sexta-feira, 17 de maio de 2019

O meu nome


O meu nome é "Portuguesa". é um nome que permite o uso de diminutivos. Existiu no tempo quem me chamasse de Portuga, Tuga e Portuguesinha.  Mas actualmente todos me chamam de Portuguesa. 

E eu sinto saudades de quem me chame de Tuga, ou até mesmo de Portuguesinha. Mas não é um trato que goste de impor. Não me vou apresentar assim para ser chamada assim. Esses são nomes conquistados, não são dados gratuitamente. Têm a ver com a relação entre as pessoas. O nome "Portuga", remete para relações de amizade verdadeiras. E a Tuga ou Portuguesinha para amizades antigas, familia íntima, para intimidade. 

Não é qualquer um que vai chamar-me por estes nomes. Podem chamar-me do que quiserem, pouco me importa. Nomes não me dizem quase nada, já se enganaram no meu chamando-me sempre por outro e não me incomoda nada. Para aquela pessoa passo a ter outro nome. É até querido. Quando o nome Portuguesa é pronunciado, é aquele que menos fala sobre mim. É como se chamassem um cão, perguntassem o nome de um rótulo... Sinto saudades de ser chamada pelos diminutivos, não por eles em si, mas pelo significado que carregam.


Quero ser chamada de Tuga, Tuguinha... 
Sinto saudade!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Não se sente falta porque todos me chamam pelo meu nome. Desde dos que me odeiam aos que gostam de mim. Gosto quando me chamam como quiserem. Houve quem me desse apelidos, quem achasse que tinha nome de outra coisa e me chamou assim... Acho isso porreiro. Afinal, o que é um nome? Algo que os nossos pais tem de dar para nos rotular aos olhos dos restantes. Mas o que nós somos, o que nos identifica, são os nomes que os outros nos quiserem dar.

      Faço-me entender?
      Talvez por isso aprecie quem passa a vida inteira com apelido. "O pingaço", o "cheinho" sei lá... Até essas pessoas já estão a desaparecer, pois era uma prática mais comum no tempo em que as pessoas ficavam conhecidas por algo que eram ou faziam, mais do que pelo nome que ostentavam.

      Eliminar
    2. A minha alcunha é Titica... mas têm quem me chame Libelinha!!!

      Eliminar
    3. E não é bom?
      Quando é um nome afectuoso não importa como nos chamam. Descobri que aprecio bastante.

      Eliminar
  2. estive a tentar descobrir qual será o meu número e penso que terei sido a 55ª seguidora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem é um bom numero :D
      O engraçado é que já deve andar na casa dos 60 há um bom tempo. Não sou de reparar.
      Celebremos então ;)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!