sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Brexit - 23h: day ONE


Neste preciso segundo, o Reino Unido acaba de sair da União Europeia.


Será o pioneiro, a ver vamos como se sai. Mas se a história diz-me alguma coisa, é que esta espécie é como o gato: cai sempre de pé. Novos aliados económicos irão abraçar o «desertor». O Reino Unido tem, afinal, uma longa prática política de "lapa". Ou seja: gosta de se armar em senhor rico que tem limosine, mas depende sempre dos simples para andar. 

O país gosta de se distinguir dos restantes, com altivez e em grande. Por isso sempre foi do contra: contra a adopção da moeda-euro, contra a circulação rodoviária pela direita, contra os volantes nos carros ficarem à esquerda, contra a pintura de listas brancas para assinalar uma passagem de peões, contra a colocação de semáforos para peões à frente destes (ficam de lado, ao nível da cintura).  Tudo isto é de «gentinha que vai-com-os-outros» ahah. Enfim, percebem a ideia.

Do contra será sempre. E agora que está fora da EU, retoma a identidade de país-único, que sempre foi aquilo a que realmente dão valor.

Há muitas coisas erradas aqui mas, no que respeita ao funcionamento de burocracia... aí tiro-lhes os chapéu. Mas atenção! São burocráticos e são de enlouquecer. Quase sempre não sais informada do que seja. E tens de andar aos círculos... MAS, aqui é que está a excepção, conseguem facilitar tudo.

E foi assim que, neste último dia de Comunidade Europeia, decidi fazer a inscrição para o status de pré-residência (pre-settle). Tudo no telemóvel, sem sair de casa. Bastou pesquisar a app do governo no Google play, instalar e foi tudo rápido e eficiente.



Imaginem só: Começam por pedir o email.
Depois, através da app e não do telemóvel, tiram uma foto ao passaporte. Nem precisas carregar em qualquer botão. Posicionas a câmera e é imediato. Tudo feito com muita rapidez, com ilustrações claras e em movimento. Fica logo pronto e manda-te para a próxima etapa: scanizar o chip no passaporte. Faz-se isso pondo-lhe o telemóvel em cima. Simples. Agora vais tirar uma foto. Feito. Fornece umas respostas de segurança e já está.

Mas isto é necessário para quê? Perguntam-me vocemeceses. Pois, também não sei. Não vejo qualquer necessidade. Na minha opinião, os ingleses são uma raça que gosta muito de ter as pessoas todas bem catalogadas e documentadas. Isto é apenas uma desculpa para fazerem-no. Pedem-nos para ficar-mos registados em todo o lugar.

Recebo em casa quase mensalmente uma carta enviada pela junta de freguesia, que diz que é urgente fazer o registo local para efeitos de voto. O não envio do registo é considerado crime e induz a uma multa de 80 libras. Como não gosto deste lado MUITO inglês de intimidar ou ameaçar as pessoas com prisão, multas, mesmo sem existir motivo, rebelo-me com esta metodologia fazendo questão de não me registar. Ou não está no meu direito? Sou emigrante, com estatuto de residência ambulante: tanto posso estar a viver aqui hoje, como amanhã mudar de cidade. Ainda assim, «querem-te». É como os likes online: mais quantidade, mais se tira proveito (neste caso político).

Esta postura ditadora e de ameaça é típica e está espalhada por toda a cultura inglesa. Foi o que mais me surpreendeu pela negativa, eles nem parecem entender o quão rude são os muitos bilhetes e notas deixadas em instituições como bancos, consultórios médicos, interior de autocarros, recepções de hospitais, etc, etc., «informando» sem provocação ou necessidade, que qualquer pessoa com um comportamento «disruptive» terá problemas com a lei e poderão ser presas. Isto seria de esperar encontrar em sociedades fechadas, radicais, como em Marrocos, Dubai, etc, etc. O problema é que qualquer circunstância pode cair na definição de «disruptive». Basta um funcionário assim o dizer e a pessoa pode ser vítima de falsas acusações que mancham o seu carácter. Se mostrares descontentamento ou simplesmente discordares da opinião da funcionária, por exemplo. Falar alto, ter pressa... são «disruptive», se assim o estabelecimento o desejar. Estás à mercê do que te quiserem acusar.

