quinta-feira, 13 de agosto de 2020

 A minha ligação com a anterior casa vai terminar amanhã. Era suposto acabar dia 16, dia ate o qual fiquei a pagar renda.

Mas sabem o que mudou isso??

Fui la anteontem. Logo de seguida o senhorio envia-me uma mensagem a dizer que arranjou uma pessoa para me alugar o quarto dia 14 e 15. E devo devolver as chaves dia 14 "enfiando-as pela ranhura da porta". 

Coisa que nao pretendo fazer. Nao fui criminosa para nao poder entrar ou bater a porta e as entregar pessoalmente a alguem de carne e osso.

Ele nao sabe mas eu ja pretendia terminar esta ligação antes de Domingo. Dei-lhe a entender qie estava a trsbalhar muito para ganhar dinheiro. O intuito, claro, e pagar tudo antes mesmo de entregar as chaves. 

Em um mes em que paguei a renda daquela casa, pus lá os pés tres vezes apenas. Ainda assim sou tratada como se nao tivesse direito a fazê-lo. Deviam sentir-se gratos, pois outra pessoa ia la estar todo o dia, a fazer banzé, sem deixar escapar uma noite que fosse. Ia cozinjar todos os dias, deixar as coisas sujas, desarrumadas, consumir muita eletricidade e gas e assumir atitudes destas. Afinal, para a reputação que me criaram, se me deram fama de desiquilibrada, devia agir como tal.

Foi o melhor dinheiro alguma vez gasto: pagar para deixar de la viver. Dinheiro bem gasto. Nao me custou nada ficar sem ele. O que me custa e saber que a minha reputacao ali dentro, seja quem for que lá vá parar, sera sempre manchada. O que me custa é perceber que o jovem rapaz que la mora, evitou-me. Saiu de casa a minha chegada e wuando regressou uma hora depois, subiu direto para o quarto, para evitar encontrar-se comigo na sala.

Claro que sei que vao relatar a minha presença. Provavelmente enojados pela ideia. Como ja nao la aparecia fazia 2 semanas, ja se tinham acostumado a ideia de nunca mais me terem ali dentro. Devia ter la ido todos os dias so por causa desta atitude. A Gordzilla faz a cabeça do senhorio para que ele me pressione a pagar cada tostao. Sabia que ele ate seria capaz de me deixar ir embora e "esquecer" este mes. Mas imaginem se uma nao-italiana tem esse direito. Nao! So os italianos e que podem la morar de graca, a custa do dinheiro de renda de todos. A impor a sua presenca diaria na cozinha, a usufruir dos utensilios, da maquina de lavar roupa, do estendal, do patio, wc, etc. 

 E falo isto por causa das amigas da Julia, que  ficaram 5 semanas com todos os seus pertences pela casa, entrando e saindo da mesma conforme conveniencias e trazendo hóspedes. Fossem de outra nacionalidade e SEI que a receptividade seria NULA.

Falo tambem da ex namorada do actual italiano a la morar. Apareceu la com ele no dia 1 de junho e tanto quanto sei, nunca mais pagou renda em lado algum. Quando precisa bate a porta e serve-se. Como quem mora ali, e vi que tem toda a sua roupa, ainda em malas armazenadas na conservatoria. Quase 3 meses de hospedagem de borla e muito bom!! Continuam juntos cada vez que da, mas so um paga renda. Fantastico.

E a familia da Julia? Apareceu toda em peso um dia, pai, mae, irma e namorado da irma. Mais o namorado da Julia perfaziam 6 pessoas. So uma com direito de ali ficar. "Sao so uns dias" - disparou voluntariamente a Gordzilla sem qualquer referência a ser feita. Uns dias foram pra i uns sete... com todas as noites de conversa na sala. E depois usavam-na para dormir. O que impedia os restantes na casa de a usar. 

Se atrapalha??

Nada!!! (ironia)

Então? Italianos podem tudo. Outras nacionalidades? Fogueira com eles.

E o que fui la fazer a casa?

Bom, fui tentar dormir. Basicamente foi isso. Tem estado um horror de calor. A nova casa é um fogao. So se esta razavelmente bem na cozinha. Estava privada de sono fazia varios dias. Chego a casa as 7 da manha. Antes das 10 o calor ja esta a atrapalhar o descanso. Nesse dia estava desesperada por sono e nao conseguia. Senti ate o impulso de chorar. Tal como os bebes fazem. Lembrei-me entao do quarto que fica do lado da sombra. Sempre gostei dele pela sua localização longe do calor. O atual fica no sentido oposto, virado para sul. Apanha todo o calor o dia inteiro e a paeede de tijoleira armazena-o pela noite a dentro. 

Tinha acabado de pagar a renda daquele mes. Precisava dormir. Ou repousar num lugar sem calor. (Tem estado 34 graus). Tambem queria procurar algo que devo ter deixado cair debaixo da cama e tirar o tapa janela que coloquei no vidro acima da porta do quarto, para bloquear a luz vinda do corredor. Afinal, meti na cabeca que nao ia la deixar NADA. Outros abandonam sempre coisas que nao desejam e lixo. Tudo acaba por se acumular pela casa. Eu deixo tudo limpo, melhor do que encontrei. Sempre foi assim e penso que sera sempre. Tambem precisava lavar o lencol da cama e queria que este secasse rapido. Como bastam 30m na conservatoria daquela casa para isso acontecer, decidi ir lá.

