agora? O meu princípio rege-se pela preservação de informação pessoal.

Se querem realmente tornar possível a recuperação de uma conta roubada sem qualquer justificação ou LEGITIMIDADE, então permitam que o faça pelo meio com que a abri: conta de email.


Há uns bons anos, para poder jogar Farmville em comunidade, pois ninguém carregava nos links que precisava para progredir no jogo, a solução passou por criar contas duplas, triplas, novas...  no facebook. A única plataforma onde o jogo se encontra a funcionar. 

Era conveniente para a rede social ter este jogo em exclusivo, pois tinha imensa popularidade e o número de jogadores crescia. De tal forma, que prejudicou o mesmo. As pessoas deixaram de se ajudar umas às outras, as tarefas no jogo tornaram-se muito árduas e exigiam muito tempo. Só aqueles com mais de mil "vizinhos" conseguiam jogar o jogo e progredir. Porque alguém, entre mil, sempre carregava nos seus links. Eu e com quem eu jogava, não tinhamos sorte e tinhamos de procurar 1000 links para carregar. Depois estes passaram a CADUCAR passados dois ou três clicks de outros utilizadores. 

O jogo tornou-se árduo e a intenção era só uma: fazer com que a pessoas comprem tokens para progredir, que é o que os pais fazem hoje em dia com os jogos de fortnite das crianças, etc. Passavam-se dias e não recebiamos ajuda. Não dava para progredir ou completar uma tarefa antes do tempo esgotar. O que era muito frustrante. De gratificante, o jogo facilmente passou a frustrante. Para solucionar isso criou-se uma segunda, terceira, quarta conta... para carregar nesses preciosos links e seguir caminho. 

Por isso sei o que é ter outras contas no facebook. Nem por isso usei-as para me fazer passar por outra pessoa. A plataforma é clara: não é proibido inventar nomes, o que é proibido é dar informações falsas ou fazer-se passar por outra pessoa, seja ela figura pública ou não.

Coisa que jamais faria. 

Não entendo. Eu nem gosto de ter o perfil público. Não tenho data de nascimento à vista, não preencho as partes inquisitivas "onde nasceste? Onde estudaste? Qual a profissão? Estado Civil? Nome da escola primária, nome da escola secundária, nome da universidade frequentada, curso e grau" e todos esses excessos de invasão de privacidade. Quando é para comentar algum assunto, faço-o, mas não uso palavrões ou insultos. Não há motivos para terem feito o que fizeram.

Mas já que o fizeram, agora fiquem com ela.
E espero que se danem na bolsa, a curto e a longo prazo.

O facebook desiludiu em GRANDE.

Cuidado. Um dia vai ser o blogger...
o Gmail...

Este universo do ciberespaço é tudo menos correcto.


5 comentários:

  1. Você tem outra conta no FB? Eu acabo de aceder a uma com o seu nome, que só tem como amiga eu e a Gabi, e cujo último post é um ramo meu a dar-lhe os parabéns em Dezembro 2019. Tenho uma amiga que lhe bloquearam a conta. com a informação de que houve uma pessoa que pirateou a conta. Ela ficou muito triste pois tinha lá fotos e contos que não tinha guardado noutro lado. O curioso é que a conta continua aberta, todos os amigos a vêem e inclusive ela consegue ir lá pelo perfil do marido, mas como é evidente não pode retirar o que quer.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui APAGADA do Facebook, Elvira.
      Como se nunca tivesse existido.

      Desapareci dos contactos dos meus conhecidos. O meu nome so aparece na sugestão de amigos porque estava pre-definido. Mas quando se procura, não surge sequer como existente. Deixei de existir. Nem quando uma pessoa MORRE tem este tratamento vergonhoso.

      Não há motivos para fazerem isso. Agora quem nao quer conta no Facebook sou eu. E que tudo lhes corra pelo pior.

      Já me eliminaram muita coisa na internet. Mas nunca assim, enquanto pisco o olho. Estava ligada durante a madrugada e pelas 9 da manhã fui eliminada.

      Nada de aviso. Foi o facebook em si que me eliminou. Se devido a uma acusação falsa ou por vontade própria, só posso supor. Mas acho que cabe a ELES averiguar a autenticidade da denúncia e não a mim ter a minha conta ELIMINADA e ter de provar que nada fiz.

      Essa conta que menciona, acho que lembro dela: criei-a para colocar conteúdos do blogue. Mas depois esqueci-me. Essa não é usada faz tanto tempo. Mas eles não apagam essas contas. Querem aldrabar os numeros.

      A sua amiga tentou recuperar a conta através do email? Se foi usurpada e ainda existe, o que fizeram foi alterar-lhe a password.

      Tenha uma boa semana.
      Abraço e saude

      Eliminar
  2. A conta dela existe mas como disse ela não tem acesso a ela a não ser através do perfil do marido, filho ou nora.Abriu uma nova conta, mas está tão triste por não ter acesso ao que tinha publicado que quase não vem ao FB. Eles têm umas coisas malucas. Há dias apareceu-me uma mensagem de que um poema meu que publiquei em Maio de 2010, ia ser eliminado por o seu conteúdo ser considerado impróprio. Era um poema de amor, sem nada de obsceno a menos que considerassem a foto que o ilustrava e que era dum banco de fotos e mostrava uma mulher sozinha sobre uma cama supostamente nua, mas com uma espécie de túnica vermelha que na prática só deixava nus os ombros e pernas. E publicada há dez anos. Imagine, dez anos para considerarem imprópria a postagem
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O falso puritanismo da coisa! Isso não faz sentido algum. É indecente. Se isso e a América do Trump, a américa da liberdade? Não é nem pintada de ouro.

      Se a sua amiga tiver associado a essa página de facebook uma conta de email que ainda usa e à qual tem acesso, talvez consiga voltar a entrar na própria página. É uma questão de tentar.

      Ela deve ter dado os seus dados pessoais a alguém de confiança ou então deixou-os memorizados num computador acedido por alguém pouco escrupuloso. Ou então foi mesmo pirateada ao acaso.

      Já me aconteceu algo parecido - alguém se apropriou da minha conta de email do Hotmail. Mas na altura, antes mesmo do ano 2000, a coisa ainda era simples: o mínimo quatro letras. E adivinhe lá qual era a minha password: o meu nome em diminutivo. "Tuga". (exemplo).

      Foi fácil alguém apropriar-se. O difícil foi eu saber se esse alguém usou a minha identidade para enviar emails falsos à minha lista de contactos. É que pouco depois notei que todos pareciam diferentes comigo. Como coincidiu mudar de cidade, não deu para viver mais tempo no lugar para averiguar se as impressões que tinha tinham fundamento. Acho que tinham, agora porquê não sei. Seja o que for, sei que foi calúnia.

      Mas passamos pelas situações para aprender com elas. Eu não aprendi nessa ocasião, tive de levar mais na cabeça. Gosto de pensar que alguma coisa já consegui. Mas por vezes, penso que não.

      Abraço e obrigada pela "conversa".
      Espero que esteja tudo bem consigo.

      Eliminar
  3. Como não ando no Facebook e afins não sei a razão mas que leio imensas coisas do género lá isso é verdade. Por essas e por outras não tenho qualquer curiosidade em fazer parte.

    Enfim coisas deste mundo de cabos que não lembram ao diabo:)

    Beijos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!