terça-feira, 5 de abril de 2022

As pics nas redes sociais

 

Aderi ao Whatsapp por volta de 2019. Como em todas as redes sociais, podes ter uma pic (imagem) de ti mesmo, que te torna mais facilmente identificável para os outros. 

Não sou de colocar fotografias minhas online. Tenho uma forma peculiar de escolher fotos para estas circunstâncias. Costumo aceder às imagens que gosto e escolho uma ao acaso. Foi assim para a conta do facebook, por exemplo. Seleccionei ao acaso, na pasta de imagens que guardei da internet por achar bonitas ou simbólicas, um desenho a lápis de uma mulher loura com olhos azuis e a foto  do original ao lado. Recebi "cantadas" por mensagem privada, dizendo que me acham bonita e que devo ser muito simpática, pedindo para trocar-mos números de telefone. 

Mas a minha "pic" não passava de uma imagem aleatória que gostei quando a vi na internet e fiz o download para o computador. 

Noutra conta, outro desenho que achei bonito foi parar à minha imagem. Recebi numa ocasião, uma mensagem a pedir para a remover, pois passava uma mensagem triste. É que no desenho, de uma mulher de cabelo negro, com um colar, na realidade ela estava a usar uma trela presa por uma corrente. Quem se deu ao trabalho de verificar, percebeu a mensagem e sentiu-se perturbado. Nunca tirei, porque, assim como todas as outras, quando escolho uma imagem, esta passa a fazer parte da conta. Nem faz sentido mudar de imagem. É como se não fosse mais o mesmo espaço. 

Dou como exemplo outra conta do facebook que tive. Abri-a para fazer uns jogos e posteriormente foi útil para comentar programas de televisão sem correr o risco de perder o anonimato. Essa conta era ilustrada com umas mãos a segurar umas barras de ferro. Grades, como quem está numa prisão. 

Na altura achei a imagem muito simbólica, representando as prisões em que as pessoas estão enfiadas, seja por vontade própria, seja por desconhecimento. Um dia troquei essa imagem por outra de que gostei muito: uns dentes a morder uma barra de chocolate.


Começaram a surgir cantadas. De pessoas - homens, que achavam que aquela imagem ou me representava, ou lhes conferia o direito de se dirigirem a mim com um discurso mais atrevido. Mudei de imediato para a imagem original - a da prisão. E comecei a ter interacções mais controladas e nenhuma de alguém a querer manter o contacto com esperança de algo mais. Presumo que algumas pessoas temessem realmente estar a interagir com uma presidiária. Ahah.

ESSE É O PODER DAS IMAGENS. 

Na minha conta de Whatsapp, sabia que tinha de colocar a minha imagem. Não fazia sentido colocar outra, pois era para fins profissionais que a ia usar. E as pessoas com quem trocava mensagens inicialmente, queixavam-se que não estavam bem a perceber quem eu era, porque não tinha escolhido um rosto. Então sabia que ia colocar algo que me identificasse. Mas também sabia que não ia colocar a minha fotografia. 

Tinha tirado muitas fotos numa ocasião, em que só apanhava o meu sorriso. Gostei muito delas e o facto de não se verem os olhos fez-me sentir confortável. Escolhi uma e essa ficou a minha pic para sempre. Nunca irei mudar. Sei  que não, a menos que, por algum motivo, desapareça. 

Isto foi para o final de 2019. No início de 2020 começou a pandemia e em Março o isolamento devido ao virus Corona. Andavámos todos de rosto tapado por máscaras de papel. Deixou-se de se ver sorrisos. Tanta vez ouvi que já nem se lembravam como eu era sem máscara!

Durante todo esse tempo no meu whatsapp eu estive de boca destapada, com um grande sorriso, a mostrar todos os dentes. 


É uma imagem que me agrada. Não só tem ali a minha essência como esteve o tempo todo a mostrar alegria e um sorriso que todos nós tivemos de cobrir por quase dois anos. Quase todas as pessoas alteram a sua imagem, de quando em vez. Por algum motivo eu, que tenho milhares delas, acho que aquela que "inaugura" a rede social, é aquela que lhe pertence e deve ficar associada à conta para sempre. Se mudar de imagem, já não é a mesma conta. 

1 comentário:

  1. Gostei das imagens mas ... a do bebé é simplesmente comovente, encantadora, magistral.

    Os homens gostam de ver mulheres bonitas.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!