quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ainda sobre o Festival

Ainda sobre o Eurofestival, encontrei estes vídeos e achei por bem partilhar.


Gostava de entender o significado deste (e deste que tem mais desgostos que gostos) vídeo. Será que significa que o intérprete Russo plagiou a Beyoncé ou pretende afirmar "somos tão bons quanto a world wide apreciated Beyoncé"? Ficou a dúvida. Alguém aí entende Russo??

Depois encontrei este, que parece ter o festival inteiro. Fiquei surpresa, à medida que pulava por entre as votações, entrevistas, actuações e VENDA de merchadising (!!!!), como as indumentárias este ano são horrorosas!!! Especialmente as do júri dos países. É uma atrocidade atrás de outra. 


E voltei a reparar na estranheza da prestação do intérprete de Stars, stars, stars... bom, ele repete esta palavra imensas vezes, mas o título da música é "Feitos de estrelas" (made of stars). Além de me fazer lembrar o vocalista da banda "Os Cure" que nos anos 90 "estouraram" com o seu look dark e gótico e achá-lo atrasado no tempo por aparecer com um visual "fresco" como algo conservado em fermol, reparei para o final que o Israelita durante a canção, fica parado no mesmo sítio a embalar-se da esquerda para a direita, de braços apertados, parecendo um doido numa camisa de forças, a insistir repetidamente nas suas "Stars".


Outras músicas são apenas pretensiosas, como a Italiana. Pretendem ser profundas e cheias de mensagem mas não funcionam. Outras o são por apresentarem um espectáculo pirotécnico grandioso, mas não terem nada demais na melodia. Reparei que a concorrente da Austrália, que no palco mal se mexe, é na verdade um pirilampo saltitante algo juvenil e infantil quando entrevistada no seu estado "normal". 

Não sei se mais alguém reparou mas os intérpretes, na sua maioria, tinham de ficar especificamente imobilizados no centro do palco, para que a prestação batesse certo com o espetáculo de luzes. Foi o caso da canção vencedora. Porém, a intérprete conseguiu muito movimento e expressionismo para quem tinha de ficar quieta no lugar. No início até marcha - embora o plano não o tenha mostrado, talvez para que não induzisse ao imaginário de soldados. Outros na mesma situação não conseguiram passar dinamismo e tiveram melhores enquadramentos de plano para o disfarçar. 

No reverso desta condição, estiveram prestações como a da Bélgica, que correram "soltos" por um palco decorado, de micro na mão, podendo assim dar aso à segunda mais importante actividade musical: a dança

«Sou o nº1!
Russia, heil!»
Já a Rússia, que apostou forte no espectáculo de luzes, teve de se desdobrar em coordenação e a "dança" limitou-se a acenos de um braço com coreografias de poses. Cronometrados para encaixar na perfeição com as imagens gráficas projetadas num monitor e interpretados por um tipo com uma atuação "cocky", convencido e cheio de si e da sua vitória, instruído em cada gesto e a aproveitar cada plano de rosto para seduzir o público. A força da música Russa está toda no show-off de movimentos e luzes porque a lírica e o ritmo... era mais uma sobre stars, stars, stars...

Notei enquanto pesquisava as indumentárias do Juri, que os mais bem vestidos deram os 12 pontos à Ucrânia. Sinal de bom gosto, ehehee. Quase sempre foi a ucrânia o país mais mencionado para receber a pontuação máxima, pelo que questionarem a legitimidade do mais votado é irónico. 


Quanto à participação da Austrália num concurso europeu, parece que este facto está a receber menos controvérsia que, como é habitual, a música vencedora. Mas controverso também podia ser o facto de, tanto a intérprete australiana, como a sua comitiva e a júri apresentarem traços orientais. Lá se vai o imaginário de um povo... estilo Crocodille Dunddie: louros,brancos queimados pelo sol e com sotaque de "mate". Parece que a China anda mesmo a conquistar o mundo... lol. E até consegue introduzir-se num festival Europeu... uma chinesice australiana. :P

Não me deu para comentar os Globos de Ouro mas saiu-me o criticismo para este festival!

E o que concluo? Afinal, a "pirosice" está em todo o lado e não é uma exclusividade portuguesa!! 




2 comentários:

  1. Nem a propósito, olho para a tv e vejo na novela portuguesa uma chinesa. Ora bolas, eles estão em todo o lado!
    No caso da cantora da Austrália ser asiática não é de admirar porque aquilo é ali perto ahahaha mas realmente foge um bocado ao estereotipo do que se pensa em relação a um australiano.
    Seria de esperar que a participação da Austrália causasse mais polémica do que causou mas eles argumentaram que eram fãs do espectáculo desde que os Abba ganharam e a coisa ficou por ali. Já agora, abram alas para os outros países!
    Os cantores deviam ficar quietos por causa dos efeitos especiais que víamos atrás deles porque se eles saíssem do sitio davam cabo de tudo. Em termos visuais é bonito mas perde-se a espontaneidade que um programa destes merece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência ana!
      Estão a espalhar-se ahaha.
      Concordo que os efeitos especiais (e as coreografias já agora) estão a ganhar mais peso do que a própria música. Por isso é que gosto de ouvir sem ver, de início. Depois junto o todo. Os envolvidos ficam chateados porque investiram tanto, coordenaram tanta coisa, tudo corre bem e não ganham! Mas é um concurso de música... E acho quem que o critério se centre nesta e não tanto na parnafenalha em volta.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!