quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Gosto por velharias

 

Gosto de coisas antigas. Mas parte-me o coração encontrar tantas ofertas em sites como o OLX em que se torna evidente que os produtos etiquetados são espólios de alguém que os amou muitos mas faleceu. Os panos rendados da mãe, o objecto decorativo da avó, as decoraçõeszinhas espalhadas pela casa - tudo o que foi a ALMA de alguém e recebeu o seu afeto e preferência. 

imagem retirada de um anúncio no OLX


Agora reduzidos a meros símbolos de ganância do descendente.

Você se apressaria a vender online tudo o que encontrar dentro da casa da sua mãe/avó quando esta bater as botas?

Olhar para cada objecto e pensar: "Aqui estão cinco euros. Este vale pelo menos 10. Este maior será 25. Esta velharia porque é "antiga" vale 30". Sem sequer pensarem: Qual daqueles objectos foi o presente da filha que faleceu cedo? Qual foi dado por aquele amigo especial? Aquele que é guardado com especial carinho? O que celebra uma data importante? Aquele que a própria pessoa comprou encantada e lhe trouxe felicidade instantanea?

Mostrando não valorizarem essas coisas, colocam cada um à venda e nem é por valores baixos - para que possam encontrar um novo lar. Não os oferecem - porque não há dinheiro nisso. Decidem colocar uma etiqueta de preço em cada artigo, por mais inútil ou danificado que possa ser/estar. 

A ideia gananciosa de tirar proveito financeiro nestas circunstâncias, repugna-me. 

3 comentários:

  1. Eu não gosto nada de velharias e nunca coloco nada no OLX:
    Ao comprar velharias estamos a ir buscar energias que não nos pertencem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Manu. Também acredito em energia. Muito!
      Mas não me assusta adquirir objectos. Acho que gosto mais deles, por causa disso. Se algum objecto for maldoso em energia, acho que acaba-se por descobrir. Depois pode-se fazer uma "limpeza" de más energias.
      Sabe, me ofereceram uma pulseira contra o mau olhado. Com aqueles olhos azuis... muito bonita. Nunca usada. Posso jurar que cada vez que a tenho por perto, tudo corre mal!
      Ainda não me deu para me livrar dela. Mas procuro tê-la fechada, escondida, fora. Recentemente encontrei-a. Tem estado há anos fechada numa mala. Tirei-a e deixei-a em cima do móvel. Pronto. Uma sucessão de problemas. Já a afastei. E é um objecto novo, comprado. Porém, se calhar quem o fabricou foi alguma pessoa explorada cuja energia negativa transferiu para ali. Ou então aquele género de pulseira é um portal. LOL.

      Mas também tem objectos que gostava de ter por terem pertencido a antepassados.

      Eliminar
  2. A mim também me espanta ver tantas coisas que fizeram história, serem vendidas ao desbarato.
    Nunca compraria nada no OLX, acredito que trazem energias que não são boas.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!