domingo, 13 de dezembro de 2020

Objectos antigos que não me importava de voltar a ter

 Quando era criança via-os ha minha volta. Acho-lhes imensa piada e lamento que tenham sido descontinuados.

Havia nos idos anos 60 e 70 utensilios altamente sofisticados e portateis. Ao ver a série Uma família as direitas percebi que na altura (1972) as pessoas endireinhadas transportavam um aparelho minusculo que tocava musica escolhida por si (antes do walkman e nao era um radio a pilhas), transportavam fotografias num formato minusculo que viam por uma caixinha (talvez fossem slides mas só que não) e comunicavam-se muito bem e com rapidez, usando o telegrama para mensagens urgentes.

Nao me pareceu que o telemovel ou mesmo a internet fizesse falta. Nao que me queixe da sua existência. Somente da dependencia que criam e do seu funcionamento estar limitado  à existencia de eletricidade (que no caso de catastrofes tende a desaparecer e em lugares remotos nao existe) e que funcione a baterias, objectos altamente poluentes para o mundo e pouco acessiveis em caso de necessidade. A sua limitada capacidade de manter energia para o smartphone funcionar tornam-no impratico para longas saidas em acampamentos, exploracoes ou em caso de emergencia numa situação involuntária de atraso ou retenção, nenhuma bateria te da mais de 24h sem exigir nova carga. O que so funciona enquanto o mundo estiver bem. Existindo guerras, restricoes, desentendimentos politicos (Brexit) ou mesmo doencas (Covid), tudo fica compremetido. Os acessos sao cortados, todos usam o teu equipamento para espionar ou escolhem o danificar enviando virus informáticos.

Mas isto são outras conversas.

Sem mais demoras. Ei-los:

  




Ainda tem algum destes?

7 comentários:

  1. Tenho quatro relógios despertadores - todos a funcionar -, sendo dois igualzinhos aos últimos que aqui nos são oferecidos
    .
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entao pode oferecer-me um 😊🤣😉
      Existiam muitos. Lembro que mesmo passado muitos anos ainda se viam. Em achava imensa piada, em crianca, ver o relogio desaparecer para dentro da caixa. Alem de ser pratico. Meu avo tinha um, Penso que por fora era Verde esmeralda mas se calhar era vermelho como este aqui. Ainda hei de perguntar e ja lhe digo 😁

      Desde ja um feliz 🎄

      Eliminar
    2. Ja agora deixar-me acrescentar que nao percebo porque e que nao os fazem ainda. Vemos la loja dos Chineses despertadores de todos os feitios. Dentro de uma caixa como estes nao seria sificil de reproduzir. E podism ser feitos de plastico, que nao ganham ferrugem. Embora goste dos originais em latinha, o plastico dura mais.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Nops no sentido de que velharias nao e a sua cena.
      feliz navidad 😉🤣🎅

      Eliminar
  3. Ainda há lá por casa em Portugal.
    Os óculos são antiquíssimos!!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Tanta, mas tanta coisa antiga ficou em Angola e pulverizada pelas bombas. Hoje tenho apenas duas ou três coisas que os meus pais conseguiram trazer muito depois da independência. Digo-te sinceramente que sou pouco saudosistas de bens materiais, mas tenho dois irmãos que guardam tudo:))))

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!