domingo, 26 de junho de 2016

Liberdade de imprensa e o lado do microfone


Ao deparar-me no facebook com uma partilha de uma página que pedia a "todos" para bloquear a CMTV no canal MEO, percebi uma coisa muito importante que está a ser negligenciada nesta história toda do microfone lançado ao lago: A liberdade de Imprensa.


Digam-me: vocês têm noção do quanto existir liberdade de imprensa é importante para a sociedade? 

É quase como oxigénio - na minha opinião.


Tão importante quanto respirar!


E é por isso que agora largo o humor atribuído a esta história e vou falar do ponto de vista do «micro». Não interessa se é a CMTV, a SportTV, a BenficaTV... 


 Um repórter tem um trabalho a realizar. Cabe-lhe tentar chegar o mais longe que conseguir, para trazer mais informação, para fazer uma melhor cobertura de um acontecimento, etc. 

Ao ver a página a pedir para bloquearem o Canal só por causa deste incidente, cheirou-me claramente a censura. A abuso de poder. E não gostei. Acho bem mais escandaloso do que qualquer outra coisa até então relacionada com este episódio. Estão a incentivar um boicote com base nisto?? E os insultos que o «pasquim», como gostam de o referir, tem sofrido desde então? 


É o Ronaldo uma máquina de merchadising inatingível, todo poderoso, que não pode ser arranhada? É crime um repórter legalmente credenciado chegar perto da «vedeta» e lhe fazer uma pergunta cliché?

E decidem que a penitência por tamanha ousadia passa por insultar o repórter, a estação para qual trabalha e sancionar/censurar um meio de comunicação social. E este, seja qual for, é um pulmão português. 

Hoje foi a CMTV, amanhã vai ser outro qualquer que interfira com o humor do cacre. É isso?

Censura...

É isto que as pessoas acham certo?



Ronaldo não é mais que ninguém. E neste aspecto tenho de concordar com as palavras da Ana S. no seu blogue Escrita Desajeitada - ela que escutou em direto uma destas «espécimes» defensoras a todo o custo dos comportamentos das vedetas. 

Que muitos estejam dispostos a se juntar ao fanatismo ou que a máquina de celebridade do Ronaldo esteja tão bem oleada que possa gerar estes movimentos "anti-qualquer coisa", é ao mesmo tempo assustador e um atentado à Liberdade

Ronaldo até pode ter tido as suas razões. Mas são dele. Os teleespectadores em casa não têm nenhuma. Queixam-se do quê? De poderem estar confortavelmente sentados no sofá da sala enquanto 22 tipos correm por um campo de futebol atrás de uma bola? E de poder assistir com detalhes ao ponto de perceberem cada gota de suor que lhes corre no rosto? 


Curem-se. 


8 comentários:

  1. Nem sequer sabia desse boicote mas quem não quer ver o canal não vê. Simples assim!
    A liberdade de imprensa agora vai ser cortada só porque não se pode falar mal do menino?

    Hoje tenho visto a CMTv e quando os jornalistas perguntam às pessoas coisas sobre o jogo de ontem, elas dizem primeiro que não vão atirar o microfone do jornalista à água. É uma piada previsível mas já estou com medo que isso aconteça se o jornalista encontrar um desses Ronaldo-fanáticos.
    Por mais que se queira levar isto na desportiva, é preciso ter em conta que os fanáticos podem mesmo tomar medidas drásticas e partir para a violência. Era isso, provavelmente, que o canal do Real Madrid queria impedir que acontecesse caso essas imagens fossem transmitidas.
    É por essas e por outras que detesto fanatismos sejam de que tipo for!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ridículo, risível e presunçoso. Ridículo porque basta não mudar para o canal. Mas acham que o bloqueio - que provavelmente não afecta em nada o canal, poderá virar um gesto viral e acontecer um bloqueio em massa. E essa é a parte presunçosa, risível, patética.

      Eliminar
  2. Pedir o bloqueio da CMTV é uma atitude tão porca como a que deu origem a tudo isto.
    Ooppss, não digo mais nada. Prometi a mim mesmo, lá no blogue e no Facebook, que não falava mais de futebol enquanto o Euro/2016 estiver a ser jogado.

    P.S. - CMTV? O que é isso, alguma coisa que se coma? :)

    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá observador. Eu li lá no teu blogue isso. Mas olha, acho que não te deves "bloquear" ehehe. Se tens vontade... Fala. Ora essa. Quem te fez desejar colocar uma mordaça? (figurativo).

      Estava a relaxar quando subitamente soube o que gostaria de oferecer ao Cristiano Ronaldo de presente: um rápido curso de introdução ao jornalismo.

      Aí ele ia perceber melhor que os jornalistas, a pesar de competirem entre si, também são solidários uns com os outros, têm ética na profissão e deveres. Quem não ousa, com respeito, procurar informação, está a ser um jornalista pela metade :)

      Acho que o Ronaldo ia adorar este curso intensivo e perceber que existem poucas diferenças entre o futebol e o jornalismo.

      Que te parece?
      Fazemos uma vaquinha e metemos o Ronaldo a estagiar com profissionais da CMTV?

      AHahah.
      Eu sou tenho boas ideias.
      A sério... Deviam pagar-me por isso :)

      Eliminar
    2. Apesar de não ser fã do nº 7 da selecção portuguesa, não lhe desejo mal.
      Estagiar com profissionais da CMTV, se os houvesse, até que nem seria mau mas, terá esgoto a céu aberto, algum profissional?

      Eliminar
  3. E depois tipos como eu é que representam a PIDE na blogosfera...

    Eu sinceramente não sou anti-Ronaldo porque eu quero é que ele brilhe sempre ao serviço da selecção e também do Real Madrid que é o meu clube favorito lá de Espanha. Mas agora pedirem-me para o idolatrar só porque ele e eu somos português, está tudo maluco ou quê? Sou lá obrigado de gostar quem eu não quero gostar?

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!