quinta-feira, 16 de março de 2023

Bruce Lee - nova causa de morte (mas é preciso isso?)

 O feed de notícias informa-me que finalmente, foi resolvido o "mistério" da morte do ator americano Bruce Lee, que atingiu alguma notoriedade nos anos 80 por executar artes marciais em filmes. 

Há um outro filme, mais recente, intitulado Uma vez em Hollywood, protagonizado por Brad Pitt, que inclui uma cena com Bruce Lee. De alguma forma considero que, removendo a espuma da celebridade e do mito, este filme demostra com fidedignidade quem realmente pode ter sido o homem Bruce Lee. 

Causa de morte - dizem, foi alergia a um medicamento. Mas o mito da celebridade e dos admiradores, recusam-se a aceitar que o seu idolatrado tem defeitos mundanos. Como pode alguém, "tão bom" em artes marciais, ser, afinal, um comum humano?

Mas Bruce Lee, aliás, Lee Jun-Fan, era apenas e somente um homem. Ambicioso sim, mas talvez não muito inteligente, já que toda a família teve de abandonar Hong-Kong por Bruce estar sempre a meter-se em brigas. Ele brigou com quem não devia, e o resultado só podia ser prisão ou assassinato. O pai, mãe e irmãos tiveram de fugir para a América, tinha ele uns 17 anos. Até visitar Hong-Kong no início dos anos 80, finais de 70, a sua carreira na América e os seus estúdios de artes marciais não produziam dinheiro suficiente para sustestar a família. A esposa teve de arranjar um emprego para ajudar nas finanças. Foi a visita a Hong-Kong que o fez perceber que lá ele era muito admirado por uma  participação numa série americana. E então o ambicioso e determinado Bruce tratou de usar essa fama para conseguir contratos para filmes. Que depois foram passados na américa. A sua fama começou aí e a sua morte precose o eternizou e o tornou um ícone. 


O seu filho também ficou célebre pela mesma razão: uma morte precose e desnecessária no set de um filme. Dispararam uma arma com uma bala de verdade. E foi o fim do legado, da geração. Talvez outra coisa não muito inteligente no universo cinematográfico: usar balas que ainda têm alguma pólvora dentro. Não tão invulgar assim, já que o filho faleceu em 1993 e em 2021 foi a vez do ator Alec Baldwin matar a tiro a directora de fotografia no set de rodagem de um filme, com uma dessas "balas" a fingir. 


Na ânsia de querer manter-se no topo do estrelato (seu objectivo era tornar-se a superestrela oriental mais bem paga em Hollywood) e mostrar ao público que tinha um talento sobrehumano para as artes marciais (200 flexões com dois dedos), criou uma imagem de homem filosófico. Ficou conhecido pela sua frase "seja água". E a ironia é que, ter bebido demasiado água ajudou a que morresse. O Bruce bringuento, que apareceu logo em criança e fez os pais terem de sair de Hong-Kong, ainda devia estar por ali. Talvez por isso tenha apreciado tanto a desmistificação do ídolo no retrato de uma história dita verídica, no filme de tarentino "once upon a time in Hollywood": Bruce chega e acha-se capaz de vencer todos numa luta. Tem um confronto físico com um duplo e perde. Parece mais um rufia, um bufão, que se achava invencível. 

A família do ator, a esposa e a filha, não gostaram deste retrato. Eu gostei. Do ídolo, do mito - já todos sabemos. São todos iguais. Acho que o filme mostrou a realidade. Afinal, por algum motivo extra Bruce não conseguiu singrar muito bem em Hollywood, a pesar de se cercar de celebridades e de estar em filmes. 

Acho que era uma pessoa muito carismática em câmera. Não se consegue desviar o olhar. Muito talentoso. Incrívelmente dedicado a esta paixão, de corpo e alma, estudando-a profundamente. Deve ter puxado do seu corpo mais do que ele podia dar e o preço foi a morte prematura. Ainda não existia medicina desportiva como a conhecemos hoje. Uma pena Mas com a morte aos 32 anos apenas, obteve a fama que tanto almejava e o estatuto de celebridade e icon de artes marciais. Renasceu novamente, tornou-se Bruce Lee, uma lenda. 



Bio: Lee Jun-Fan (Bruce Lee) nasceu em 27 de novembro de 1940, em Chinatown, San Francisco (Estados Unidos). Seus pais faziam parte do mundo artístico, o pai era ator e cantor de ópera cantonês. Com dois meses de idade apareceu, pela primeira vez, na televisão, na série 'Tears of San Francisco'. Quando criança, a família de Bruce Lee mudou-se com ele para Hong Kong. Lá, o ator começou a frequentar uma escola de artes marciais e a praticar Tai Chi com seu pai. Mais tarde, mergulhou no estilo Wing Chung. Aos 18 anos retornou aos Estados Unidos para tentar obter a cidadania americana. Influenciado por seu professor Ip Man, Bruce começou a estudar Filosofia na Universidade de Washington, em Seattle. No início dos anos 1960, Bruce Lee decidiu criar sua própria escola de artes marciais em Seattle, o 'Jun Fan Gung-Fu Institute'. Mais tarde, abriu mais duas escolas, uma em Oakland e outra em Los Angeles. Bruce Lee tinha uma maneira particular de dar aulas, ele queria que houvesse o mínimo de pessoas possível, considerando que deveria ser como um treinamento pessoal. Desenvolveu seu próprio estilo de luta, conhecido sob o nome de Jeet kune do ou 'O Modo de se Interceptar o Punho'. Em 1969, ele apareceu pela primeira vez em um filme americano, 'Marlowe', onde interpretou um bandido que tentava intimidar o protagonista, o detetive particular Phillip Marlowe. Bruce Lee atuou apenas em um total de cinco filmes durante sua vida. Embora possam parecer poucos, com eles, conseguiu consolidar sua carreira no cinema e criar uma lenda em torno de sua pessoa. Com dores de cabeça e tonturas, em 1973, após ter consumido opiáceos e bebido bastante água, consumiu também um analgésico denominado Equagesic, que fez com que o ator adormecesse. Duas horas depois,  estava morto. Causa: Edema cerebral. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!