sexta-feira, 1 de abril de 2022

A cerimónia dos òscares 2022 foi com murro

 

Fui ver algo que nunca me atraiu por aí além: a cerimónia dos Óscares. 

E o que marcou o evento? 

Will Smith deu um murro em Chris Rock

Logo a seguir ganhou o óscar para melhor ator e o seu discurso foi somente sobre o seu desejo de espalhar AMOR e ser um veículo de "Deus" para representar "a sua gente". 

Cada vez que ele pronunciou a palavra "amor", inseri visualmente o murro que ele deu na boca do Chris Rock.

"Eu quero espalhar amor" (murro)

"Eu quero ser um veículo para ajudar a minha gente"(murro dado por um negro na cara de outro negro)

Se isto é espalhar amor e ajudar os "da sua gente", internem o homem que ele é um lunático.

Mas não o culpo só a ele. Ele estava a rir da piada (imagem acima) e não achou mal algum, até vislumbrar a careta que a esposa fez. Foi isso que o catapultou a mostrar violência e ainda gritar duas vezes: "Tira o nome da minha esposa da foda da tua boca". 

Acho que o homem há muito que desconhece quem é individualmente. Ela é quem lhe diz quem ele deve ser e como deve pensar e agir. Não passa de uma marioneta iludida que foi sujeita a uma total lavagem cerebral devido a uma paixão por uma mulher. Se a Yoko Ono teve a reputação de "destruir" John Lennon, Jada merece esse rótulo muito mais. 


Outra coisa que notei nesta cerimónia dos Óscares foi a quantidade de "pessoas de cor" no palco, na plateia e nas actuações musicais, também elas por algum motivo no estilo cultural negro. Isto é importante. Há décadas que a comunidade afro-americana, como exige ser chamada, faz pressão à academia para esta "mostrar" mais negros. "Queremos mais negros em filmes!", "Queremos mais filmes sobre negros", "Queremos mais negros a trabalhar nas equipes!" - pressão, pressão, pressão. Para não falar da pressão social e do uso dos media, levando questões sociais para os óscares.  Chegou finalmente a cerimónia por eles tão desejada: estimaria que 90% da cerimónia teve sempre esta presença visual.

A apresentação da cerimónia ficou por conta destas duas mulheres, de origem negra

A importância deste detalhe é vital neste contexto. A América vive uma espécie de racismo-invertido (detesto o termo) em que o negro procura obliterar o branco da maioria dos campos profissionais e sociais. A desculpa é sempre a mesma: somos uma minoria em desvantagem e queremos cotas para ter mais presença. 

Um importante momento da cerimónia: a homenagem aos que partiram: cantores e dançarinos negros fazem um show género gospel

Agora têm o seu desejo realizado. Podemos até ver um ator negro a agredir um comediante negro.
Se isso faz diferença para uma pessoa de outra etnia? Não, não faz. Mas se Chris Rock fosse branco, então falar-se-ia de racismo e uma maioria ia ficar do lado de Will Smith somente por causa da cor da sua pele mais escura quando comparada ao do agredido. Isso muito me entristece. Pessoalmente acredito ser altamente prejudicial continuar a descriminação disfarçando-a de "direitos". Ninguém deve ter acesso privilegiado a nada, somente pela sua cor de pele. Nem branco, nem negro, nem nada. Todas as pessoas devem ser consideradas iguais e, daí, lutar com igualdade pelo direito de conquistar seja o que for. 

Assim é que se consegue igualdade e harmonia. Não é diferenciando grupos, é homogeneizando-os. 

Nesta imagem da banda dos Óscares foram intencionalmente colocados ao centro, de pé, três indivíduos "afro-americanos"


Espero sinceramente que este acto - pelo qual Will Smith não pediu desculpa - acabe com a sua carreira. Mas sendo e tendo o apoio da "máfia" "afro-americana" e sendo homem, provavelmente isso não vai acontecer. Se outros por muito menos viram um fim súbito, Will Smith à muito que vive da imagem que projectou quando miúdo ao protagonizar a série "O Principe de Bel Air". Mas o homem que dali saiu não tem nada a ver com esse tempo. Como ator também não é brilhante. Em alguns filmes - principalmente um que rodou com a sua família, surpreendi-me ao perceber falta de talento. Mais dela do que dele mas essa percepção fez-me entender porquê a reação violenta. É difícil aceitar que a esposa não pode voar tão alto quanto desejaria. 

Nesta 94º cerimónia dos Óscares o gesto de Will Smith é ainda mais feio quando pensamos que um dos falecidos do ano a quem se prestou homenagem foi, nada mais nada menos que o incontornável Sidney Pontier (1927-6.2.2022) 

Considerado o "primeiro" ator negro a ter papéis importantes em filmes de hollywood, numa altura em que isso era raro. Aquele que abriu o caminho que procedeu todos os que vieram depois - acho vergonhoso que neste contexto o exemplo dado por Smith seja o de intolerância e violência, ao dar um soco na boca de outro da sua raça. 

