quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O noivo é que sabe e a TV portuguesa

 Diverti-me a ver um episodio estrangeiro do programa "O noivo  é que sabe". Quando, no intervalo, anunciaram uma versao portuguesa, fiquei curiosa.

Como muitos, vi a estreia do programa no passado Domingo, na SIC. Ficou no ar umas duas horas (?) sem intervalos publicitarios ate terminar o concurso da RTP1. Se gostei? Bom, nem tanto. Nao me satisfez como a versao estrangeira. 

Para começar, tem o "cunho" tipico da SIC e peca por isso. É enfadonho, pouco dinamico e repetitivo. Como todo o programa SIC, a edicao induz a erro. Leva-nos a crer wue vai acontecer algum drama, e este nao esta lá. A sogra da noiva nao tinha qualquer impedimento a dizer durante o casamento. Essa ideia so foi criada  na edição, como chamariz. Se pensam que isso cria suspense e gera interesse, para mim o que faz é repelir público. Certamente o fez a mim, que nao pretendo seguir o programa.

Outra coisa que desgostei foi a "salada russa". Ao contrario do que vi na versao estrangeira, aqui nao existiu A historia de UM casal sendo acompanhada do principio ao fim. Surgiram TRES casais e a historia de todos foi passada em simultaneo. Mas na realidade, so uma estava a ser contada: a dos jovens Lourenço e Ana, a viver num lugar paradisíaco. Juventude e beleza: o que a TV quer. 

A historia dos restantes noivos so estava a ser usada como "enche chouricos", para estender o formato adulterado do programa. Quando este termina, ninguem tinha ainda casado. 

Torna-se frustrante. Na continuação somos surpreendidos com a constatacao do quanto a historia deste casal foi adulterada para servir os propositos das audiencias e nao existiu nenhuma sogra-ogre como incontaveis vezes foi sugerido nos videos "Ja a seguir" "nao perca".

Preferi o que percebi nas entrelinhas: uma sogra/mae dominante, que ja interferiu demasiado na vida do casal no passado e de quem eles precisaram fugir, encontrando ha pouco tempo aquele cantinho para viver. Dinheiro era evidente que estava na base da criacao de pelo menos um deles e depois surge a compra das aliancas na "ourívesaria do avo" de Lori - abreviatura para Lourenço e o verdadeiro nome pelo qual a familia trata o noivo na intimidade. 

Betiiinho! Ahaha. Dizia-se no meu tempo. 

E este tipo de betinhos adora uma jovem com ar virginal, de comportamentos aparentemente pudicos e discretos - esperando outros na intimidade. Assim sendo nao é incomum que o resultado seja uma gravidez precoce e inesperada, certamente o que veio a acontecer neste exemplo, pois o casal, ele com 30 e ela com 25 anos, ja tinha dois filhos, um ainda bebe (altura em que mudaram de casa) e outra menina, de idade nao recordo se proclamada, mas podia dar-lhe ate sete anos.

Especulacao a parte sobre o que nao foi dito, a realidade e que so a historia deste casal foi desenvolvida. Chegando ate o altar. Os outros so chegaram a fase de fazer as malas. Pois o formato exige que o casal se separe enquanto os preparativos do casamento, que é daquele momento a 10 dias, ficam todos ao encargo do noivo. Supostamente nao se podem contactar. Entao, tudo o que a TV mostra a audiência é a choradeira da separação. Esticada foi como um elastico, com todos os noivos a dizerem o mesml: "Oh, nunca ficamos um dia separados. O que vai ser de mim???"- choro.

O segundo episodio durou uns impressionantes... 15 minutos. Em contraste com a "maratona" do primeiro. Mais curto, mas nem por isso menos enfadonho. O jovem casal casa e parte em lua de mel. Os outros ainda andam no principio dos preparativos. Terceiro episódio (visto em fastfoward): o jovem casal vai para a lua de mel e deita-se na cama. Os outros continuam os preparativos. Ninguem casa!

Nao so o jovem casal ja devia estar fora de ena, como os restantes ja mereciam um desfecho. Mas aqui é que entra o cunho da SIC, que adultera o formato de acordo com o que julga ir resultar para os seus objectivos.

Se acho que vai resultar? Acho que nao!

De acordo com uma revista, resultou no dia de estreia. O programa foi líder de audiencias. Mas isso deveu-se a divulgação e a estreia, num programa tao longo e sem interrupcoes que as pessoas acabaram por nao migrar para outro canal da concorrência.

Dizem que e a aposta  do canal para combater o Big Brother. Jesus, se alguem pensou assim, pensou muito mal! Qualquer programa de entretenimento que vi na RTP1 tem mais hipoteses de conseguir esse feito. Porque traz entretenimento leve, misturado com diversao. Acho que este canal esta mais interessante que a SIC. O retorno do Big Brother, ainda mais com a Teresa Guilherme no comando, vai destronar tudo e todos. Para o combater so outro reality show. Mas nao creio que casar agricultores ou meter o noivo a cuidar dos preparativos seja o caminho.

Deviam apostar nos famosos.

Mas chega de dicas que nao soi eu que vou ficar rica e reveber milhoes de ordenado por mês  se seguirem os meus palpites ahahah.



































permitindo  a  que nao passava do mesmo. 










1 comentário:

  1. Não vejo o Big Brother e nem vi a dos noivos. Gosto muito de ver "A Árvore dos Desejos" mas fico cansada de andarem às voltas repetindo cenas e imagens". O mesmo acontece com o "Terra Nossa".

    Agora o que vejo sempre que posso é a Volta à França em bicicleta e o ténis nos Estados Unidos.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!