sábado, 14 de janeiro de 2023

O tempo é curto

 

A idade que tenho não me assenta. 

(quantos pensarão assim?)


Quando penso na idade que vou fazer, esta não corresponde ao meu ambiente, á minha vida. Nem à maioria das pessoas que me cercam. A idade, tal como muita coisa, devia variar conforme o estado da pessoa. Há crianças com um comportamento extremamente amadurecido que até faz um adulto questionar se são reencarnações e há pessoas de muita idade que se comportam como imaturos bebés.

A idade que tenho não se adequa a mim não porque não o desejasse. Mas porque não vivi todos os anos que tenho em pleno. Tivesse-os vivido, e a idade que tenho correspondia a mim, aos meus, ao que me rodeia. Assentar-me-ia. 

Acho que essa é a grande diferença entre quem diz que "não tem problema em dizer a idade". Não tem, porque viveu cada segundo e aproveitou-os bem. Porque, entre altos e baixos, fez o que quis, seguiu o seu caminho, sabe que valeu a pena e é feliz com o que conquistou. Quem não fez isso, sente que permaneceu estagnado. O tempo passou mais rápido do que foi usufruido. E esse pecado - porque é "O" pecado, fica para sempre. 

É o meu erro, aquele pelo qual terei de prestar contas quando a minha altura chegar. É o de muitos outros também, quer seja por iniciativa própria ou por imposição. 

Por isso, acho que se deve começar hoje, agora, a realizar algumas vontades engavetadas. Já não se é jovem e o que se percebe nesta ocasião, é que o presente é para ser usufruido como um copo de vinho e as vontades não são mais para adiar. Há que dar prazer a nós mesmos, porque só sendo felizes se pode fazer os outros felizes também.

Respondam-me lá: O que é que sempre tiveram vontade de fazer e ainda não foi feito? Porque não começar já?



16 comentários:

  1. Gostei de te ler! Eu também não tenho e nunca tive problemas com a idade. Revelo meus 74 sem problema. O único problema é que eles me impedem de fazer algumas coisas, como andar de balão, por exemplo, que sempre imaginei... Hoje, sem coragem! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também consigo compreender o que quer dizer com "falta de coragem". Não é bem a coragem, é um pouco da energia que se tem em excesso quando mais jovem. Fica um desejo idílico, mas que já não vai para a frente. Contudo Chica, se fosse a si, começava a pesquisar "viagens de balão e ar quente" e tratava de ter essa experiência! Já que não envolve nada de arriscado. Imagine-se se o seu desejo fosse saltar de para-quedas... Aí sim, talvez a coragem fosse mesmo necessária :) E, na falta, justifica-se não perseguir esse sonho.

      Mas uma viagem de balão lá pelos ares? Não tem de se jogar no vazio. Como não tem de aprender a manobrar o balão, o condutor vai consigo... Vaguear pelo ar... deve ser o máximo! olhe, agora até a mim me deu vontade :)

      Vá já correr para saber onde e quando e depois conte tudo :)

      Eliminar
  2. Concordo contigo, porque não tenho "pruridos" em dizer a minha idade. O que me falta fazer é ver neve e nevar:) e ir à minha terra. Mas nada me impede de viver um dia de cada vez e aproveitara o máximo.
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Seus sonhos são totalmente acessíveis. Só tem de marcar uns dias num lugar com muita neve. Eu quero ir muito a um lugar cheio de glaciares. Estive a ver o preço do cruzeiro e... só preciso de 70.000. euros! AAHAH.
      Nesse sentido, tenho mesmo de adiar este sonho. Mas talvez possa me contentar com algo em menor escala e ir ver um glaciar na Argentina...
      Consulte a previsão do tempo e quando disserem que as temperaturas vão descer, trate de estar na Serra da Estrela :)

      Eliminar
    2. A minha reforma não dá é tudo muito contadinho para não depender dos meus!
      Beijos

      Eliminar
  3. Bom dia
    Confesso que por vezes falta me coragem para fazer o que deveria mas mais ainda dizer o que deveria ser dito .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não guarde tudo para dentro, Joaquim. Algo mal resolvido é veneno que paralisa quem não o solta, só magoa, mais nada. Porém, se for magoar outros, liberte tudo para fora com alguém a quem não faça diferença. Ou então siga o caminho de muitos e... escreva. Grave. Em blogue, num gravador, etc.
      Boa semana.

      Eliminar
  4. Actualmente penso em ser feliz com a família e aceitar o que vou tendo. :))
    .
    Fragilidades...
    .
    Beijos. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre a melhor opção de vida, tenha-se a idade que se tiver :)

      Eliminar
  5. A idade é só um número. O que interessa é o que vai na cabeça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que assim fosse. Mas não é. Só o homem pode viver assim. Diga isso aos meus óvulos, que começam a perder a fertilidade na bela idade de 23 anos. E depois dos 40, passa para 13% as possibilidades de engravidar com sucesso.

      A idade influencia na reprodução humana, quer eu goste ou não. Gostava de poder acreditar que não passa de um número. Mas acho que esse privilégio está reservado apenas para os homens que, aos 80, podem decidir subitamente que querem ser pais biológicos. Mas para isso, tem de se virar para um rebento na casa dos 20 ou 30. Não se vão juntar a outra mulher de 80. Nem olham para elas!

      O instinto reprodutivo fala mais alto.

      Eliminar
  6. Visitar os Açores. Infelizmente não quero ir sozinha, e tanto o marido quanto filho fizeram lá comissões enquanto militares, por isso não querem voltar. Será um sonho que nunca realizarei.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Boa(s) pergunta(s).
    Fiquei sem resposta(s).
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser um bom sinal. Sinal que fez de tudo e está cercado do que o deixa feliz.

      Eliminar
  8. Não gosto de dizer a minha idade, não por ter não vivido, mas porque desde os seis anos me sinto velha - tive de ir para a 1ª classe e via os da infantil a fazerem desenhos e recortes, era uma injustiça! E eu não tive infantil!

    ResponderEliminar
  9. Gostava de viajar mais, mas para isso ia precisar de ter muito dinheiro e tempo (e o mais não quer dizer muito porque até agora viajei pouco :) ah e também de coragem, porque gostava de ir a paises do outro lado do Mundo

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!