quinta-feira, 6 de julho de 2023

Selos - stamps: uma arte em extinção

 

Aqui em Inglaterra todos os selos postais vão ser substituídos por outros com Código de Barras. Como o mostrado aqui em baixo, à esquerda. Há direita, o anterior - tamanho standard. 


O que eu acho disto? Acho que os "novos selos" são feios. São demasiado grandes e ocupam muito espaço quando se vai colar num envelope. Já vêm com cola, mas daquela que não é para molhar com saliva para aderir. É como um autocolante, é só descolar. Não sei porquê, mas algo mágico se perde quando a língua ou o dedo molhado em saliva não são mais necessárias para um ritual que, depressa, vai tornar-se desconhecido. Basta passar uma geração e ninguém mais vai entender uma das piadas mais fantásticas da Série de Comédia "Seinfeld": quando a noiva de George morre envenenada por ter lambido centenas de envelopes contendo o convite para o casamento.  

Não sei como funciona isto do "código de barras" - sei que todos estes quadradinhos são diferentes. Penso que foi imposto para que as pessoas não possam reutizá-los. 

Os selos sem código de barras têm até o final deste mês de Julho para serem usados. Por causa disso, de momento tudo o que é embrulho surge com os mais diversos selos, muitos de colecção - coisa que antes não se via. 

Achei estes selos aqui em baixo o máximo. Nunca tinha visto isto em selos. Se fossem meus talvez os guardasse. Fiz uma pesquisa no google e não encontrei exemplos de selos deste género. Existem outros, holográficos mas não com quatro camadas, como estes. O que acham?


Hoje encontrei este. 
Não fazia ideia que uma das minhas séries de comédia favoritas tinha tido a honra de fazer parte de uma série de selos Postais.


Todos estes selos aqui mostrados - inclusive os novos com código de barras, serão substituídos por estes:


O rosto do Charles.


É cada vez mais raro as pessoas usarem selos. Hoje em dia prefere-se o digital e os rótulos impressos por máquinas, que já colocam a franquia correcta. Também, se a pessoa desejar que o pacote seja rastreado, não pode usar selos. Tem de adquirir um desses "autocolantes" com um código digital que é lido por uma máquina e indica o percurso do pacote. 

Os selos são um produto em extinção. 





2 comentários:

  1. Ainda por lá nada uma colecção em casa.
    Mas ainda invejo a do meu padrinho.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    É verdade
    Lá se vai o vicio da filatelia .

    JR

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!