sábado, 1 de agosto de 2020

A colega de casa

Sete horas da manha, entro em casa e a nova colega vem dizer-me para não tocar em nada na cozinha, poque ele tocou em tudo e ela nao vai mais usar a cozinha por duas semanas.

Demorei a perceber o que me queria dizer. A nova colega de casa todos os dias tem algo novo com que te aborda. Ela é boa pessoa mas pode deixar-te exausta. 

Pelas 10 da manha do dia anterior quando desci a cozinha, ela estava la, de roupao azul como sempre. Estranhei, contava que estivesse no trabalho. Ela so me fez o gesto de levar o dedo aos labios em sinal de silencio. Correu para o wc, mas saiu de seguida para ligar o microondas e fez isto tres vezes consecutivas.

Eu estava semi acordada e nao me preocupei em a observar. Sentei-me no sofa de olhos fechados e esperei ela terminar o que estava a fazer para poder me aproximar da maquina de lavar roupa e poder tira-la do interior, para a deixar a secar. Queria voltar a dormir. As duas horas de sono que tive nao seriam suficientes para o trabalho pela frente. Foi a primeira vez que usei a maquina. Liguei-a no ciclo mais curto assim que cheguei pelas 7h da manha. Pelas 8, 9h, ninguem costuma estar em casa.

No meio da confusao do que me estava a tentar dizer, tambem me disse que tirou tudo o que tinha do WC no andar de baixo e voltou a usar o WC do piso de cima. Isso me deixou descontente, porque dois dias depois de me ter mudado para ca, ela decidiu passar a usar o WC do andar.de baixo por sentir aversao ao rapaz do andar de cima. (Que entretanto deixou de aparecer). Queixou-se que conseguia cheirar a urina dele,  que ele nao lavava as maos depois se urinar e por isso mudou todos os seus pertences para a wc ds baixo, passando a partilhá-la com o rapaz do andar de baixo.

Confesso que estranhei ela nao voltar ao  wc do piso de cima, porque o rapaz que o  usava so ca dórmiu una vez. Ela continuou a descer as escadas todos os dias para ir tomar banho, usar a sanita, tudo. Nunca mais tocou na de cima. E eu estava a gostar disso. Tinha um WC so para mim e cada vez que la ia, encontrava tudo como deixei. E hoje, com o calor que se fazia sentir no meu quarto,  apeteceu-me deitar no corredor , por ali estar fresco. Agradou-me a ideia de saber wue nao ia aparecer ninguem para usar o WC porque ninguem, sen ser eu, pisava o corredor.

Agora ja vejo toda a parnafenalha dela no wc e o que e pior: vou passar a escutar cada vez que usa o chuveiro, pois este fica na parede onde esta a cabeceira da cama.

Afinal, o que queria ela me dizer?
Veio alertar-me que o rapaz teve 38 de febre e podia ser Covid-19.

 Hoje trabalhei 17h. E quando regresso, isto.
Enfim... 
Veremos.


6 comentários:

  1. Bah!! Boa sorte!!! Tomara não seja e ele não tenha contaminado ninguém! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Cuidado! Era tudo tão bom há uma semana e já começa a levantar questões sobre os outros inquilinos...será que o problema são as outras pessoas ou será você?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito segura a meu respeito. Pessoas de dedo em riste a apontar a origem dos problemas na minha direcao ja nao me torna insegura. Sabe porque? Porque cheguei a duvidar da minha sanidade, ate dos factos e da realidade. Se todos me repetissem que sou homem e nao mulher, acabaria por duvidar que sou femea. Foi a esse ponto ao qual me conduziram. E foi dele que regressei, sobrevivente.

      Por nao aceitar ver o mal nos outros e por me questioner sobre tudo é que permiti o ABUSO.

      Nenhum de nos e perfeito. Boas pessoas incluidas. Os colegas desta casa sao boa gente, com bondade no coracao e e isso que valorizo. Mas nao sao perfeitos. Nao é por mencionar uma excentricidade que estou a criar problemas.

      De todo o modo, acho que nao soube entender o que escrevi. Se calhar ficou-se pela leitura do titulo e uma olhada tipo piscadela pela diagonal no resto. Estou certa?

      Consigo detectar comentarios deixados por quem so le o titulo. Sao faceis de detectar, nao mencionam o conteudo, sao curtos e generalistas. Recebo uns com regularidade.

      dem e por as ter omitido e preferir me focar no bom e no diferente so no bom

      De qualquer modo, se me engano e leu tudo, acho que tem problemas de interpretacao. Porque o que aqui esta escrito nao menciona conflitos com os inquilinos na casa. Descreve uma situacao muito pertinente nos tempos que correm e e um testemunho de um comportamento e uma postura.


      Leia novamente o post para percebe-lo melhor. E assine da proxima vez, porque acho que deve ser um leitor regular mas nao assinou porque decidiu fazer um comentario do que sente genuinamente, mas nao teve coragem de se identificar.

      Va, coragem!

      Um abraço.



      Eliminar
  3. É esse pânico que está a dizimar a humanidade...mais do que o vírus. Se o colega estiver infectado eu própria faria a desinfecção da cozinha e até do WC porque sim. E se não tiver infectado? Pois é...daqui a uns anos a melhor profissão do mundo para além dos médicos é a "psiquiatria".
    Acalmar essa tua colega e tentar que não entre em pânico, claro sem confronto e facilitismos seria um bom remédio.

    Beijos e um bom domingo e que corra tudo pelo melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por detectar essa postura Fatily é que tomei uma accao. Decidi fazer o teste. Para mim e para os colegas na casa.

      Acho uma parvoice ficarmos todos nesta situacao Palerma. A colega ve a cabeca dele em cima da mesa da cozinha e treme com nojo. Era suposto ele fazer um bolo este sabado e agora ela nao o quer por perto, nem o quer a tocar em nada. Ele guarante que esta bem, mas eu tambem estou atenta e algo nele esta diferente. Acabou de ter uma crise de tosse. A febre, se a voltou a ter, nada diz. Mas esta a isolar-se no quarto. Quando sugeri que todos nos fizessemos o teste, ele acho boa ideia mas tambem nao quis muito colaborar. Ela disse logo que sim, mas tambem nao quis ser identificada como tendo sintomas e disse que nao quer ser lelevada para o hospital.

      Para acabar com estes filmes, eu vou ate ao fim com isto de fazer o teste de despistagem. Ainda a semana passada estavamos todos a fazer receicoes juntos, ela a incentiva-lo a fazer bolos e agora nao que nem chegar perto da caneca dele e recusa-se a partilhar o mesmo WC.

      EU ja nao sou assim. Sou cuidadosa mas nao quero descriminar ninguem. A semana passada ela fez uma SOPA para as suas e as tantas prova o caldo e volta a meter a colher dentro do tacho. Quando vi isso pensei: nao posso comer aquela sopa. Porque ela tanto fala que tudo e um exagero, como fala que temos de ter cuidado. Mas depois deixa a sua saliva na comida que vai partilhar com outros. Quando eu cozinhei para todos, tomei varios cuidados para nao contaminar nada. Nem deixar algo tocar em nada.

      Para evitar o panico e a exclusao, ja pedi o teste online. Mas ainda falta conclui o processo. Terei de tentar amanha/hoje. E tenho o dia tao preenchido!!!!

      Obrigada e boa semana para ti tambem.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!