Mal entrei, escutei o rapaz novo a tocar guitarra. Mas sabia que ele vinha espreitar. E veio. Cruzamo-nos quando cheguei ao topo das escadas, ja tendo posto o detergente que trouxe comigo na maquina e o lencol mais a mochila e outras coisas que se sujaram, a lavar. 

A conversa foi so tudo bem? Esta calor? E apressei-me a entrar no quarto. Eram ja umas 3 e meia e nao tinha mais que duas horas para dormir. A Gordzilla ia aparecer por volta das 5pm. Pelas 4.30 estava fora da casa. 

Ao chegar, ou me esqueci do lixo na bancada (nao consigo lembrar) ou lhe relataram a minha presenca. Ela logo deve ter enviado uma mensagem escrita ao senhorio, queixando-se. E este inventou que subitamente apareceu alguem para alugar o quarto por estes 2 dias finais, assim prevenindo que sua Majestade a Gordzilla, tivesse a sua toca de cobra importunada pelo meu direito por lei em la viver.

Ele nem perguntou se eu aceitava alugar o quarto. Foi logo dizendo que nao o podia ocupar mais e wue me descontava (vejam so) 24.30 centimos de renda por esses dias. Metesse os 24 ponto 30 centimos no cu. Mas nao estou para me chatear. Ja pretendia despachar a casa e a restante divida da renda antes do prazo estipulado.


Eu fiz tudo certinho. Mas tenho a certeza que fiz tudo errado. Ele temeu este tempo todo que eu tomasse outras atitudes. Como desconheco os meus direitos e mais ainda que accoes estao ao meu alcance, limitei-me a ser quem sou. Ele foi mais falso do que imaginei ser possivel alguem ser. Estao bem um para o outro. Cobra inquilina e senhorio cobrao.

Sabem o que encontrei quando abri a porta? Um quarto reformulado, decorado por uma profissional, com jarra e flores artificiais, uma vela e uma decoracao a janela. (Com teia de aranha). A secretaria tinha sido removida. O guarda-vestidos enfiado em frente das prateleiras que eu tanto quis que o senhorio aplicasse. Tornando-as assim inuteis. Uma forma de demonstrar o quanto foram rejeitadas. Por isso ele nunca as terminou. E so as finalizou, porque nesse mes de covid decidi pagar meia-,renda, como ele tinha sugerido meses antes. Foi intencional, para ver e o receio de perder dinheiro o fazia cumprir o prometido e devido. Por essa altura ja estava deprimida num quarto que ate entao so me trazia bem estar. Nao suportava mais. Adiei por meses todos os projectos que tinha para me sentir confortavel ali e usar o espaco para as minhas necessidades. Tudo "encaixotado" por meses, a espera das prateleiras e dos toques finais. E o senhorio a fazer ouvidos mocos. Desgraçado. Faz-se de atencioso e prestável com quem lhe interessa e é o oposto com quem nao o seduz ou lhe afaga o ego.


Uma comoda foi posta no lugar do guarda fatos. Colcha nova, almofadas decorativas novas, tudo o que nao tive direito, dado, de graça. 


Num quarto que ainda e meu por direito. Nao podiam te-lo alterado sem o meu consentimento. Mas deixei passar.

Nao lembrei de abrir o armario do lado de fora para espreitar se estava a ser usado e com quê.  Nao la fui com esse intuito. 

E agora, a menos que la entre hoje de noite, praticamente ja me tiraram o direito de entrar amanha.

Para encontrar alguém para alugar o quarto o mes inteiro e assim me restituir nao 24.30 centimos mas umas 400 libras, nisso nao teve ele impeto. Claro! Pretendia castigar-me. Arranjaria alguem para la ficar com facilidade. De imediato. Mas assim fazia-me pagar renda em dois lados. 

Nao sou italiana. Logo, nao sou sovina. Isso nao me incomoda nada. A parte que sempre ira incomodar e saber que a minha essencia como pessoa e a verdadeira forma como me comportei ali dentro, como uma lady, digna e com honra, sera sempre, sempre adulturada com mentiras. Retratando-me de forma vil. Oposta a minha natureza.

E que aquilo de que fui vitima sera aquilo de que me acusam. Isso doi. Doeu enquanto estava a ser alvo, doi mais ainda saber que numa versao alternativa sou quem pratica o mal que me foi feito. É muito injusto. 

E so quero que os "Deuses" que tudo sabem e tudo vem façam por me vingar e restituir a verdade, totalmente violada que foi.

Geograficamente tudo fica bem. Mas as ramificacoes daqueles longos anos ainda as sinto todos os dias. Afetaram a minha pessoa. Fico sensivel a qualquer suspeita de que possam a estar a mostrar outra personalidade pelas minhas costas.

E algo muito dificil que terei de aprender a ultrapassar sozinha. 

O fim definitivo decerto vai ajudar.

Sou uma sobrevivente de avalanches, terremotos, maremotos, tsunamis, incendios, agressoes... morrer nao morro. Sobrevivo. Mas é aqui que reside a parte mais dificil.


Beijos.



 

2 comentários:

  1. A minha filha e o namorado já andam à procura de casa para eles.
    Só os dois, nada de misturas para não haver chatice.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Tens e deves desligar-te de uma vez por todas de um lugar e gente que tanto mal te fez. Não esperes que um dia reconheçam quem de facto és porque não ganhas nada com isso...mas o tempo...esse tempo ainda lhes irá pregar partidas angustiantes...sobretudo a senhorios gananciosos.

    Bola p'ra frente e desfruta da nova casa.

    Beijos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!