terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Comédia Física no Fox

O canal Fox Movies presenteou-nos a semana passada com o melhor que se fez em comédia britânica e francesa na década de 60 e 70. Uma relíquia! 

Para quem não conhece, foi uma altura em que a comédia absurda e física, quase circense, atingiu grande popularidade. 

Os britânicos fizeram a série "Carry on"(em portugal traduzido para "Com jeito vai...), alternando o título final. Por exemplo: Carry on... Seargent, Carry on... Nurse, Carry on... Teacher, Carry on Cléo (1964), passado no egipto, fez comédia com Júlio César, Marco António e Cleópatra. 


Tanto os filmes britânicos e franceses têm em comum utilizarem sempre os mesmos atores para todos os papéis. O leading men para os Carry On foi o ator Kenneth Williams, suportado por Sid James, Joan Sims, Charles Hawtrey e o ainda vivo Jim Dale

Pulando para a França, por lá o ator principal foi Louis de Funès, detentor de uma energia e expressividade impressionantes. Quase sempre mau humorado (mas bem intencionado), o ator popularizou-se neste estilo e foi protagonista de filmes como "O peito ou a perna", onde interpreta (Brilhantemente) um crítico gastronómico. 

Entre os dois países, confesso ter apreciado mais a comédia francesa. Não desmerecendo a britânica. 


A acutilância com que Louis largava as falas é de impressionar. 

Numa rápida pesquisa, soube que o seu pai era espanhol e a mãe, Leonor Soto Reguera, espanhola-portuguesa.

A França é talvez o país que acolheu uma grande parte da emigração portuguesa, principalmente na década de 70. Mas também nos anos 20. Por incrível que pareça, já estamos a falar da passagem de tempo equivalente a um século! Não há lugar na terra para onde um português não tenha emigrado. 





5 comentários:

  1. Não vi :-( Acho que ainda devo conseguir um puxa para trás!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegues sim. No ultimo domingo passaram mais uns tantos. Até uns italianos, do Bud Spencer e Terense Hill. Eram dobrados, agora nao sei. Comedia fisica, parva e de acçao. Mas boa de ver. Vá espreitar :)

      Eliminar
  2. Oh, não vi.
    Estou quase sempre na HBO ou Netflix. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver a função de voltar atrás ainda os apanha. Sabado repassaram os britânicos, domingo, italianos e franceses. Foi assim que vi o "empoleirado numa árvore". E surpreendi-me. Achei-o muito bom, dinamico para a premissa,e também me surpreendeu as tecnicas de filmagem. Diria mesmo que estavam empoleirados num penhasco!

      Abraço

      Eliminar
  3. Não vi. Bom ultimamente só vejo as notícias e os campeonatos de snooker de que sou uma apaixonada. Ou alguma sessão de poesia na RTP2.
    Abraço

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!