sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Camera de segurança e vigilância

 Desde que suspeitei que o meu quarto estava a ser "visitado" enquanto estava no trabalho, comprei e instalei uma camera de vigilância. Não gosto muito dela, porque a maior parte das vezes tem um comportamento que anula o seu propósito mas, todas as outras que tentei instalar não funcionaram. Algo a ver com a ligação à rede ou outros problemas de nunca saber quando estavam em funcionamento. Antes de me ir embora para as férias, tentei instalar todas. Por precaução. Também pretendia mudar a fechadura da porta, mas não tive tempo e, se tivesse, teria de o fazer sem que outra pessoa na casa o percebesse, o que é praticamente impossível. 

A camera, que deixei ligada, tem ligação WI-FY, vejo daqui a imagem que emite. É giratoria, posso rodar, tem infravermelhos, que permite ver de noite, grava imagem e vídeo em cartão inserido e envia SMS de aviso de movimento. No papel parece cumprir os requisitos necessários mas na prática, é uma dor de cabeça. 

É difícil gravar imagem, algo a ver com a formatação do cartão. Andava a enviar-me avisos SMS de movimento a cada minuto ou com segundos de intervalo - principalmente de noite, porque o sensor acusa como movimento qualquer vibração, como uma porta a bater no andar de baixo ou a porta do vizinho. E a camera de infravermelhos faz ruido que a própria camera interpreta como movimento. De dia, qualquer alteração ligeira de luminosidade activava "movimento". Não passa de um aparelho que me entupia de mensagens de falso alarme. 

Mas ainda assim, era melhor que nada. Decidi deixá-la a funcionar sempre e assim tem sido nos últimos seis meses ou coisa que valha. Nesse tempo, parou de gravar muitas vezes, mas nunca parou de registar movimentos ou de emitir. 

Fui agora verificar como estava, estranhando a ausencia de notificações. Diz que está "offline". 

Não está a emitir imagem. 

Isso deixa-me muito apreensiva. Fico a suspeitar que a tipa que lá está e que desconfio que tem como entrar no meu quarto, tenha aproveitado a longa ausência para fazer isso mesmo. De noite, ela tem o andar de cima todo para si. O outro rapaz trabalha. Existem tantas oportunidades para ela caminhar naquele corredor, enfiar uma cópia da chave na fechadura e invadir o meu espaço sabendo que ninguém a vai apanhar! 

Só de imaginar a minha privacidade revirada e remexida, vezes sem conta, sabendo que quem o pode fazer sente total impunidade, Auto congratulando-se na ideia de que nunca será descoberta e que pode fazer o que lhe apetece... 

Tentei instalar mais que uma camera, mas não consegui. São todas uns monos, que não funcionavam direito. A que tenho a funcionar é obvia, está mesmo em frente de quem entra. Fácil de desconectar, fácil de apagar removendo o cartão. 

Desde que a instalei, nunca a desligo. Está sempre ligada. Pode não gravar imagem por estar cheia, mas sempre regista dezenas de "stills" / imagens diariamente e me envia as notificações. Nunca, enquanto lá estive, alguma vez surgiu a mensagem "OFFLINE". 

Mas, nas minhas ausências, é já a segunda vez. Sendo que a primeira ocorreu também durante um período de férias. 

Isto me deixa super-desconfortável. Desconfiada

E eu era para viajar para lá hoje cedo, ahahah. Uma passagem de avião antiga que tinha comprado e pretendia usar. Mas quando aqui estou, as coisas dos outros acabam por tomar conta do meu tempo e acabei por perder a oportunidade de mudar a data do voo para outra ocasião ou, calcular se podia usá-la e retornar nos dias seguintes. Resultado: dinheiro gasto sem proveito. 

Tenho de comprar passagens novamente. E estas estão estupidamente caras. Até parece intencional. Não vou conseguir regressar a inglaterra, daqui a um mês, por menos de 120 libras. Sabem quanto costumava ser? Entre 29.99 e uns 59.99. Estamos a falar de Outubro - não de Agosto ou Setembro. Os meses altos, de verão. Mas de meses de Outono! Ainda a mais de um mês de antecedência, dava sempre para encontrar algo barato. Agora não é assim. Nem para o natal - que tentei comprar com seis meses de antecedência, consigo comprar por valores aceitáveis.

Antes de me vir embora, deixei a luz acesa para que a camera não se esgotasse com a filmagem em infravermelho. Tenho espreitado muito ocasionalmente. Tudo pareceu bem. Bem demais, aliás. Ao final de 24 horas de ausência, sabia ser quase certo que a minha perseguidora ia ficar muito feliz e me incomodou constatar que a confirmação da minha ausência lhe incute mais confiança na impunidade para fazer o que sempre faz.  

Suspeito que ela pode ter uma chave do meu quarto, mas não teria mais se eu tivesse mudado a fechadura. A minha paranóia - porque é um pouco, tem razão de ser. Nunca ninguém acredita nas pessoas assim até que algo grave e definitivo acontece. Foi preciso eu mostrar um video do comportamento dela para que as pessoas a que mostrei achassem-na capaz de fazer até coisas piores.  

Vão ser 4 semanas AGONIZANTES se a imagem não voltar a ficar ONLINE. 

E receio que não fique. Acho que fizeram alguma coisa para que o acto criminoso de invadir o espaço privado de outra pessoa ficasse oculto. Basta remover o cartão e apagar a camera e o conteúdo do cartão. Este era de 64GB, capaz de gravar várias semanas de videos. E, ao que sei, não teve NENHUM para gravar nestes três dias de ausência. 

Devia ter um plano B... Além de cameras. 
Dar a chave a uma colega que conhece a situação e pedir-lhe para lá ir verificar, só lá ir... Para deixar a minha perseguidora irrequieta e desagradada. Devia ter dado a chave a alguém e instruido a pessoa a lá ir regularmente. Mas ao mesmo tempo, é o meu espaço... e eu posso confiar na pessoa, mas não confio na que lá vive que, decerto, ia aproveitar qualquer espacinho, qualquer descuido, para se introduzir no meu quarto e passar aqueles olhos raio-x por todo o espaço. 

Qualquer ausência nunca poderá ser tranquila enquanto tiver estas suspeitas ou receios. 


2 comentários:

  1. Nem nas tuas merecidas férias tens sossego! Oxalá que volte o sistema das câmaras é o que posso desejar-te.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!