sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Uma familia muito estupida

Senti falta do cheiro das gavetas dos moveis no quarto dos meus avós, ainda há instantes. Mas assim, muito! 

Nao sei se era mogno, cedro ou outro tipo de madeira. Sei que emanava um odor proprio que me agradava. O perfume invadia as minhas narinas cada vez que abria uma gaveta e era tão bom!  

Hoje é uma memoria olfativa que gostava de repetir.

Tenho uma familia muito "estupida", que via todos os pertences dos "velhotes" como "inútil  lixo" e por isso sem necessidade de existir.

Ja eu gosto de coisas antigas. Desde sempre, mesmo em menina. Gosto de moveis centenarios, de materiais puros. Sinto falta dessa genuinidade e da craftmanshift (artesanal) dos objectos. 

Nao que a mobilia do quarto dos meus avos fosse uma peca de museu cravada com martelo e estopro. Era o que na altura (anos 60) existia do mais barato, num misto de fabrico em serie mas ainda no seu inicio. 

A meu ver, eram moveis feitos para durar. Elegantes, de traços de arte moderna: linhas simples e rectas, com pes em madeira. 

Imagem retirada da net 


Ja nao se fazem moveis assim. Todo o encaixe das gavetas era em madeira. Talvez por isso o cheiro... o perfume que agora tanto me apeteceu voltar a cheirar.

Gostava de ter guardado aquele mobiliario. Mas nunca ninguem me escutou na familia ou valorizou os meus sentimentos. Muito menos então. Seria inutil expressa-lo (ainda assim mencionei-o algumas vezes) porque so me insultariam. 

"Onde vais meter a mobilia? Na tua casa???".

Entao dei por perdido, como tanta outra coisa que hoje alguns recordam e querem saber o paradeiro. 

Fui agora abrir uma caixa de madeira que tem impressa a palavra "memorias".

Quando a abri para tentar perceber o que gostaria de ver lá dentro, queria ter sentido o cheiro do movel dos meus avós. Ao invés disso recebi um odor ligeiramente desagradável num misto de cola, quimicos e plastico.

Pensei ca comigo: ainda tens um longo caminho pela frente ate te tornares realmente uma caixa de memorias. Precisas de calor humano, de aromas e personalidade.

Não sei se terei o que lá meter. Mas sei qual a primeira coisa que quero que tenha: aroma. Madeira.  E a peça em metal dos pastorzinhos ajoelhados a adorar Nossa Senhora de Fatima inserida num pedaço de madeira com cortiça.  Pertenceu aos meus avós que a mantinham no topo da mesa de cabeceira.


3 comentários:

  1. Aqui no Porto e também pelo OLX encontram-se muitas ofertas de móveis assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi onde andei a procura de uma ilustracao aproximada. Mas nenhum deles era dentro do mesmo estilo. Tinham a aparadeira com espelho e a comoda. Nap vi nada disso. E melhor conservados do que os das fotos que vi. Queria mesmo era aqueles, que foram os deles e cujo perfume cheirei tanta vez cada vez aue precisava encontrar papel e canetas para desenhar ou quando me sentia aborrecida e me dava para a cusquice :)

      Fica bem. Bj

      Eliminar
  2. No dia que comemoramos o nascimento de Cristo, desejo que no seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal! Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família. Que o amor e todos os bons sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda sua família muita felicidade e saúde o ano todo. Tenha um Natal abençoado!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!