terça-feira, 12 de maio de 2020

Gostava de voltar aos meus 25 anos


Gostava de voltar a ter 25 anos apenas pela quantidade de tempo que ainda ia ter para colocar a minha vida nos eixos.

Sabendo o que sei hoje porque a experiência de vida mo fez vivenciar, gostava de poder "recomecar". Acho que esta ideia deve passar na cabeça de todos nós. Até mesmo na cabeça dos que estão felizes e não mudariam nada nas suas vidas.

Não que queira mudar. É mais querer viver com mais controlo da minha vida e, em situações pontuais, fazer outras escolhas. As que queria fazer o tempo todo e não fiz, por dar ouvidos às opiniões alheias e ceder a pressões familiares.

Uma das coisas que mais me disseram da pré adolescência ate os 25 anos, foi a frase: "Tens tempo".

"Deixa-te estar, tens tempo".

O que significa, adia, fica passiva, espera... tens tempo.

Pois o maior pecado que se pode cometer é desperdiçar tempo. Se tens em ti algo que precisas ver acontecer, não adies. Vai atrás.
Não é por teres 18 anos que "tens tempo". A vida são momentos. Se os deixarmos passar porque "outros  certamente virão", comete-se o pecado do desperdício.


No fundo, sinto-me confortavel com quem sou e não desejo voltar a passar pelas lutas que travei. Mas gostava de emendar algumas coisas. Talvez numa segunda chance, saísse vitoriosa?

Mal a outros nunca fiz, pelo menos intencionalmente. Se soubesse que, involuntariamente, tinha magoado profundamente alguém, ia resolver a situação. Não há necessidade de nos estarmos a odiar uns aos outros, a maior parte das vezes sem motivo ou com base em difamações injustas.  Sei o que é ter o nosso estado de espírito magoado por injustiças ou mal entendidos.  Morre-se por dentro. Dói. A minha natureza é desejar ir logo esclarecer tudo, deixar tudo bem. Tirar aquele "peso dos ombros" e sentir como subitamente o bem estar regressa em pleno.

Há  tanta gente que me deixou com mágoas que até hoje se fazem sentir. Pergunto-me quantas o fizeram sem perceber.

Voltava atrás no tempo para poder  ter a filha que sempre desejei. Que hoje já estaria a dar-me netos.

Estas fantasias... sinto-as como algo que era suposto ter acontecido. Estavam no meu caminho. Algo me desviou dele.

Lido bem com isso, apenas tem alturas em que se fica a imaginar o que teria sido a vida com diferentes escolhas.


7 comentários:

  1. Boa tarde:- Confesso que também gostava de voltar aos 25 anos. Mas se voltasse será que viveria o que já vivi? Ninguém sabe.
    Cada idade tem a sua beleza. Saibamos desfrutar dela.
    .
    Tenha uma terça-feira feliz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ser permitido regredir no tempo, por um ano ou dois, o tempo que a pesdoa conseguir negociar. E gicar a saber como seria. Eu ia namorar um tipo de 25 anos ahah. Sem problemas com minha idade Kkkkk

      Eliminar
  2. O que poderia ter sido, nunca saberemos. O que é certo é que a vida nos obriga a escolhas. Se as fizemos bem ou mal, só mais tarde se saberá. Entendo o que escreve porque também em mim emergem esses pensamentos. Mas, acho que na altura em que fizemos a escolha, tínhamos razões que nos fizeram trilhar este caminho e não outro. E, mais importante de tudo, nessa altura, não tinhamos o conhecimento que temos hoje.

    Fiz, outrora, uma reflexão parecida com a sua. Coloque num motor de busca https://alex13-alexandra.blogspot.com/ e, se conseguir entrar e tiver curiosidade,vá a 16 de julho de 2009. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vou procurar Alexandra. Assim que tiver oportunidade porque agora estou na pausa de trabalho. Bj

      Eliminar
  3. Foi uma época bem complicada na minha vida.
    Não, obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Comigo foi uma época de terror e que acabei por sair da minha terra. Já passei por outros momentos maus e fui superando. Pensando bem e perante a pandemia de que o mundo foi assolando mantenho a calma, nada de pânicos, mantenho rotinas obedecendo às regras impostas e sobretudo não guardar para amanhã o que posso dizer/fazer hoje doa a quem doer.

    Força e que tudo corra pelo melhor

    ResponderEliminar
  5. O passado é passado. Os "se"'s não levam a lado nenhum. Bola para a frente!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!