quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Inglaterra: Desfazendo Mitos - p2

LIMPINHOS

É mito que os ingleses são todos limpinhos. É verdade que as ruas estão livres de resíduos considerados "lixo"- aquele que em Portugal costumamos facilmente encontrar. Mas isso tão somente significa que os governantes cumprem o pelouro da limpeza e higiene urbana. Fazem o seu trabalho, ponto. Em privado acho que muitos ingleses são um tanto para o desleixado, revelando que não gostam de sujar as mãos. Nos quintais de algumas casas - poucas, consegue-se ver entulho de anos e lixo recente. Nos restaurantes mais comuns deixam as mesas sujas de tudo um pouco, besuntam cada centímetro com aqueles molhos que todas as comidas inglesas levam e ainda por cima, se trazerem lixo com eles (embalagens de comida rápida, garrafas de refrigerantes, embalagens de perfumes, cigarros, embalagens de aparelhos eletrónicos diversos, de pasta de dentes, fruta a apodrecer, embalagens de sapatos novos, etc) deixam tudo na mesa onde foram almoçar/jantar. Claramente, julgam que quem as limpa, não se aborrece com o entulho extra. 

E para contrariar esta tendência, quando na caixa de supermercado, o empregado/a nunca atende o cliente atrás de ti até te ires embora com as tuas compras. Se ainda tens de as ensacar, eles param de atender. Têm essa cerimónia. Vai-se lá entender esta gente! Cheios de cerimónias numa simples fila de supermercado, mas sem nenhuma quando se trata de abandonar porcaria e lixo desde que seja para outros limpar. 



5 comentários:

  1. Infelizmente são hábitos muito difíceis de mudar!

    ResponderEliminar
  2. Essa do limpinhos nunca acreditei. Há muitos anos atrás vivi algum tempo entre ingleses na África do Sul.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Há uns anos atrás também vivi alguns meses com umas inglesas...
      Não gostam muito de limpar, não gostam muito de trabalhar no duro, de trabalho manual e, venho a descobrir, também não é incomum não gostarem de estudar...

      Não admira que o Brexit tenha ocorrido.
      A ignorância e o medo sempre são características a crescer num povo com medo de dobrar a espinha, preguiça para lutar por melhores qualificações e nojo para limpar a própria porcaria.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!