sexta-feira, 21 de abril de 2023

O meu novo vício: coleccionismo

 Ainda não é um vício, mas pode vir a ser. Uso o Ebay para algumas compras online. Mas nunca tinha comprado através de Leilão. A primeira vez foi há cerca de dois meses. Ainda não consegui parar. 

É uma experiência totalmente diferente. Sente-se o nervosismo, o receio das licitações serem ultrapassadas. Corro o risco de ficar agarrada, porque, desde então, acho que não tem passado uma semana que não tenho comprado algo. Procuro não pagar um preço muito elevado, daí os leilões serem tão apelativos. 

É que eu gosto de coisas antigas. Encontrei umas figuras em porcelana que adorei. Mas estas não estavam à venda com um preço fixo. Estavam em leilão. Licitei. Perdi todas. Há última da hora, mesmo quando esperei pelo último segundo para licitar mais, outra pessoa ficou com o objecto. Concluí que era um algorítmo e existia uma forma de colocar a licitação em automático. Só isso explicaria as minhas derrotas. 
 

Tudo começou realmente depois, quando vi umas miniaturas de que gostei muito. Licitei e ganhei. Pedi muito ao vendedor para ter cuidado na hora de enviar. Chegaram em cacos. Fiquei desolada. Decidi comprar outras idênticas. E nesta busca, verifiquei que haviam muitas, em estados diferentes e nem todas me agradavam. Outras não descreviam fielmente o objecto. Encontrar as correctas, para substituir as partidas, tem sido uma odisseia. Que acabou por sair mais caro. Fiz a última aquisição para completar o set de três esta semana. Aguardo que cheguem. (Inteiras).  

Em suma: tenho comprado artigos em porcelana, porque praticamente já não se fazem, pelo menos como "antigamente". E eu sou toda do "antigamente". Os meus gostos são tão modernos, como apreciam um "bom vinho" - por assim dizer. Tenho comprado porcelanas de uma fábrica que já fechou as portas aqui no UK. O equivalente português à "Fábrica de Sacavém". A diferença é que aqui encontra-se com facilidade, vende-se com facilidade e podes ter sorte em comprar a um preço acessível. 

Basta abrir um OLX para perceber que os valores exigidos pelos compradores são três vezes superiores, por artigos com defeitos ou mesmo partidos, só porque foram feitos por uma "marca" de prestígio. Gente, um recado: se está partido, o valor desaparece! Vira lixo. Mesmo que seja vintage, é lixo. Encontrar alguém que aceite ter algo partido e danificado em sua casa, que só traz mau feg-shui, não é fácil. Não tente lucrar, tente se desfazer das coisas. Seja justo, não seja ambiciono ou delirante. 

Actualmente estou a inclinar-me para a compra de figuras de acção a representar um momento de um filme famoso, ou uma série. Deve existir um nome próprio para isso, talvez NECA. Não é MANGA, porque não se trata de cartoons japoneses. Mas vos digo: existe um grande negócio em torno de artigos relacionados com filmes e outras figuras célebres. Lembram-se do Alf? 

Para terem uma ideia, encontrei no Aliexpress vários kits do Alf, iguais aos de cima, à venda por 15 libras. Não comprei logo. Resultado: já não existe nenhum disponível. Retiraram todos. Agora estão todos à venda por volta das 40 libras!

É este o negócio, gente. Compram por um valor sabendo que vão vender por três vezes mais. Isso não gosto. Mas devo dizer que tinha limites bem baixos quando comecei as minhas aquisições e agora, já gasto mais achando "normal". No Domingo, após regressar do trabalho, aguardava o resultado de um leilão de uma figura de porcelana que adorei. Mais uma vez, vintage, de uma marca com boa reputação. Existiam muitas outras iguais também à venda, mas, eu gostei daquela. E vendo todas com atenção, é fácil perceber que nenhuma é igual à outra. Ora são desbotadas, ora têm menos detalhes, ora têm muito detalhe e parecem ser de fabrico mais recente. Acabei por ganhar o leilão. O único outro interessado não foi acima das 20 libras. Eu fui. Comprei duas estatuetas. Com os portes de envio, gastei 50 libras. 

