terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Tenho de me benzer para ter paz?

 Enquanto trabalhava e sentia o cansaço, olhava pela janela para ver se ainda havia'luz do sol. Quando fosse a hora da pausa, queria apanhar um pouco daquele dia antes que desaparecesse.

Quando essa meia-hora chega, encontrar um lugar para sentar é essencial. Com a cantina cheia de pessoas que não cumprem o distanciamento social, tiram as mascaras e se poem a conversar ruidosamente, fui mesmo para a rua. Ai procurei um lugar silencioso e tranquilo para ficar. Acabei por encontra-lo ao atravessar a estrada. 

As 17h o sol ja nao se via, a luz estava lusco-fusga mas acabei por conseguir o meu intento de ficar em paz. 

Quando decido pegar no telemóvel e dar entrada a um post neste blogue, dou comigo a escrever umas linhas quando uma voz fala comigo. 

-Hum? - é o som que emito ao mesmo tempo que olho para a pessoa que me abordou.

- é a porteira?

- não.

- que rude! - diz um homem depois de avançar uns passos e se poe com o telemovel a tirar fotografias a um edificio empresarial fechado.

Sinto-me atordoada. O que aconteceu? Porque estava a ser insultada?  Encontrei um canto para ficar sossegadinha, aparece-me uma pessoa a fazer-me uma pergunta sou cordial a responder e ela insulta-me? 

Fiquei atonita. Parva com aquele disparate. Acabei por trocar umas palavras de altercacao com o individuo. Abordei um colega para que fosse testemunha do assedio verbal do qual me senti vitima. Ameacei chamar a policia. O que teria feito, não fosse precisar de ir trabalhar em 10 minutos.

Fiquei a tremer de espanto e ainda atonita. Como de um simples  "nao" sem qualquer malicia ou entoação que fosse aquele individuo partiu para a violencia verbal??

Em qualquer situacao normal a pessoa que faz uma pergunta a um desconhecido e recebe uma cordial resposta returque "obrigado". Mas nao aqui.

A atitude de soberba e arrogancia. Ar de superioridade. Gozo. Ate me disse nao procurar trabalho porque era dono de uma empresa. Como se isso o tornasse superior ou mais importante e de maior valor que a pessoa que ele confundiu por porteira por estar sentada do lado de fora de um portao de uma empresa claramente abandonada. 

Ele chamou-me de rude, depois estupida e mandou-me foder. 

Acho que tenho de me benzer. Ou arranjar alguma especie de proteccao ou algo para afastar mas energias. 

Porque ja e a segunda vez que me isolo durante uma pausa no trabalho, escolho um cantinho quieto para ficar sossegada e do nada me aparece alguem que se poe a maltratar-me.

É que me estragou logo o dia.

Disse-lhe que o estava a filmar e ele apontou o telemovel dele a mim para tirar uma foto. Fiquei nervosa. Falei com um tom indignado enquanto ele mantinha um tom arrogante mas inalterado. A pior especie de pessoa que existe. Escumalha que se acha com direito a enxovalhar. Perguntei-lhe o nome. Respondeu. Sei quem é e onde o encontrar, somente por me ter dito que tinha uma empresa. O google mostrou o resto. A cara do monstro é esta:

 


Desejo que a sua empresa va a falencia e so lhe sobrem muitas dividas para entao ter de ir procurar um emprego e descobrir como é andar nos meus sapatos. Digo já: não  teria jamais capacidade para os suportar. 

21h de trabalho fiz eu ontem. Sem maltratar quem fosse. O "patraozinho" aqui deve la saber o que e isso. Há tanta gente com melhor educacao e mais bem formada que tambem esta a atravessar maus momentos e nem por isso anda ai a ofender mulheres gratuitamente. 

Se existir lei de retorno, por esta atitude que teve hoje vai encher-se de dividas, perder a empresa e junto com ela a soberba e depois que va trabalhar no duro junto de pessoas simples como eu, com chefes sempre na perna a dizerem para fazeres melhor, nao gostando que vas ao WC, exigindo que estejas disponivel para trabalhar  sem parar 12h por dia em troca de um salario mínimo.

 D. K. o teu destino está selado. 

Por vezes penso que vim parar numa terra cheia de pessoas mal formadas. Se não tomar cuidado  transformo-me num deles.

Mas que DIREITO têm de interromper o meu merecido e tranquilo descanso para o conspurcar com fel?

Maldito.


1 comentário:

  1. Parece que sim, tem mesmo que se benzer, de preferência com água benta.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!