sábado, 24 de setembro de 2016

E Lisboa já está com corredor verde


Tirado do site da Câmara de LX:



Meh. Esperava mais. Mas creio que ao vivo é melhor. Estas imagens não transmitem grandeza e a área é grande. Há umas semanas ainda não estava assim: Claro que gosto. Verde é verde, não tem preço. Uma cidade com verde é outra coisa!

Mas ao ver estas imagens fiquei simultaneamente triste. Porquê? Porque lembrei-me das obras que Lisboa sofreu no passado. Todas no sentido oposto a este. E fico a perguntar-me «para quê»? Para quê tirar os separadores verdes, abater árvores, se agora vão ter de plantar de novo?


Quando Lisboa se preparava para a Expo98 foram tantas as árvores abatidas. Em algumas avenidas os separadores como este desapareceram. Para dar lugar a uma fileira de blocos de cimento. Diziam, numa certa artéria, que o movimento seria tanto, que o alargamento da via para 3 faixas de rodagem de cada lado era indispensável. Então destruíram o separador ao meio, igual a este da imagem. Não satisfeitos porque isso só lhes dava uma via e precisavam de outra, foram abatero passeio para os lados. Centenas (que eu as contei) de árvores foram junto. O trânsito ficou mais próximo das habitações, certos hábitos de convívio que as pessoas adoptavam na beira da estrada desapareceram por o terreno verde ter ficado bem mais diminuto, e para quê? O traço NUNCA precisou das vias extras e agora só serve para caça à multa. Muita avenida, muito espaço... poucos carros. Alguns radares. 

Agora vão ter de plantar tudo de novo...  Embora não vá ficar assim. Devia ser bonito circular na Avenida da Liberdade quando estava com este design!



E é a vida...
São as cidades a evoluir, a mudar de necessidades, a acompanhar as novas gerações...


5 comentários:

  1. E eram bem mais bonitas as avenidas com esses separadores.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos as vistas melhoram. É menos stressante viver numa cidade se existirem focos de verde - digo eu, que gosto de ficar por um jardim quando quero fazer uma pausa.

      Eliminar
  2. Assim está muito melhor.
    Entre 1980 e 1989, Lisboa foi mal tratada pelo inenarrável então presidente da Câmara Nuno Abecassis.
    A Avenida da Liberdade está digna e vai ficar ainda mais.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Depende da perspectiva, imagino. Mas seja o que for, faz parte. Também nós evoluimos e involuimos ao mesmo tempo. :P Evoluir é ir morrendo... É essa regressão até voltar a não ser. Ai que filosofia que para aqui vai :)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!