Ainda bem que fiz 11 horas de trabalho naquele Domingo! Só gastei metade do meu ordenado daquele dia. Ahaha.  

Agora estou de olho nesta figura aqui. Aposto que o ator que deu vida ao Quin, no filme "Tubarão", nunca na sua vida imaginou que ia virar uma figura de acção! Muito menos por um filme onde é comido por um tubarão. Mas aqui está: não é lindo?


Se existe um momento que encapsula todo o filme, talvez seja este. E é por isso que sinto atracção por este tipo de produto. Olha-se e sabe-se logo o que significa. É engraçado. O Leilão já vai em 11 libras. Fora portes de envio. A ver no que dá. Aqui está uma variedade de preços: 

Outras figuras semelhantes encabeçam a minha lista de desejos. A dizer a verdade, devo ter começado antes. Talvez em 2018/19, quando comprei a Figma "O Grito". 


O ano passado, quando comprei Conan. 


Agora tenho o Predador na lista, Alien, enfim... 
Não vou levar nada disto comigo para a outra vida. Mas quando morrer, vou deixar uma série de "lixo" valioso! Ahahah. 








3 comentários:

  1. Oh no! Agora nao vais mais parar com o vicio de colecionar eheheh
    Eu por acaso nao coleciono nada mas tenho uma quedinha por canetas/lapiseiras. Ja vem dos tempos de escola! Gostava de ter todas as cores (de tinta) possiveis. E so o ano passado consegui comprar no ebay uma daquelas que tem varias cores numa so! Demorei 30 anos ate comprar uma dessas Ah ha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Eras tu que tinhas esse desejo? :)
      Talvez já tenha conseguido, involuntariamente, abrandar o ritmo de compras. Chegaram as figuras. Quando as desembrulhei, não as amei. Acho bonitas mas voltei a colocá-las dentro dos pacotes.

      Acho que isso é uma forte indicação de que talvez não as deva manter. O tempo dirá.

      Se gostas de tantas canetas - então és coleccionadora :) Tens daquelas que, moves para cima ou para baixo e uma peça se move? Tipo canetas-capsula? Geralmente têm líquido dentro, um desenho e depois o plástico se mexe?

      Eliminar
    2. Nao sei se vai resultar o link mas aqui vai: https://www.ebay.com/itm/173917360144?hash=item287e485010:g:I2oAAOSwnBxkHHYq&amdata=enc%3AAQAIAAAA4Jl8gC9cpL%2FLdUtzSiNxT3kaRBCI%2B0lj%2FGv17WP%2FS79K7Pro3DrvDbTgdeI7akbQaHEzSDR3cYRScZYY1%2B%2FLvyhZEKyGE0bVPZuadaYwe6M%2BDqUVD9Q3N7iaO2Qfm%2FUH0X003y7q72Ymo0%2FUFAYq4tmUXfmviFCsUi8d%2B1Rj3zoPGuWdZJq4SKK8UyCPxcdxiAxCCsYQLwcN8BBDkLptyRA57z59MNs7beffdeZfWQZNafcdZkj68LG8V9TO68ezntYu05%2B6uQ8fDml7dO9GlX1Mbotg%2BxDFxMUKh03dBR6u%7Ctkp%3ABFBMhMfQqIBi
      Era destas que sao uma caneta mas tens 8 opçoes de cores. clicas numa, depois carregas na parte de cima para aquela cor sair e selecionares outra.
      Eu sempre tive canetas de tintas com varias cores, vermelho, azul (claro e escuro), fluorescentes, douradas, etc. Os meus cadernos eram um festival de cores. Ainda hoje tenho de evitar olhar para os lados das papelarias para nao cair em tentação! Primeiro porque tirando a lista de compras, é muito raro escrever e segundo porque não tenho dinheiro para sustentar o vicio ahahaha

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!