terça-feira, 16 de julho de 2019



Tenho andado a plantar flores no jardim. Algumas já brotaram, outras não há meio. Dentro de casa, tenho tomates em vasos. Ou melhor: plantei as sementes, germinaram, deram rama, esta cresce, cresce, cresce, mas o fruto ainda não apareceu. O cheirinho é tão bom!


No domingo, sem planear, desci à sala e decidi aproveitar a tranquilidade para terminar de plantar umas plantas compradas quase duas semanas antes. Não fosse o senhorio começar a implicar com a presença das mesmas nas traseiras do jardim. Enquanto ali estiveram, apareceu uma praga de formigas e de bichos-de-conta. As formigas simpatizaram com uma planta em particular: a french marigold-bee e roeram quase todas as folhas. 

Mas agora já as plantei (quase) todas. Espero que a french marigold-bee venha a florescer bonita e sirva para as muitas abelhas ao redor terem onde ir buscar mais pólen. 

Foto tirada da internet

Também plantei calendolas - não parecem muito animadoras. Mas tenho esperança que arrebitem. Preciso de averiguar como se faz o cuido da mesmas. Se é preciso arrancar folhas ou flores murchas, como é a régua, etc. Por agora dou-me por satisfeita ao dar-lhes bastante água.

foto minha


A outra aquisição foram begonias brancas. Semperflorens.
Pela foto achei-as bonitas mas não é o tipo de planta que me atraia de imediato. Tem aquela folha suculenta, espessa, a fazer lembrar as dos cactos. Parece-me que precisa de pouca água para se manter e por isso plantei-as na zona mais reclusa do jardim.


Outra coisa que fiz foi enterrar no solo três favas. Pensei que dali não ia sair nada. Afinal, já havia tentado germinar umas num vaso dentro de casa, e não resultou. Enterrei-as ali a pensar na fábula do pé-de-feijão e não meti fé nenhuma. Passaram-se semanas e nada de nada de aparecer fosse o que fosse.

pés de favas - foto minha
Dava aquilo como falhado até que um belo dia, do nada, surgiram duas enormes e vistosas ramas verdes, cheias de folhas. Só me fui lembrar da terceira quando esta, mais tarde, também decidiu emergir do solo em direcção ao sol. Agora estão cada vez mais altas e já têm flor. Não faço ideia o que vai sair daqui mas é interessante acompanhar o desenvolvimento. Entusiasmada, plantei mais duas entre os pés das três. Agora arrependo-me, pois se calhar estão muito próximas umas das outras para a coisa funcionar. Mas a ver vamos. Talvez ainda consiga uma dúzia de favas para cozinhar um destes dias!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!