domingo, 26 de fevereiro de 2023

SOS talhante: Quem sabe que parte é?

 

FÍGADO.

Este delicioso prato de culinária tradicional portuguesa, as Iscas, feitas de fígado de animal - sendo o de porco talvez o mais apreciado, é um prato com um gosto particular, adorado por uns, repugnante para outros. 

Já estive nos dois espectros. Em criança, só o cheiro...  dava-me nauseas. Mas em adulta, o cheiro dá-me prazer! Já aqui contei: fiquei anémica e, se calhar, visto que é a melhor fonte de ferro para o sangue, nesse instante iscas passou a ser algo que o corpo desejava com ardor. 

Mas acontece uma coisa. Um mistério. Peço aqui a vocês para me ajudarem. O SABOR do fígado e a forma como era feito antigamente. Segundo uma investigação familiar, antigamente o gosto e molho que o fígado libertava no prato era outro. Era melhor. Ora eu, curiosa, quis saber porquê. Parece que, antigamente, o fígado vinha com "buço", ou seja, era cortado de outra maneira e trazia uma espécie de "apêndice". Esse pedaço misterioso de entranhas libertava um gosto e  um molho muito bom. Quem se lembra ainda procura encontrá-lo cada vez que leva iscas a provar no palato, mas decepciona-se. Ora, os animais continuam a nascer com todas as partes. Portanto esta parte existe. Mas que mistério! Que parte é? Alguém aí se lembra o que costumava vir juntamente com o fígado que permitia este gosto dito tão booooooom?

Algum talhante entre os meus leitores, para me esclarecer isto? 
Ahah.

Boas comidas!

3 comentários:

  1. Boa tarde
    Não sou talhante mas que adoro essas iscas de fígado não tenho dúvidas .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Adoro iscas mas só de porco. O que perguntas nãi te sei dar a resposta, mas quando for ao talho farei a pergunta ao talhante:)

    ResponderEliminar
  3. Ainda devo estar no primeiro espectro...para já não quero provar e também não sabia, nem sei ,da diferença

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!