Está a conspurcar a arte, o princípio, a mostrar ser um mau exemplo, principalmente numa altura em que todos falam de paz, devido à guerra dos Russos na Ucrânia e numa altura pós-pandemia, em que pela primeira vez se tiraram as máscaras do rosto. Tanto se falou sobre "as lições" de paz e interajuda que a clausura supostamente ensinou e o que continuamos a ver é fúria, violência, morte, agressões! 

Para quem fez um longo discurso soltando palavras de "paz" e "amor" - os actos não correspondem. 
E não ter noção disso é que assusta.

Que eu saiba, Pontier nunca que andou a fazer campanha por causa da cor da sua pele. E ele sim, viveu numa altura em que a América era segregada. O seu óscar data de 1964. Penso que o comportamento de Will Smith nesta 94º cerimónia dos óscares não pode passar em branco. Se isso acontecer, passa-se a mensagem que se permite tudo. Hollywood não pode se dar ao luxo de cair mais na consideração do público e perder mais prestígio como uma poderosa fábrica cinematográfica. 

Quero destacar a atitude de Chris Rock - o agredido. Portou-se como um gentleman, soube recuperar da situação e fazer o seu trabalho. Ele que estava tão vulnerável, como comediante, sozinho, no palco. Foi dito que ele manteve silêncio sobre o sucedido e não quis estragar o evento. Também é dito que não vai apresentar queixa. 

Digo-vos: se a situação fosse contrária, Will Smith, que a seguir foi filmado a dançar e cantar com a estatueta na mão numa festa, apresentaria queixa e ainda não se calaria sobre o assunto. É que este episódio pode até vir a prejudicar a carreira de humorista de Chris Rock. 

Hollywood é toda sobre dinheiro. Quem faz mais, quem faz menos, quem deixa de fazer. Quantas pessoas poderão agora achar que agredir um comediante que está a fazer o seu trabalho é aceitável e quantos podem agora vir a correr riscos durante os espectaculos que dão pelo país fora?

Ele não vai, porque é um homem decente, mas devia apresentar queixa contra Will Smith. 


2 comentários:

  1. Nunca vejo as cerimónias mas este assunto para mim já enjoa e ambos tiveram muito mal e ambos deveriam ser penalizados. Gozar com alguém que padece de qualquer tipo de doença não alinho e não tolero e mais nada.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Fatyly.
      Só soube do assunto hoje. Porque fui ver. Queria ver os vestidos das madames e os comentários dos comentadores. :)

      Eu não concordo que os dois estivessem mal. Uma piada é apenas uma piada e nem foi de mau gosto. Muito menos gozou com uma condição física. Acho até que devia ser levada como um grande elogio.

      O problema é que quem a recebeu não tem o mínimo de humor ou boa educação. Vive numa bolha. Só foi à cerimónia para aceitar um óscar. Óscar esse que tinha o objectivo de apanhar faz anos.

      Depois foi dançar e cantar abraçado à estatueta durante a pós-festa da vanity fair.

      Celebrou tudo o que tinha para celebrar e não se arrependeu de nada. Apenas de ter colocado a sua carreira em filmes em risco. Pediu desculpa à academia, mas não ao Chris Rock.

      Ele não tem qualquer remorso nem viu mal algum em bater em alguém em direto na televisão durante uma cerimónia entre os seus pares.

      Não é motivo para agressões. O papel de um humorista é fazer piadas e nos óscares fazem-nas sempre aos nomeados. Se fosse ao contrário o Will Smith tinha processado a academia por não providenciar segurança e o Chris Rock por ser um agressor.

      Sou da opinião do Jim Carrey: Chris devia processar Will. Porque alguém tem de dar um exemplo de que este tipo de comportamentos não é aceitável em Hollywood. Ou de resto vai repetir-se.

      As pessoas já repetem muito o que v~em em filmes. aliás, acho que o Will encarnou uma personagem e já não sabe a diferença entre realidade e ficção. Por-se a gritar a palavra "F"...

      Têm de existir repreensões não deve passar em branco. E não digo "tirem-lhe o óscar". Algo mais pesado. Como ser condenado por agressão, pagando uma multa e ficando um mês na cadeia. Porque fazer "caridade" para esta gente não passa de uma oportunidade para limpar a imagem e se armarem em "bomzinhos".

      As pessoas têm de saber o que é uma piada e não se ofenderem por tudo e por nada. O poder da piada, do humor minha amiga, é vital para a PAZ e HARMONIA entre as pessoas.

      Para mim o Chris é como um psiquiatra, um médico. O papel dele na sociedade não é bem reconhecido mas acaba por contribuir bastante para o nosso bem estar. Porque só através do riso, querida Fatyly, se quebram barreiras e tabus deixam de os ser. E para isso é preciso colocar humor em tudo, principalmente em assuntos sensíveis.

      Nesta altura gostava que a Joan Rivers voltasse só para dar aquele comentário certeiro sobre esta pobreza que foi a atitude do Will.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!