Desejei estar a usar uma câmara num capacete para que fosse possível presenciar o que os meus olhos registaram.
Hoje pela manhã, 6.15h, a conduzir a minha scooter, após sair do emprego rumo a casa. Estava a sentir-me feliz da vida.
Algo em trabalhar aos Domingos é bastante gratificante. E sei qual é a razão. É a enorme redução de tráfico, de confusão, de barulhos. Subitamente sente-se não isso, mas o que nos rodeia. Um detalhe que faz com que um dia de trabalho seja sentido com mais prazer.
Bem diferente de sexta-feira de manhã, quando gaivotas que estavam a bicar e ingerir algo na relva perto de uma habitação, à minha passagem decide levantar voo em bando e passar por cima da minha cabeça, regurgitando uma substância sólida alaranjada que me atingiu. Mas foi na manga do casaco, e traseira da scooter, felizmente.
Dizem que caca de pássaro em cima de nós é sinal de boa sorte.
Também elas trocaram a vida silenciosa nos oceanos pelos facilitismos das grandes cidades com os seus enormes centros alimentares com fontes inesgotáveis de lixo e desperdícios. E onde não existir grande limpeza, é onde estas aves gostam de estar. Trocaram o peixe por lixo, para não terem o trabalho árduo de mergulhar nas águas de um oceano imenso na tentativa difícil e nem sempre bem sucedida de os pescar usando apenas o bico e gerações de adquirida ancestral mestria. Deve ser esgotante! É mais fácil não fazer nada e aguardar pelo lixo humano.
Já perto de casa, a atravessar a rua principal, minada que está de bares, um bando de umas 40 gaivotas que estavam a bicar no pavimento os restos largados no chão por estes estabelecimentos, também desata a esvoaçar. Desta vez à minha frente. Invadiram o céu inteiro, quarenta - contei por alto. Asas brancas a espalharem-se pelo céu até onde a vista alcança. Bonito de ver.
Só mesmo uma câmara num capacete para o poder ilustrar.
Fosse a vida cheia destes momentos.
E quando as gaivotas decidem dar um presente?
ResponderEliminar.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
O espectáculo à frente da minha varanda em Gaia.
ResponderEliminarQuando é que lá volto??
Boa semana
Quando voltar tera capacidade para deixar?
EliminarSerá que não era dia de final da copa do mundo entre Portugal e outra seleção?
ResponderEliminarPra cidade estar deserta deste jeito, só mesmo em dia de jogo da seleção.