sábado, 18 de março de 2023

COmentando os Óscares!

 Acho que este ano a cerimónia dos oscares, que apanhei em repetição esta noite, foi 100% melhor na mensagem que a anterior. Com comoventes discursos e pessoas realmente alegres e a celebrarem-se umas às outras. 

Sem dúvida que, este ano, a cerimónia deu, maioritariamente, destaque à Ásia e aos artistas daí originários. O maravilhoso filme dos "Danieis" - "Tudo em todo o lado, ao mesmo tempo" (Everything Everywhere all at once) conta a história de uma família imigrante asiática na américa, donos de uma lavandaria. Eles trabalham muito e mal conseguem se aguentar. O "sonho americano" não é cor-de-rosa e a história se desenvolve em mundos paralelos. O elenco, obvio, na maioria, é constituido por pessoas dessa ascendência. 
Gostei particularmente do discurso de James Hong que, não sabendo quem era por nome, assim que o vi no filme lembrei-me "Mas eu reconheço este ator! É um bom ator. Que bom que está aqui". No discurso que fez, nos BAFA, basicamente recordou a todos os anos de profissão que tem, ao mencionar que quando o John Waine era o presidente e quando começou nos filmes, quem fazia os papéis de chineses eram actores com fita adesiva nos olhos. Porque achavam que os chineses não sabiam representar (se calhar não sabiam era falar inglês claro, creio eu). A sua retrospecção fez-nos entender a importância e a conquista realizada. Chegou ao expoente máxima mas teve um percurso de persistência e determinação. Gostei particularmente da sua escolha de indumentária para os óscares: a gravata com os olhos de plástico (tem a ver com a mensagem do filme).


O ano passado todos se recordam, a cerimónia dos óscares de 2022 - tão desejada por ser a pós Covid, foi organizada, apresentada, montada, dirigida, orquestada por... afro descendentes. Esta comunidade está sempre a reinvindicar direitos, e quando recebe algo, ainda não é suficiente, pedem mais, fazem lembrar que lhes devem mais. (é uma coisa americana, creio). Mas quando tiveram o privilégio de coordenar toda a cerimónia, o que é que tivemos? Uma agressão ao vivo, insultos, palavrões e pessoas a ovacionar o ator que iniciou o conflito, que não foi repreendido ou afastado. 

Este ano, não sei quem dirigiu, orquestrou, realizou, apresentou a cerimónia. Porque não foi uma "comunidade", foi um GRUPO de pessoas. E ESTA FOI A MENSAGEM que a cerimónia dos óscares de 2023 me passou: NADA daquilo seria possível sem o contributo de TODOS. 

Essa foi a mensagem da melhor atriz, da melhor atriz secundária, do melhor ator num papel secundário, dos melhores diretores e do melhor ator. PASSOU CLARO. E foi, simplesmente, bonito de sentir. Toda a emoção daqueles artistas, a realmente homenagearem-se uns aos outros. Não foi como com o Will Smith, que era tudo sobre o próprio umbigo. Foi sobre todos e para todos. Desde a equipa do "zé-ninguém" -  o indivíduo que segura os cabos e ergue o cabo do microfone, ao catering. Não foi sobre "O Will smith vai receber um óscar" - olhem só como ele conspurcou o símbolo da estatueta. 

Este ano a cerimónia virou-se para a Ásia e para a Índia. Música, dança, artes... e nenhuma baixaria. Uma comunidade muito mais singela que a africana, com muito menos exposição, mas que nunca reinvindicou nada para si. Simplesmente trabalhou e esperou o seu momento ao sol. E ele chegou. Foi bonito de ver. Ficamos a torcer para que hajam mais oportunidades para aquelas pessoas e sentimos felicidade por terem recebido um mérito tão alto. Um filho a agradecer à mãe de 84  anos e a dedicar-lhe o óscar... Tão diferente de uma chapada e, de seguida, fazer um discurso sobre tolerância...


Na carpete de champanhe (não sei porquê não foi chamada de vermelha mas agora surgiu esta nova, eu gosto) muitos artistas, de todas as nacionalidades e áreas, desfilaram com suas indumentárias. Irei reflectir um pouco sobre isso noutro post, para quem gosta de dar uma espreitadela. Irei dizer "gostei/não gostei" e porquê. O básico, que todos fazem e que não quer dizer nada, só um hobby. Vou armar-me em fashionista :) 


Quero saber as vossas opiniões.  

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei se é moda. Gostei muito de ver. E o filme é muito bem feito e as interpretações, logo de início, eu fiquei de boca aberta com a amplitude de talento dos protagonistas.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!