segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A odisseia para imprimir

 Duas horas e meia deve ter sido o tempo que acabei por dispensar no processo de imprimir o documento que tenho de apresentar no aeroporto para embarcar.


Trata-se de um formulario da DGS onde consta os dados basicos do viajante: nome, dia e data da viagem, numero de voo, morada, pais de origem e um contacto em caso de doenca durante o voo.



Um procedimento tao simples como imprimir uma pagina de papel, algo que sempre foi feito com rapidez e simplicidade, tornou-se uma tarefa Herculesca.

Primeiro há que encontrar um lugar que preste esse servico. Costumava ir a biblioteca, que esta fechada desde o inicio do lockdown, em Abril.

De la para ca tive a sorte de encontrar um colega que se ofereceu para o fazer nas duas ocasioes em que precisei. 

O unico outro lugar onde talvez pudesse imprimir ou fotocopiar que sr manteve aberto, foi os correios. Mas aqui no Reino Unido Unido esta entidade nao presta esse servico. 

Por sorte, agora com tudo aberto, descobri uma casa de Molduras que imprime documentos. Telefonei para confirmar e soube que era possivel enviar por email o pdf a imprimir e depois passar para pagar e levar.

Achei um sistema ainda melhor do que o de antes, na biblioteca. Nao tinha de usar uma pen e aplicar no computador, por exemplo. 

Mas quem disse que o gmail envia pdf? Por alguma razao que desconheco, quando tento enviar anexos, ele guarda os emails nos "qeue" (pendentes/em fila) e nao os envia. Tentei de outras formas, por rede fixa e movel, por bluetooth, download... nada resultou.

Tive de ir a loja, que estava a fechar (as sexta-feiras lojas dentro de Centros comerciais fecham as quatro da tarde) e pedir se dava para  abrirem o site da easyjet, encontrar o link do impresso e imprimir dali.

Tive sorte. A loja nao era daquelas que bloqueia aos funcionarios o acesso a sites desnecessarios ao exercicio da funcao. 

Tambem tive sorte por ter sido atendida por uma jovem. Acho que uma pessoa mais velha talvez nao se desse a tanta preocupacoes. Mas a jovem, pouco experiente na vida, talvez idealista e com aquela vontade de solucionar problemas, insistiu em todas as outras ja fracassadas alternativas, acabando por aceitar tentar a que me levou ate ali.  Resultou. 

O que gostei nesta experiencia foi a funcionaria. Ela nem sabia usar um computador direito, nunca tinha feito uma reserva de aviao na sua vida "a minha Mae e que faz tudo por mim" e nao sabia como imprimir (CTRL+P) uma pagina diretamente da internet.

 Abençoada! É tao bom ser-se jovem e ainda desconhecer tanta coisa... - reflecti.

Acho que isso tambem a torna uma pessoa menos amarga que não vsi mostrar menos vontade em dar aquele passo extra para ajudar alguem. 

Simplesmente ainda nao tinha vivido muitas amarguras ou experenciado uma vida independente, cheia de socos no estomago. 

Abençoada mesmo! Porque essa ingenuidade é preciosa e uma das primeiras coisas que vao procurar destruir.

Imprimir um impresso nunca mais foi tarefa facil depois do Covid.


 

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!