sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pagar para trabalhar?


Pagam-se anos de formação para poder trabalhar. Depois fica-se empregado e recebe-se salário. Certo? Certo!


Garantias de colocação? Por quanto tempo? Um salário? De quanto? 600 euros? Talvez. Menos descontos e menos 300€, claro. Existem muitas diferenças entre o antigamente e o hoje claro. Onde estão elas, mesmo??

O mesmo exemplo. noutra recrutadora. Pergunta: porque é que o salário é sempre uma referência oculta, como se fosse misteriosa, proibida, um tabu? As pessoas vão trabalhar porque querem um salário. Devia ser a primeira coisa que a empresa deve mencionar. Clareza e objectividade. Carecem muito disto qualquer oferta de emprego em Portugal. E, claro, esta função, que inclui já umas cinco ou sei actividades ( Assiste os passageiros no embarque e desembarque e procede ao seu despacho e da respetiva bagagem; Executa tarefas relativas a exportação e importação de correio; Procede ao despacho operacional e centragem dos aviões; Procede a reservas e controla a aceitação e distribuição do tráfego; Emite, vende, verifica, regista, e contabiliza documentos de transporte e procede a reembolsos; Elabora e analisa processos de reclamação de irregularidades em bagagem, carga e correio; Presta informações e atende reclamações do público)  ainda vem acrescida da informação: Os Candidatos selecionados serão contratados não só para exercerem funções para a qual se candidataram como também funções noutras áreas.

 Ah! Se for preciso posso ir lavar os lavabos depois de um cliente vip ter tido uma crise de diarreia! Ou ir buscar uns cafezinhos com croissants ou ainda providenciar umas massagens aos pés... Faz tudo parte da "função", de salário só revelado na entrevista, coisa que podemos agradecer a estas empresas prestadoras de serviços, que levam 60% do rendimento e ainda colocam como condição que a formação seja paga pelo formando.

Volto a perguntar: as condições de trabalho mudaram muito no mercado empresarial de há 50 anos para cá, certo? Certo??

1 comentário:

  1. Acho particularmente piada aos anúncios que pedem pessoas jovens e licenciadas com menos de 30 anos, e ao mesmo tempo experiência comprovada de pelo menos 5 anos. Deve machar que os licenciados mal saem da universidade arranjam logo trabalho e conseguem juntar alguns anos de experiência.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!