segunda-feira, 7 de março de 2022

Caça Fantasmas: O legado

 E porque ontem foi Domingo, o filme que vi foi este:


O poster diz tudo: um filme tipicamente americano, que mete crianças armadas em adultos. Contorne isso e concentre-se no legado do filme original. Datado de 1984, "Os Caça-Fantasmas" foi um sucesso mundial, que agradou a família inteira. 

Depois desse filme ainda existiram a sequela Caça-Fantasmas II, de 87, desenhos animados sobre o filme e, anos mais tarde, em 2016, uma versão em que os protagonistas eram... mulheres. Por algum motivo isso gerou controvérsia, embora eu não entenda o problema e tenha gostado do filme. Qualquer destes filmes usa a mesma fórmula de Hollywood, muita fantasia e coisas irreais. Mas gostamos de ver à mesma. De todos o pior, a meu ver, é o segundo. 

Voltando a "Caça Fantasmas- o legado", os mesmos ingredientes do primeiro filme estão todos lá: a história é a mesma, mas reformulada. Voltamos a ter Geiser como o demónio que precisa ser eliminado, ou vai reinar no planeta. A seu lado estão os dois "cães" do inferno. Temos a cena de possessão que Signorey Weiver popularizou, embora deixe a desejar - a meu ver. "Janine", a secretária, também faz a sua aparição para nos dar um ar da sua graça e da sua voz. E, claro, o adorável boneco de marshmellow que, junto com o Slimey, o fantasma comilão, popularizaram o filme para o perpétuo. Só que desta vez parece que o diabinho deu para fazer um crossover para o filme "gremlins"- mas sobre isso deixo que permaneça uma surpresa.

O que mais gostei no filme foi o final. Não sei se vocês são como eu mas, quando ia ao cinema, gostava de ficar a ver o filme até terminarem os créditos finais. Coisa que quase te faziam sentir mal por o desejar fazer, já que a equipa do cinema invadia logo o espaço para limpar a sala, interrompendo toda a experiência e olhando para ti como se estivesses a atrapalhar. Embora não fosse uma lei, também estava implícito que o correto era levantar e sair da sala assim que a palavra FIM aparecia. Ou se não aparecesse, assim que apareciam as letrinhas em scroll de baixo para cima. Levantavas e saías, ou ficavas mal-visto.

A vantagem de ver um filme em casa é que não tenho mais de sentir qualquer acanhamento por gostar de ficar a ver os créditos finais. Ainda por cima, é a "melhor parte" para quem gosta de banda sonora. E claro, a música que ficou para sempre como um hit - "Os Caça Fantastas" foi usada nos créditos finais. 

Quem fica até o fim é recompensado com um bónus. 
Estava a ler os nomes de todos que participaram no filme e eis que chega a parte de "Convidado especial". Surge o nome de todos os protagonistas e subitamente, também o de Sigourney Weaver. O que me frustrou, por saber que ela não tinha aparecido. Claro que, logo de imediato percebi o que se seguiu:

O nome da atriz desaparece do ecran e cortam para uma cena nos dias de hoje entre ela e o seu eterno parceiro e par romântico, Billy Murray. 


Estão a ver? Vale a pena ficar a ver os créditos finais até ao fim. Deu para perceber que a música datada lá de 1984 continua actual. Ainda faz abanar o "capacete" como decerto era o termo usado na altura.


Para minha surpresa ao pesquisar imagens para ilustrar este post, descobri que um dos actores que fez parte do casting original do filme havia falecido. A sua colaboração - sim, porque ele aparece neste filme de forma MUITO convincente - é totalmente criada por CGI (Imagem gerada por computador). 


Fantástico. Hollywood consegue ressuscitar os mortos, trazê-los de volta à vida e pô-los a atuar ahaha. Será que lhes paga ordenado?




 

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!