quinta-feira, 18 de julho de 2019

Mais um livro lido


Tirei-o da prateleira por impulso, entusiasmada com as "review" na capa: Cativante (Sunday Times), "Hipnótico" (Elle), "Perturbador mas refrescante" (Stylist). Tem reviews até no interior da capa, na contra-capa e as primeiras quatro páginas são também reservadas aos "elogios" à autora, que é "licenciada em Harvard e antiga editora de livros" - diz no interior da contra-capa, o único espaço livre desse tipo de auto promoção.

Serviu-me de lição. 
Já tinha concluído que livros que imprimem na própria obra as reviews dão as piores leituras.




Girls on Fire, de Robin Wasserman fala da vida de miúdas adolescentes numa localidade americana algures no meio do nada. A linguagem é maçante, são páginas e páginas de história que não sai dali, só enrola de um lado para o outro. É como assistir a um jogo de ténis, em que a bola passa da esquerda para a direita, depois da direita para a esquerda e nada mais. "Fos-te tu, Não fos-te tu.". É uma leitura que se faz bem se se saltar a maior parte dos capítulos. 

Experimentei saltar linhas e dei conta que as frases começavam sempre com a mesma expressão e isso é frequente pelo livro inteiro "uma menina bem comportada..."  "uma menina bem comportada"... "Uma menina bem comportada"... Entendo que se quer dar ênfase a uma ideia mas percebe-se à primeira, não é preciso repetir. 

A história não me atraiu. Mas li até ao fim. Acho que lhe falta densidade, as personagens são pouco desenvolvidas e insuficientes. Está previsivelmente cheio de linguagem sexual, com enfadonhas descrições detalhadas de actos sexuais. Perversidade e linguagem vulgar brotam a rodos. Adolescentes com juízos de valor a torto e a direito, a detestar os pais e pais passivos que não sabem nada da vida dos filhos. Ninguém gosta de ninguém, ninguém é feliz, todos são falsos uns com os outros e todos se portam mal.





4 comentários:

  1. Pequena busca na Fnac, não está traduzido e têm outro livro dela traduzido, mas depois do que li aqui, não me parece boa ideia pensar em lê-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos teus esforços fui procurar online. Só encontrei um link que disponibiliza a história em audio. aqui vai: https://www.slideshare.net/paxosocefa/girls-on-fire-audiobook-free-girls-on-fire-free-books-free-auto-book

      Não sei se funciona mas se tiveres curiosidade para descobrir se ficas com a mesma opinião, tenta.

      A escrita dela é enfadonha e mal estruturada - foi a impressão com que fiquei. Totalmente amadora. Há quem tenha gostado do livro, mas pela storline. Não acho que isso baste, pois a restante estrutura, na minha opinião, falha.

      Um abraço

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!