Epá, um tanto ameaçador e intimista, à Hitler, não acham???

Mmas depois têm estas coisas da tecnologia burocrática que facilita tanto a vida. Como por exemplo: Basta dar o código postal e sabem logo o nosso endereço. Isso é prático e cómodo, um dos facilitismos que mais aprecio.

Duvido muito que os emigrantes estejam em perigo e sejam "despejados". Apenas está no sangue britânico querer ter o controlo absoluto, dar a entender que têm o poder. Deixar as pessoas emersas numa banheira de expectativa e ansiedade (3 anos para se decidirem, porra!). Mas recusar alguém sem motivos fortes vai contra as mesmas regras impostas socialmente. Não dá boa imagem.

2 comentários:

  1. Vou várias vezes a Londres e na última vez descuidei-me e fui roubada. Penso que foi no Metro,mas só em Westminster Abbey, na lojinha das recordações,um senhor me alertou para a mochila aberta. O segurança foi logo ver o registo das câmaras e disse-me que já tinha entrado com ela aberta. Liguei para PT a cancelar os cartões do banco e fui à polícia, onde uma mulher rabiscou um site e me disse para aceder e escrever a queixa
    Não consegui e voltei lá. Era outra senhora e repetiu-se a dose. Sentei-me numa cadeira desconfortável e tentei... só que havia n perguntas que não se encaixavam na realidade da situação e dirigi-me à mesma sujeita. Expliquei-lhe o que se passava e ela tentou despachar-me e eu refilei! Aqui, lá veio com aquela de eu estar a ser rude, blá, blá... não me intimidou! Disse-lhe que não via maneira de preencher aquela coisa, porque não me permitia saltar informações às quais eu não sabia responder. Eu não estava a ser rude, apenas desesperada por estar num país estrangeiro cuja polícia parecia não querer ajudar um estrangeiro que tinha sido roubado!
    A senhora desapareceu do guichet. O meu marido olhava para mim estarrecido!
    Ela veio ter comigo, tentou tirar-me literalmente o telemóvel da mão e eu disse-lhe para ter calma que o telemóvel ainda era meu. Dei-lho e lá esteve ela à volta com o questionário até chegar à parte que dizia respeito à situação. De repente ficou amável!
    Não fui rude, não lhe gritei, mas ela quis mostrar a sua autoridade, o seu domínio ao chamar-me a atenção querendo quase ver-me a pedir desculpa por existir.
    Pouco depois recebi um mail a perguntar-me se eu precisava de apoio psicológico 🙂.
    Já em PT, recebi mais 2 mails,um a dar-me conta das démarches feitas e outro a arquivar.
    Gente um tudo nada mandona.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célia, descreveu na perfeição a sociedade que eles criaram na Grã-Bretanha. Lamento que tenha passado por isso mas é que resume inteiramente como eles se comportam. É impressionante!

      A polícia é mesmo assim: não ajuda nada. Na minha opinião eles só resolvem crimes SE este for registado em CCTV. Caso contrário são inúteis. Isso do site mostra bem como tudo funciona por aqui. Eles disponibilizam eletronicamente ajuda mas de nada adianta, porque não se ajusta à situação. Fica-e na mesma. E se a pessoa mostrar descontentamento - o que é natural na situação, se sentir frustrada, cansada, etc... Leva com essa do comportamento rude.

      DEPOIS... é tudo "operação cortesia". POrque, por algum motivo, dá-se mais importância ao que a pessoa possa pensar ou vir a dizer/fazer depois de uma experiência em que mostra descontentamento, do que dão ao caso em si. É só com a imagem que passam que se preocupam.

      Beijos e boa semana!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!