Isto até vai parecer uma fixação, dois temas seguidos, mas calhou. Venho falar de casais do mesmo sexo. Mas desta vez, homens. Homens que gostam de homens, sentem-se atraídos por outros homens, querem fazer uma vida íntima com outros homens, partilhar afectos, intimidades, frustrações, etc, com... Homens.
Como já disse antes, por mim, tudo bem. Nunca me fez confusão na cabeça, nem na vista, embora tenha de admitir que o meu contacto com ambientes gays é nulo. Dependendo do que se vê, penso que pode chocar um pouco tanto quanto chocaria com um casal heterossexual.
Contacto com pessoas gays, certamente que já tive. Não faltam por aí. Mas não é algo que seja tema de conversa.
Bom, desta vez aconteceu o seguinte: Mais uma vez, o facebook entra em acção. Comecei a perceber que um determinado desconhecido que me foi calhar como amigo (deve ter sido no início, quando o confundi com outra pessoa) estava constantemente a partilhar imagens com dizeres amorosos. Os dizeres não me incomodaram. As imagens sim. Porque eram todas de rapazes com ar de meninos e um estilo... assim... olha, vou colocar aqui uma das imagens.
Volta e meia, mais um, outro e outro, até que finalmente dois rapazinhos dão um beijo. O beijo também não me incomoda. Mas as imagens sim. A pessoa que as publicou tem uns 60 anos. E eu pergunto: ser gay é ser pedófilo?
Peço já desculpa pela «agressividade» da ideia. Também me chocou e por isso estou a partilhar esta impressão. Recordei depois que numa pesquisa que fiz na internet sobre um tema que não recordo, fui parar a imagens do ator Ian McKellen, dos filmes x-men, em festas com... meninos. A sua homossexualidade ficou de imediato patente, ao lado de um menino de 17 anos, «prostituto» das estrelas. Foi então que percebi que há mundos - principalmente estes «hollywoodescos» que não conheço. Fui parar ao link não sei como... Ah, já sei! Pesquisava pelo nome de um ator pouco conhecido que vi num filme qualquer. Ou pelo nome de um criminoso que vi num documentário. E fui parar a este «puto», que tinha o mesmo nome, e era prostituto homossexual das estrelas. Mas isto das «festas» gays de hollywood deixou-me com mais consciência do que pode ser a realidade.
Rock Hudson |
Lembram-se do Rock Hudson? Sabem quem foi? Um ator com estampa, de grande sucesso na década de 50/60, homem com olhar de menino dócil. Foi protagonista do filme Intriga Internacional, de Hitchcook, entre muitos outros. Mas acabou por se tornar também na primeira grande celebridade a assumir sofrer de SIDA. Não porque quisesse, mas por sucumbir à muita especulação dos media sobre o seu estado de saúde. Foi em 1985, a saúde débil de Hudson e aparência cadavérica levaram a muita especulação, a muita negação mas chegou a um ponto em que teve de assumir. E isso correu os noticiários por todo o mundo. Faleceu pouco depois.
A sua vida como ator de Hollywood tinha vivido de rumores sobre a homossexualidade. Chegou a casar com uma mulher, logo após ter feito de tudo para impedir que um jornal publicasse uma matéria sobre a sua homossexualidade. Essa verdade só começou a ser conhecida anos depois. Hutson sempre foi gay. E quem vê certos atores dessa década dourada de hollywood em filmes antigos, acho que consegue perceber. Uns se assumiram na altura, secretamente, para amigos ou décadas depois, outros não. Mas todos viveram as suas vidas duplas. Hutson fazia orgias em sua casa - sim, a palavra é esta - orgias com «meninos» "Young men" - ainda recordo a voz do documentário do Biography Channel dizendo isto. E com tanto sexo, tantos corpos, tanta coisa sem cuidados, só em busca do prazer, a Sida só tinha era o caminho facilitado. Fosse o homossexual monogâmico ou não. Porque o parceiro quase nunca o era e, pelo que percebi, raros são os homossexuais que são monogamos.
Junho de 2015 |
Isso de meninos... Eu entendo o amor. Entre duas pessoas. Por vezes, essas pessoas têm idades diferentes. Decerto que, no exemplo que calhei dar no post anterior, a diferença de idade é algo que salta mais à vista que outra coisa. Mas uma pessoa se acostuma quando percebe, ou acha que percebe, o sentimento. E o Carlos Castro? Veio agora à memória... Homossexual. Assumido ou não, não sei. Mas era. E tinha aquele hábito de se fazer amigo de menininhos... cá está. Este deu-se muito mal. Mas pelo que entendi do que contaram amigos dele, ele já intuía, já «contava» que um dia a coisa ia correr-lhe muito mal. Mas não conseguia deixar de ter as suas preferências. E quando digo isto, não estou a referir-me à homossexualidade, que é natural. Mas será que também é natural esta eterna atração por rapazinhos que ainda ontem brincavam com carrinhos? Se gosta de homens, não podia se interessar por estes? Por alguém da mesma idade ou um pouco mais novo, que fosse? Tinha de ser rapazinhos que ainda não estão bem formados mentalmente?
E por isso pergunto - porque não sei, porque é um universo que desconheço, é assim tão habitual homens de 60/80 anos, feitos, maturos, sentirem atracção por imberbes rapazes que mal têm um pêlo púbico? Porque se é... então tudo isto entra noutro patamar. Ou é impressão minha?