terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

E voltou!

 

Não quero celebrar muito antes do tempo mas a verdade é que voltei a ler um livro! Olhei para ele, que tinha caído da pilha de livros que guardo a um canto e chamou a minha atenção. Novinho. Por abrir. Com um título interessante e, por ironia, bem apropriado. 

Peguei, sabendo que se tratava de mais um mistério envolvendo um assassinato e não consegui largar. Tal como era o meu hábito. Antes, lá em 2019. Depois algo mudou. A leitura de livros tornou-se quase impossível. Não, não quase, realmente impossível. Lia capítulos inteiros com outras coisas na mente. Palavras soltas mas encadeadas umas atrás das outras incutiam uma dor aguda no peito. Parei. 

Mas pode ter existido outro motivo pelo qual parei e pelo qual recomecei. Desta vez, fiz a leitura com óculos. Já os tenho prescrito há quatro anos. Era só para usar para poupar a vista. Mas nunca usei. Agora fui buscá-los e já não me sinto bem sem eles. Sei que já estão desactualizados na graduação, preciso de um valor superior. Mas pretendo tratar disso mais tarde. 

Aqui está o livro que marcou o meu regresso à leitura regular de histórias impressas em papel: 



Conhecem?
Desta vez também dei início a um hábito que sempre me apeteceu ter mas nunca ousei fazer, porque, de certa forma, tenho a sensação que é quase como profanar um livro: fiz anotações à margem, sobre o que me ia ocorrendo sobre a história. Tentar adivinhar o que se está a passar nos muitos mistérios apresentados. Quase sempre adivinho o "assassino" - desde o tempo em que tinha uns 11 anos e lia livros da colecção "Uma Aventura". 

Desta feita adivinhei o malfeitor, suspeitei de outros, mais ou menos que entendi quem estava a fazer o quê, mas não posso dizer que foi a 100%. Tinha suspeitas. Acho que a história precipita-se muito rapidamente para um final e de forma muito conveniente. Mas ainda assim, gostei. 


Para sempre essas impressões ficaram marcadas no livro. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!