sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Os novos passeios de Lisboa


Passei pela Av. Fontes Pereira de Melo e a Avenida da República. Todas elas em obras. Aliás, a cidade inteira está em obras. Mas centrando-me neste trecho, devo dizer que achei brilhante a forma como a CML conseguiu remover a tradicional calçada portuguesa dos principais troços lisboetas, sem que isso causasse consternação entre a população. "Mascarando-o" de obras, mostrando o resultado final, para melhorar e tornar Lisboa mais bonita - dizem. E assim, sem consultar a população e sem causar grandes controvérsias, a típica calçada portuguesa com os seus cubinhos de pedra, desaparece

Sim, porque a coisa está a ser feita. E já vai avançada. Os buracos estão feios, os desenhos delineados, alguma calçada nova já aplicada... agora falta a colocação dos «tacos» de cimento.

Av. da República, junto ao metro do saldanha

E devo dizer que... pelo pouco que vi, acho que vai ficar bonita e mais prática.
Alguns apontamentos estéticos da calçada típica ainda se mantêm, aqui e acolá. Mas o grande traço é dominado pela nova calçada. Num desenho geométrico agradável, claro e aparentemente amplo.

Vocês meteram-na, nós tiramo-la... Obrigado!

Amo de paixão a calçada portuguesa. E detesto vê-la danificada. Mas acho que vou gostar deste novo piso. Convenhamos que, andar sobre ele, principalmente em dias de chuva, deverá ser uma experiência totalmente diferente. Digo deverá porque só experimentando para saber... Já vi os mesmos blocos de cimento serem aplicados para criar um passeio e os mesmos permitirem a «patinagem» dos sapatos com o lençol de água. E também formam poças consideráveis, principalmente se junto de trechos que proporcionem movimento de terras. 

Com tanta obra, pergunto-me quem está a pagar por ela. Julgo que não sai dos nossos bolsos - deve existir aqui algum financiador secreto loool. É que é obras por todo o lado. Tenho estado a adiar contar sobre umas feitas aqui na zona, ao longo de toda a avenida, que foi toda reabilitada, com novo alcatrão, mais sinalética, novos cruzamentos. Um trabalho exemplar e bem deito, desde o início. Tão bem feito que senti vontade de os elogiar, tal é a raridade. E todas estas obras que Lisboa inteira está a sofrer (Avenida Infante D. Henrique, Praça do Comércio, Av. da República, 2ª circular, etc, etc) implicam gastos de biliões! E que eu saiba, não somos tão ricos pero que, deduzo, alguém está a arcar com estas despesas.

Lamento não ter conseguido tirar fotografias. Tirei apenas a primeira de cima, antes de perder a bateria. Tinha guardado as revistas com as publicidades que, há uns meses, surgiram a anunciar as obras nestas e noutras avenidas por toda a cidade. Mas antes de as fotografar, também as deitei fora :P Na internet ainda não encontrei nada, nem no site da CML. Ninguém estará a fazer o registo visual destas mudanças? Espero que se apressem... 

Mas continuo a querer saber: Para onde vai a pedra removida??


Há muito, muito tempo que tenho vindo a querer fazer este post sobre as obras em Lisboa... acho que vão mesmo deixar esta cidade mais bonita. Já não era sem tempo! Agora só falta conseguirem mantê-la limpa. E passarem multa a quem deita beatas no chão. E aí sim, entraremos na modernidade :))



1 comentário:

  1. Aqui em Macau obras é o que mais se vê também. Por vezes desconfio que nem sequer há necessidade de abrir buracos no chão mas deve haver dinheiro em jogo que pode ir para os bolsos de uns quantos.
    Em Macau vê-se tantas ruas em obras que até dá vontade de perguntar se não estão a fazer o metro.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!